O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 4 )

"Ser-vos-ha presente o Orçamento da Receita e Despeza do Estado, e varias Propostas tendentes a melhorar alguns ramos do serviço publico, e algumas Leis que a experiencia tem mostrado serem deficientes.

"Dignos Pares do Reino, Senhores Deputados da Nação: Neste momento solemne em que sinto o mais vivo prazer por Me vêr Rodeada dos Representantes da Nação, Eu devo especialmente recommendar-vos que de accôrdo com o Meu Governo, aprecieis a verdadeira situação do Paiz, e adopteis efficazes providencias para se estabelecer sobre bases solidas a definitiva organisação da Fazenda publica.

Está aberta a Sessão.

Concluida a leitura, Suas Magestades saíram da Sala com o mesmo cortejo, que tivera logar na entrada.

Voltando á Sala a grande Deputação, e levantando-se S. Ema. o Sr. Vice-Presidente, terminou pela hora e meia esta solemnidade, retirando-se successivamente os Dignos Pares e Senhores Deputados.

Diogo Augusto de Castro Constancio, Official Maior, e Director Geral da Secretaria da Camara dos Dignos Pares.

O 1.º REDACTOR,

J. B. GASTÃO.

N.º 2. Sessão em 3 de Janeiro 1850.

Tomou a Cadeira da Presidencia, como decano, o Sr. Vaz, Preto, e convidou para Secretarios, os Srs. Cunha Sotto Maior, e Costa Macedo, e para Escrutinadores, os Srs. Forjaz e Andrade Nery.

Sendo quasi uma hora da tarde, fez-se a chamada, e acharam-se presentes 44 Srs. Deputados; porém, meia hora depois, havendo-se já reunido 48, disse

O Sr. Presidente: - Pela decisão da Camara de 22 de Junho de 1843 se fixou que o numero de 48 Srs. Deputados era sufficiente para abrir a Sessão: Por tanto, em virtude da Carta Constitucional a Camara dos Deputados, presidida por um dos seus Membros mais velhos, vai proceder à eleição dos cinco Deputados dentre os quaes Sua Magestade Tem de escolher o Presidente e Vice-Presidente da mesma Camara. Cada uma lista deve conter cinco nomes.

Passou-se logo à eleição.

Entraram na Urna 50 listas, das quaes sendo 3 inefficazes, ficaram uteis 47; maioria absoluta 24; mas como a 17.ª disposição addicional do Regimento determina que só seja valida a votação em que se reunam 37 votos, não se deu este requisito senão em um dos votados, saindo eleito O Sr. João Rebello da Costa Cabral com 38 votos.

Passou-se ao 2.º escrutinio, devendo as listas conter quatro nomes.

Entraram na Urna 48 listas, das quaes inefficazes 4, ficaram uteis 44. Saíram eleitos

Os Srs. D. Marcos Pinto Soares Vaz Preto com. 40 votos.

José Marcellino de Sá Vargas com. 37 "

E como ainda faltassem dois eleitos para preencher a lista quintupla, pausou-se a 3.° escrutinio, no qual é bastante a maioria relativo, e

Entrando na Urna 48 listas, das quaes 7 inefficazes, saíram eleitos

Os Srs. Bispo Eleito de Castello Branco com. 35 votos.

Bento Cardoso Côrte Real com. 15 "

O Sr. Presidente: - Segundo foi participado á Mesa Provisoria Sua Magestade Recebe a Deputação que tem de lhe apresentar a lista quintupla ámanhã ao meio dia. - São nomeados para esta Deputação os Srs. - Barão de Ourem, Corrêa Caldeira, Conde de Linhares, D. José Maria de Lacerda, Lourenço José Moniz, José Maria Marques, e Palmeirim.

Eleição para Secretarios.

Entraram na Urna 49 listas, das quaes sendo 6 inefficazes, ficaram uteis 43. Saíram eleitos

Os Srs. Corrêa Caldeira com. 41 votos.

Mexia Salema com. 41 "

Eleição para Vice-Secretarios.

Entraram na Urna 48 listas, das quaes inefficazes 3, ficaram uteis 45. Saíram eleitos

Os Srs. Lacerda (Antonio) com. 44 votos.

Cabral Mesquita com. 42 "

O Sr. Presidente: - A Sessão ámanhã deve principiar à uma hora da tarde, a fim de haver tempo para Sua Magestade fazer a escolha do Presidente e Vice-Presidente. Está levantada a Sessão. - Eram tres horas e meia da tarde.

O 1.º REDACTOR,

J. B. GASTÃO.