O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

30

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

(1.ª SESSÃO PREPARATORIA EM 3 DE JANEIRO)

Á hora e meia da tarde occupou a cadeira da presidencia o sr. visconde dos Olivaes, por ser o decano da assembléa; e occuparam os logares de secretarios os srs. José Augusto Gama, e Eduardo da Silva e Cunha, por serem os mais novos.

O sr. Secretario (Gama): — Procedeu á chamada dos srs. deputados eleitos.

O sr. Presidente: — Estão presentes 86 srs. deputados, sendo 76 do continente — está aberta a sessão.

Convido os srs. deputados a mandarem para a mesa os seus diplomas.

O sr. José de Moraes: — Juntamente com o meu diploma, mando para a mesa o do sr. deputado eleito pelo circulo n.º 70, Montemór o Velho, que não póde comparecer, por ora, ás sessões, por ter pessoa da sua familia gravemente doente; mas logo que esteja melhor de certo virá tomar parte nos trabalhos parlamentares com a costumada actividade.

O sr. Sant'Anna e Vasconcellos: — Junto com o meu diploma tenho a honra de mandar para a mesa o diploma do sr. deputado eleito Manuel de Jesus Coelho, que não comparece a esta sessão, e a mais algumas, por incommodo de saude..

O sr. Luciano de Castro: — Mando para a mesa o meu diploma, e tambem o do sr. deputado eleito pelo circulo de Gondomar; Delphim Martins Ferreira.

O sr. Fernandes Vaz: — Igualmente com o meu diploma mando para a mesa o do sr. deputado eleito por Trancoso, Belchior José Garcez, que não pôde comparecer por incommodo de saude.

O sr. Presidente: — Vae proceder-se simultaneamente á eleição da 1.ª e 2.ª commissões de verificação de poderes, e por isso convido os srs. deputados a fazerem as suas listas.

Corrido o escrutinio para a eleição da 1.ª commissão, verificou-se terem entrado na urna 88 listas, das quaes 5 brancas, e saíram eleitos os srs.:

José Luciano de Castro Côrte Real, com..... 59 votos

Antonio Egypcio Quaresma de Vasconcellos... 59»

Joaquim Januario de Torres e Almeida....... 59»

Manuel Alves do Rio........................ 59»

Anselmo José Braamcamp..................... 58»

Corrido o escrutinio para a 2.ª commissão, verificou-se terem entrado na urna 86 listas, sendo 21 brancas, e saíram eleitos os srs.:

Gonçalves de Freitas, com.................. 63 votos

Miguel Osorio.............................. 62»

Gomes de Castro............................ 62»

Fernandes Vaz.............................. 61»

Augusto Barjona............................ 61»

O sr. Placido de Abreu: — Mando para a mesa o meu diploma, e ao mesmo tempo um protesto contra a eleição do circulo n.º 1.

Peço a v. ex.ª que o mande á commissão respectiva.

O sr. Torres e Almeida: — Tenho a honra de communicar a v. ex.ª que se acha constituida a 1.ª commissão de verificação de poderes, tendo nomeado para presidente o sr. Braamcamp, a mim para secretario, havendo relatores especiaes para os differentes negocios.

O sr. Presidente: — Como não ha numero para se nomear a 3.ª commissão, levanto a sessão.

A ordem do dia para ámanhã é a nomeação da 3.ª commissão, e os trabalhos que se seguirem.

Está fechada a sessão.

Eram quasi tres horas e meia da tarde.