O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2.ª SESSÃO DA JUNTA PREPARATORIA EM 4 DE JANEIRO DE 1878

Presidencia do ex.mo sr. visconde da Arriaga (decano)

Secretarios — os srs.

Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

Alfredo Filgueiras da Rocha Peixoto

SUMMARIO

Depois da leitura do expediente, procedeu-se á eleição de secretarios e vice-secretarios, ficando completos os trabalhos da junta preparatoria.

Presentes á chamada 57 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — Os srs. Osorio de Vasconcellos, Rocha Peixoto (Alfredo), Braamcamp, Pereira de Miranda, Teixeira de Vasconcellos, Cardoso Avelino, A. J. d'Avila, A. J. Teixeira, Cunha Belem, Arrobas, Carrilho, Rodrigues Sampaio, Telles de Vasconcellos, Ferreira de Mesquita, Sousa Lobo, Mello Gouveia, Zeferino Rodrigues, Barão de Ferreira dos Santos, Vieira da Mota, Conde da Foz, Custodio José Vieira, Forjaz de Sampaio, Filippe de Carvalho, Cardoso de Albuquerque, Pinheiro Osorio, Francisco Costa, Paula Medeiros, Palma, Ferreira Braga, J. M. de Magalhães, Gonçalves Mamede, J. J. Alves, Matos Correia, Dias Ferreira, Pereira da Custa, Namorado, José Luciano, Pereira Rodrigues, J. M. dos Santos, Julio de Vilhena, Sampaio e Mello, Lourenço do Carvalho, Luiz de Lencastre, Bivar, Faria e Mello, Pires de Lima, Mariano de Carvalho, Cunha Monteiro, Miguel Coutinho (D.), Pedro Franco, Pedro Jacome, Placido de Abreu, Thomás Ribeiro, Visconde da Arriaga, Visconde de Azarujinha, Visconde de Guedes Teixeira, Visconde de Moreira de Rey.

Entraram durante a sessão - Os srs.: Correia Godinho, Freitas Branco, Pinheiro Chagas

Não compareceram á sessão — Os srs.: Adriano de Sampaio, Agostinho da Rocha, Alberto Garrido, Antunes Guerreiro, A. J. Boavida, A. J. de Seixas, Neves Carneiro, Carlos Testa, Conde de Bertiandos, Conde da Graciosa, Eduardo Tavares, Vieira das Neves, Francisco Mendes, Mouta e Vasconcellos, Pinto Bessa, Van-Zeller, Guilherme de Abreu, Illidio do Valle, J. Perdigão, Jayme Moniz, Jeronymo Pimentel, Barros e Cunha, Ribeiro dos Santos, Vasco Leão, Cardoso Klerck, Correia de Oliveira, Guilherme Pacheco, Figueiredo de Faria, Ferreira Freire, Moraes Rego, Nogueira, Mexia Salema, Luiz de Campos, Camara Leme, Manuel d'Assumpção, Rocha Peixoto (Manuel), Alves Passos, Mello Simas, Marçal Pacheco, Pedro Roberto, Julio Ferraz, Ricardo de Mello, Visconde de Carregoso, Visconde de Sieuve de Menezes, Visconde de Villa Nova da Rainha.

Abertura — ás duas horas e meia da tarde.

Acta — approvada.

EXPEDIENTE

Officios

1.° Da presidencia da camara dos dignos pares do reino, communicando achar-se organisada a mesa da camara para a actual sessão legislativa.

2.° Do ministerio do reino, participando que Sua Magestade receberá amanhã pela uma hora da tarde a deputação incumbida de lhe apresentar a lista quintupla para a escolha do presidente e vice-presidente da camara.

A camara ficou inteirada.

3.° Do ministerio da fazenda, enviando 120 exemplares do orçamento da receita e despeza do estado para o exercicio de 1878-1879.

A distribuir.

O sr. Presidente: — O sr. visconde de Carregoso encarrega-me de declarar á junta que por incommodo de saude não pôde comparecer á sessão de hontem, nem comparecerá a mais algumas.

O sr. Avila: — Mando para a mesa o diploma do sr. Mexia Salema, eleito deputado pelo circulo de Soure.

O sr. Presidente: — Sua Magestade El-Rei recebe amanhã á uma hora da tarde a deputação que ha de apresentar a lista quintupla para a escolha do presidente e vice-presidente da camara. Os srs. deputados nomeados para a deputação e que estão presentes, ficam avisados; os outros senhores serão avisados em suas casas.

O sr. Carrilho: — O sr. Mouta e Vasconcellos encarregou-me de participar á junta que por grave encommodo de pessoa de sua família não tem pedido comparecer ás sessões.

ORDEM DO DIA

Eleição dos secretários da mesa

Procedeu-se á chamada. Entraram na urna 44 listas e saíu eleito o sr.:

Francisco Florido da Mouta e Vasconcellos, com... 44 votos

Procedeu-se a segundo escrutinio. Entraram na urna 45 lista, sendo 2 brancas, e saíu eleito o sr.:

Alfredo Filgueiras da Rocha Peixoto, com... 43 votos

Eleição dos vice-secretarios

Fez-se a chamada. Entraram na urna 42 listas e saíram eleitos os srs.:

Barão de Ferreira dos Santos, com... 41 votos

Augusto Cesar Ferreira de Mesquita... 41 votos

O sr. Presidente: — Estando completos os trabalhos da junta preparatoria, convido os srs. deputados a reunir amanhã ás duas horas, a fim de se esperar pela nomeação do presidente e vice-presidente da camara e esta poder começar os seus trabalhos.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e meia da tarde.

Sessão de 4 de janeiro de 1878

2