O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 5

JUNTA PREPARATORIA 2.ª SESSÃO EM 5 DE JANEIRO DE 1885

CONSTITUIÇÃO DA CAMARA

Presidencia do exmo. sr. José Frederico Pereira da Cosia (decano)

Secretarios - os exmos. srs.

Antonio José Lopes Navarro
Henrique da Cunha Matos Mendia

SUMMARIO

Juramento de tres deputados eleitos. - Justificação de faltas da srs. Sousa Pavão, Arthur Hintze Ribeiro, Correia Barata, Sousa Machado e Neves Carneiro.-Eleição dos vice-secretarios.- Suspende-se a sessão por meia hora.- Reaberta, dá-se conhecimento de um officio de sr. deputado Affonso Geraldes, dando parte de doente. - Lê-se o decreto nomeando o presidente e vice-presidente da camara. - Presta juramento, assume a presidencia e declara constituida a camara o sr. Luiz de Bivar, occupando os logares de secretarios os srs. Mouta e Vasconcellos e Ferreira de Mesquita. - Voto de louvor á mesa provisoria. - Dá-se conhecimento de dois officios, um da camara dos dignos pares e outro do ministerio dos estrangeiros.

Abertura da sessão - As tres horas da tarde.

Presentes á chamada - 62 srs. deputados.

São os seguintes: - Adriano Cavalheiro, Agostinho Lucio, Moraes Carvalho, Garcia de Lima, Sousa e Silva, Antonio Candido, Garcia Lobo, A. J. d'Avila, Lopes Navarro, Santos Viegas, Antonio Centeno, Athaide Pavão, Almeida Pinheiro, Sieuve de Seguier, Arthur Hintze Ribeiro, Urbano de Castro, Augusto Lobo Poppe, Ferreira de Mesquita, Fuschini, Pereira Leite, Avelino Calixto, Carlos d'Avila, Conde de Thomar, Cypriano Jardim, Eduardo Coelho, Emygdio Navarro, Estevão de Oliveira, Firmino Lopes, Correia Barata, Mouta e Vasconcellos, Mártens Ferrão, Matos de Mendia, João Valente, Scarnichia, Pinto do Castello Branco, Teixeira de Vasconcellos, Joaquim de Sequeira, J. J. Alves, Coelho de Carvalho, Teixeira de Sampaio, Avellar Machado, Azevedo Castello Branco, Ferreira de Almeida, Elias Garcia, José Frederico, Gama Lobo, Figueiredo Mascarenhas, Luiz de Lencastre, Bivar, Reis Torgal, L. J. Dias, Luiz Osorio, Correia de Oliveira, Mariano de Carvalho, Pedro Franco, Sebastião Centeno, Dantas Baracho, Vicente Pinheiro, Visconde de Alentem, Visconde de Ariz, Visconde das Laranjeiras e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Antonio Barjona de Freitas, A. J. da Fonseca, Cunha Bellem, Fontes Ganhado, Jalles, Carrilho, Pinto de Magalhães, Bernardino Machado, Sanches de Castro, Góes Pinto, Baima de Bastos, Melicio, Simões Ferreira, J. F. Laranjo, Manuel d'Assumpção, Marçal Pacheco, Miguel Dantas, Pedro de Carvalho, Rodrigo Pequito, Tito de Carvalho, Visconde de Balsemão e Visconde de Reguengos.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Pimentel, Lopes Vieira, Agostinho Fevereiro, Albino Montenegro, Alfredo Rocha Peixoto, Silva Cardoso, Pereira Côrte Real, Antonio Borges, Moraes Machado, Mendes Pedroso, Augusto Barjona de Freitas, Neves Carneiro, Barão de Ramalho, Barão de Viamonte da Boa Vista, Caetano de Carvalho, Carlos du Bocage, Conde da Praia da Victoria, Conde de Villa Real, Ribeiro Cabral, Pinto Basto, Ernesto Hintze Ribeiro, F. A. Geraldes, Filippe de Carvalho, Vieira das Neves, Francisco de Campos, Silva Côrte Real, Wanzeller, Frederico Arouca, Guilherme de Abreu, Barros Gomes, Sant'Anna e Vasconcellos, Silveira da Motta, Costa Pinto, Franco Frazão, J. A. Pinto, J. A. Teixeira, Ferreira Braga, Souto Rodrigues, João Arroyo, J. R. dos Santos, Ferrão de Castello Branco, Sousa Machado, J. A. Neves, Ponces de Carvalho, Couto Amorim Novaes, Correia de Barros, José Borges, Dias Ferreira, Pereira dos Santos, José Luciano, Ferreira Freire, J. Oliveira Peixoto, J. M. dos Santos, Pinto de Mascarenhas, Lopo Vaz, Lourenço Malheiro, Luiz de Figueiredo, Luiz Jardim, Manuel da Rocha Peixoto, Manuel de Medeiros, M. J. Vieira, Aralla e Costa, M. P. Guedes, Pinheiro Chagas, Martinho Montenegro, Guimarães Camões, Miguel Tudella, Pedro Correia, Pedro Diniz, Gonçalves de Freitas, Pedro Roberto, Visconde de Rio Sado e Wenceslau de Lima.

Acta - Approvada sem reclamação.

JUSTIFICAÇÕES DE FALTAS

1.ª Participo a v. exa. que não pude comparecer á sessão anterior por incommodo de saude. = O deputado, Antonio de Sousa A. Pavão.

2.ª Declaro que por motivo de doença não pude comparecer á sessão de sabbado ultimo, 3 do corrente. = Arthur Hintze Ribeiro.

3.ª Declaro que por incommodo de saude não pude assistir às ultimas sessões desta camara. = Correia Barata.

4.ª Participo a v. exa. e á camara que o sr. deputado João de Sousa Machado, não pôde por incommodo de saude, acompanhar ao paço a commissão de que fazia parte, nem comparecer á sessão de hoje. = Sousa e Silva.

5.ª Participo a v. exa. e á camara que o sr. deputado Augusto Neves dos Santos Carneiro não tem podido, por incommodo de saude, comparecer a algumas sessões, nem poderá por emquanto comparecer. = Lopes Navarro.

Mandaram-se lançar na acta.

O sr. Presidente: - Convido os srs. Cypriano Jardim e Avellar Machado a introduzirem na sala, para prestarem juramento, os srs. visconde de Balsemão, Sanches de Castro e Goes Pinto que já foram proclamados deputados.

Foram introduzidos e prestaram juramento.

O sr. Scarnichia: - Participo a v. exa. e á camara que a deputação encarregada de apresentar a Sua Magestade ElRei a lista quintupla para a escolha de presidente e vice-presidente da camara, foi recebida pelo mesmo augusto senhor com a sua costumada benevolencia.

O sr. Presidente: - Vae proceder-se á eleição dos vice-

2

Página 6

6 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

secretarios e convido para escrutinadores os srs. Baracho e Figueiredo Mascarenhas.

Feita a chamada e corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na urna 08 listas, sendo 1 branca, e sairam eleitos os srs.:

Joaquim Augusto Ponces de Carvalho, com .... 57 votos
Sebastião Rodrigues Barbosa Centeno .... 57 »

O sr. Presidente: - Interrompo a sessão por meia hora.

Eram tres horas e meia da tarde.

Ás quatro horas foi reaberta a sessão.

O sr. Presidente: - Vae dar-se conta da correspondencia agora recebida.

Leram-se os seguintes:

Officios

1.° Do sr. deputado Fernando Affonso Geraldes, participando que, por motivo de doença, não póde fazer parte da deputação que ha de apresentar a Sua Magestade El-Rei a lista quintupla no dia 5 do corrente.

Mandou-se lançar na acta.

2.° Do ministerio do reino, acompanhando o seguinte

Decreto

Tomando em consideração a proposta da camara dos senhores deputados da nação portugueza: hei por bem, em virtude do disposto no artigo 21.° da carta constitucional da monarchia, nomear ao deputado Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa para o logar de presidente da mesma camara, e ao deputado João Ribeiro dos Santos, do meu conselho, para o de vice-presidente.

Paço da Ajuda, em 5 de janeiro de 1885. = REI. = Augusto Cesar Barjona de Freitas.

O sr. Presidente: - Em virtude do decreto que acaba de ler-se, e em conformidade do artigo 24.° do regimento, estão terminados os trabalhos da mesa provisoria.

Agradeço á camara a benevolencia com que tratou a mesa, e aos srs. secretarios a coadjuvação que me prestaram.

Convido o sr. Luiz Bivar a vir prestar juramento.

Prestou juramento e occupou a cadeira da presidencia o sr. Luiz Bivar.

O sr. Presidente: - Convido os srs. secretarios eleitos a virem occupar os seus logares.

Occuparam os logares, do primeiro secretario o sr. Mouta e Vasconcellos e do segundo o sr. Ferreira de Mesquita.

O sr. Presidente: - A camara dos deputados está definitivamente constituida.

Agradeço a benevolencia da camara e procurarei corresponder á confiança com que novamente me honrou.

Creio que a camara concordará em que se lance na acta um voto de louvor á mesa provisoria pela maneira acertada por que dirigiu os trabalhos. (Apoiados.)

Em vista da manifestação da camara, assim se fará.

Vae dar-se conta da correspondencia que acaba de chegar á mesa.

Deu-se conhecimento dos dois seguintes

Officios

1.° Da camara dos dignos pares do reino, participando que em sessão de 3 do corrente foi reconduzida a mesa daquella camara para a actual sessão legislativa, ficando composta dos pares do reino constantes da relação que acompanhou o officio datado de 16 de dezembro ultimo.

Mandou-se archivar.

2.° Do ministerio dos negocios estrangeiros, remettendo 150 exemplares das contas da gerencia d'este ministerio relativas ao anno economico de 1883-1884 e ao exercicio de 1882-1883.

Mandaram-se distribuir.

(Pausa.)

Não havendo mais trabalhos dados para ordem do dia de hoje, vou levantar a sessão, dando para ordem do dia de quarta feira, na primeira parte, a eleição da lista quintupla para a escolha dos supplentes á presidencia e vice-presidencia da camara, e na segunda parte, a continuação da discussão da eleição da Madeira.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas e um quarto da tarde.

Redactor = S. Rego.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×