O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

3.° Requeiro que, pelo ministerio dos negocios do reino, sejam remettidos a esta camara, mappas do movimento escolar durante os últimos dez annos lectivos, nas escolas de medicina de Lisboa e do Porto, e no curso superior de letras, com as seguintes especiaes indicações:
I. Numero dos aluirmos matriculados em cada anno do curso respectivo;
II. Numero dos que foram approvados;
III. Numero dos que foram premiados ou ais a netos, com a menção expressa da classificação.
Pelo mesmo ministerio requeira que a esta camara sejam remettidos mappas das mesas que funccionaram nos exames de instrucção secundaria no lyceu central de Lisboa, nos últimos três dias da epocha ordinária dos exames em 1881, com menção expressa das disciplinas que professavam nos seus institutos os presidentes das mesmas mesas.
Pelo mesmo ministerio roqueiro que a esta camara sejam remettidas as provas escriptas dos exames de admissão á matricula nos lyceus, durante a ultima epocha dos mesmos exames no lyceu central do Porto. = O deputado, Alfredo Filgueiras da Rocha Peixoto.

4.° Requeiro que, pelo ministerio dos negocios eclesiasticos e de justiça, sejam remettidos a esta camara mappas dos quadros disciplinares, do movimento escolar, das despezas e receitas nos últimos dez ânuos lectivos, em cada um dos seminários diocesanos, menos nos de Santarém (patriarchal), de Evora (archiepiscopal), do Algarve e de Bragança (S. José), com as seguintes especiaes indicações:
I. Quantos são os annos do respectivo curso;
II. Quaes são as disciplinas professadas no curso superior de theologia;
III. Quantos professores ha;
IV. Numero dos alumnos matriculados em cada anno do curso respectivo;
V. Numero dos que foram approvados;
VI. Numero dos que foram premiados ou distinctos. = O deputado, Alfredo Filgueiras da Rocha Peixoto.
Mandaram-se expedir.

JUSTIFICAÇÕES DE FALTAS

1.ª Declaro que não compareci á primeira sessão, 2 do corrente, por motivo justificado. = O deputado, Santos Diniz.

2.ª Tenho a honra de participar a v. exa. e á camara que, por motivo justificado, faltei á sessão de 2 de janeiro de 1886. - Visconde de Ariz, deputado pelo circulo n.° 29.

3.ª Participo a v. exa. e á camara que, por motivo justificado, não tenho podido comparecer às sessões. = O deputado da nação, Jayme Arthur da Costa Pinto.

4.ª Participo a v. exa. que, por incommodo de saúde, deixei de comparecer às sessões dos dias 2 e 4 do corrente mez. = Pereira dos Santos.

5.ª O sr. deputado José Maria de Oliveira Peixoto falta às sessões por motivo justificado. = O deputado, Santos Viegas.
Para a acta.

O sr. Pereira Leite: - Participo a v. exa. e á camara que a deputação encarregada de apresentar a Sua Magestade a lista quintupla para a escolha do presidente e vice-presidente da camara cumpriu a sua missão, tendo sido recebida com a costumada benevolência.
Inteirada.

O sr. Presidente (decano): - Vae proceder-se á eleição dos vice-secretarios.
Convido a servirem de escrutinadores os srs. Tito de Carvalho e Figueiredo Mascarenhas.
Feita a chamada e corrido o escrutínio verificou-se terem entrado na urna 59 listas, das quaes 9 brancas, sendo eleitos os srs.:

Joaquim Ponces de Carvalho com .... 50 votos
Sebastião Rodrigues Barbosa Centeno .... 50 votos

O sr. Presidente: - Suspendo a sessão por meia hora.
Eram tres horas e meia.
As tres horas e tres quartos continuou a sessão.
O sr. Presidente: - Vae dar se conta de um officio que acaba de ser recebido do ministerio do reino. Leu-se o officio acompanhando o seguinte:

Decreto

Tomando em consideração a proposta da camara dos senhores deputados da nação portugueza: hei por bem, em virtude do disposto no artigo 21.° da carta constitucional da monarchia, nomear ao deputado Ignacio Francisco Silveira da Moita, do meu conselho, para o logar de presidente da mesma camara, e ao deputado José Maria Borges para o de vice-presidente.
Paço da Ajuda, em 5 de janeiro de 1886. = REI. = Augusto Cesar Barjona de Freitas.
Para a acta.
O sr. Presidente: - Em virtude do decreto que acaba de ler-se, consideram-se terminadas as funcções da mesa provisória, e esta dissolvida.
Convido o sr. presidente a prestar juramento.
Prestou juramento o sr. Ignacio Francisco Silveira da Motta, como presidente da camara, e occupando a sua cadeira convidou os srs. secretarios Souto Rodrigues e Henrique Mendia a tomarem os seus logares.
O sr. Presidente: - Está definitivamente constituída a camara dos senhores deputados da nação portugueza.
Meus senhores: Assumindo esta elevada magistratura cumpre-me, antes de tudo, testemunhar aos meus illustres collegas o reconhecimento que lhes devo pela altíssima demonstração de apreço e de confiança com que me deram ensejo de receber de Sua Magestade El-Rei uma das mais honrosas commissões que podem ser exercidas nos paizes cujo regimen político busca raiz na soberania popular.
Se com prebendo, porém, com exactidão o que vale á presidência da camara dos senhores deputados, não desconheço as árduas obrigações que deste encargo indefectivelmente resultam.
A mais importante, a mais inquestionavelmente exigida, e porventura a mais difficil, consiste em subordinar quaesquer sentimentos individuaes, quaesquer sympathias, ou tendências ao perseverante, ao extreme cuidado de manter a todas as opiniões o exercicio completo da liberdade parlamentar.
A este proposito diz-me a consciência que não hei de exorbitar das minhas attribuições, que nunca hei de esquecer que a auctoridade e a força moral só realmente me advém do fiel cumprimento da lei que dirige e regula os trabalhos desta assembléa.
Já não tenho, da mesma fórma, a esperança de satisfazer de modo cabal às outras obrigações do meu cargo. Confio, porém, na indulgência da camara, e peço encarecidamente a sua cooperação para que as nossas deliberações correspondam aos desejos e aos interesses nacionaes. (Apoiados.)
Acima de quaesquer discussões, ás vezes tempestuosas, da tribuna, acima do antagonismo de opiniões e de sentimentos, em que vive e se robustece o systema constitucional, estão os preceitos de cordura, de justiça e de amor á