O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

JUNTA PREPARATORIA

2.ª SESSÃO EM 5 DE ABRIL DE 1887

Presidencia do exmo. sr. Julio Cesar de Faria Graça (decano)

Secretarios os exmos. srs.

José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral
José Maria de Oliveira Matos

SUMMARIO

Apresentação de pareceres das tres commissões de verificação de poderes. - Requerida e approvada a dispensa do regimento são successivamente approvados sem discussão todos os pareceres apresentados.

Abertura da sessão - Ás tres horas da tarde.

Presentes á chamada - 74 srs. deputados eleitos, entrando alguns mais durante a sessão.

Acta- Approvada sem reclamação.

Não houve correspondencia.

O sr. Presidente:- Convido as illustres commissões de verificação de poderes a apresentarem o resultado dos seus trabalhos.

O sr. Alves da Fonseca:- Por parte da primeira commissão de verificação de poderes mando para a mesa os pareceres da mesma commissão sobre as eleições dos circulos n.ºs 46, 36, 26 e 23.

Como dos respectivos processos eleitoraes consta que não houve protesto, e as eleições correram perfeitamente regulares, requeiro a v. exa. que se digne consultar a junta para que, dispensando o regimento, estes pareceres entrem desde já em discussão.

O sr. Oliveira Valle:- Por parte da primeira commissão de verificação de poderes mando para a mesa os pareceres sobre as eleições dos circulos n.ºs 2 e 3.

Como n'estas eleições não houve irregularidades, faço requerimento igual ao que acaba de fazer o sr. Alves da Fonseca.

O sr. Antonio Maria de Carvalho:- Mando para a mesa os pareceres da terceira commissão de verificação de poderes, sobre as eleições dos circulos n.ºs 45 (Arganil), 44 (Louzã) e 14 (Villa Real).

Requeiro a dispensa do regimento para que estes pareceres possam entrar já em discussão.

O sr. Alfredo Pereira:- Mando tambem para a mesa o parecer da primeira commissão de verificação de poderes, sobre as eleições dos circules n.ºs 6, 7, 8 e 10.

Requeiro igualmente a dispensa do regimento para que, desde já, possam entrar em discussão estes pareceres.

O sr. Baptista de Sousa:- Por parte da primeira commissão de verificação de poderes mando para a mesa os pareceres sobre as eleições dos circulos n.ºs 17, 19, 20 e 21.

Faço requerimento igual aos que acabam de fazer os meus collegas.

O sr. Bandeira Coelho:- Envio para a mesa os pareceres da segunda commissão de verificação de poderes, relativos às eleições dos circulos n.ºs 55, 56, 58, 59, 60, 61 e 62.

Requeiro tambem a dispensa do regimento para que estes pareceres entrem desde já em discussão.

O sr. Tavares Crespo:- Mando para a mesa os pareceres da primeira commissão de verificação de poderes, relativos às eleições pelos circulos n.ºs 11, 12, 13, 14, 16 e 32.

Como não houve n'estas eleições protestos nem irregularidades, requeiro a v. exa. que consulte a junta sobre se dispensa o regimento a fim destes pareceres entrarem desde já em discussão.

O sr. Vicente Monteiro:- Por parte da segunda commissão de verificação de poderes, mando para a mesa o parecer sobre as eleições dos circulos n.ºs 88, 89, 90 e 91.

Faço igual requerimento aos dos meus collegas que me precederam.

O sr. Pedro Monteiro:- Por parte da segunda commissão de verificação de poderes, mando para a mesa os pareceres sobre as eleições dos circulos n.ºs 73, 74, 75 e 76.

Requeiro a dispensa do regimento, para que desde já possam entrar em discussão estes pareceres.

O sr. Pires Villar:- Mando para a mesa os pareceres da segunda commissão de verificação de poderes, relativos aos actos eleitoraes dos circulos n.ºs 63, 64, 65, 66, 67, 69, 70 e 72.

Faço requerimento igual aos que têem sido feitos pelos meus collegas.

O sr. Antonio Maria de Carvalho:- Por parte da terceira commissão de verificação de poderes, mando mais para a mesa os pareceres sobre os processos eleitoraes dos circulos n.ºs 38, 37, 43, 35, 71, 94, 30 e 41. E como a respeito d'estas eleições não ha nenhum protesto, peço a v. exa. que consulte a junta sobre se quer dispensar o regimento para poderem entrar já em discussão.

O sr. Antonio Ennes:- Por parte da terceira commissão de verificação de poderes, mando tambem para a mesa alguns pareceres. Peço que se dispense o regimento para entrarem já em discussão.

O sr. Marçal Pacheco:- Mando para a mesa o meu diploma de deputado e tambem o do sr. José Bento Ferreira de Almeida para serem enviados á respectiva commissão.

O sr. Eduardo Coelho:- Mando para a mesa os pareceres da segunda commissão de poderes, approvando os processos eleitoraes, relativos aos circulos n.ºs 53 e 48. Como n'estas eleições não ha duvidas nem irregularidades, peço que, dispensando-se o regimento, se entre já na sua discussão.

O sr. Francisco Machado:- Mando para a mesa o parecer da terceira commissão de poderes, approvando o processo eleitoral do circulo n.º 33, Villa Nova de Gaia. Peço a dispensa da impressão para se poder discutir já este parecer.

O sr. Antonio Maria de Carvalho:- Mando mais para a mesa o parecer da terceira commissão de poderes, approvando o processo eleitoral do circulo n.° 40, Coimbra. Peço tambem que se dispense a impressão para se poder discutir desde já.

O sr. Presidente:- Consulto a junta sobre se dispensa o regimento com respeito á impressão dos pareceres que têem sido apresentados, para que possam entrar desde já em discussão, conforme foi requerido por parte das commissões.

Ficou dispensado.

O sr. Presidente:- Vão ler-se para entrarem successivamente em discussão.

Leram-se.

3