O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 22 DE ABRIL DE 1890 11

PARECER N.º 13

Circulo n.º 18 ( Alijó)

Senhores. - Procedendo a vossa primeira commissão de verificação de, poderes ao exame do processo eleitoral relativo ao circulo n.º18 ( Alijó), reconheceu que a votação total foi de 4:347 suffagios, distribuidos pelos seguintes cidadãos:
Antonio Teixeira de Sousa 1:534 Votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 1:245
José Maria de Alpoim de Gerqueira Borges Cabral 800
Francisco José de Medeiros 742
Bernardino Pereira Pinheiro 15
Guilhermino Aúgosto de Barros 10
Jeronymo Barbosa Cabral Pereira de Abreu e Lima
E não tendo havido protesto nem reclamação alguma, é a vossa commissão, de parecer que a eleição, deve ser aprovada e proclamado deputado o cidadão Antonio, Teixeira de Sousa, que apresentou o seu diploma em fórma legal.
Sala da commissão, em 22 de, abril de 1890; =Pedro Victor da Costa Sequeira = José Estevão de Moraes Sarmento = Marcellino Mesquita = Luciano Monteiro = Barão de Paçô Vieira (Alfredo} = Luiz Bandeira Coelho = Sebastião de Sousa Dantas Baracho relator:
Foi approvado:
PARECER N.º 32
Circulo n.° 32(Bouças)
Senhores.- Tendo precedido a vossa primeira commissão de verificação do poderes ao exame do processo eleitoral relativo ao circulo nº32 ( Bouças), reconheceu que a votação total foi 10.461 suffragio, distribuidos pelos seguintes cidadãos.
Manuel Vieira de Andrade,4:637 votos
General Caetano Pereira Sanches de Castro 1:224
Luiz, Gonzaga dos Reis Torgal 1:212
Francisco, José de Medeiros, 1:225
José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral 1:153
José Augusto Correia de Barros. 500
Anselmo de Assis Andrade. 500
Bernardino Pereira Pinheiro. 10
E não tendo, havido protesto nem reclamação alguma, é a vossa commissão de parecer que a eleição deve ser approvada e proclamado deputado o cidadão Manuel Vieira de Andrade, que apresentou o seu diploma em fórma legal.
Sala da commissão em 22 de abril de 1890 = Pedro Victor da Costa Sequeira = José Estevão de Moraes Sarmento = Marcellino Medsquita= Luciano Monteiro = Luiz Bandeira Coelho = Barão de Paçô Vieira ( Alfredo) = Sebastão de Sousa Dantas Baracho, relator:
Foi approvado
PARECER Nº 15
Circulo nº 23 ( Mogadouro)
Senhores. - Tendo a vossa primeira commissão de verificação de poderes procedido ao escrupuloso exame do processo eleitoral relativo ao circulo nº23 (Mogadouro), reconheceu que a votação total foi de 10:180 suffragios, distribuidos pelos seguintes cidadãos:
Antonio Eduardo Villaça 5.000 votos
José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral 2:117
António Eduardo Villça 5:000 votos
José Maria, de Alpoim de Cerqueira Borges 2:117
Guilhermino Augusto de Barros 1:265
Francisco José de; Medeiros 738
José Augusto Correia ,de Barros 707
Joaquim Pedro, Oliveira Martins 273
Julío Carlos de Abreu e Sousa; 60
Adriano Emilio de Sousa Mondes Leal 20
E não tendo havido protesto nem reclamação alguma, é a vossa commissão de parecer que a eleição deve ser approvada e proclamado deputado o cidadão Antonio Eduardo Villaça, que apresentou o seu diploma em fórma legal.

Sala da Commissão, em 22 de abril de 1890. = Pedro Victor da Costa Sequeira = José Estevão de Moraes Sarmento = Marcellino Mesquita = Luciano Monteiro = Barros de Paçô Vieira ( Alfredo) = L. Bandeira Coelho = Sebastião de Sousa Dantas Baracho , relator.
Foi approvado
PARECER Nº 19
Circulo nº 29 ( Marco de canavezes)
Senhores. - A vossa primeira commissão de verificação de poderes, tendo procedido ao exame do processo eleitoral relativo ao circulo n.°29 (Marco de Canavezes), reconheceu que a totalidade da votação foi de 8: 300 suffragios, distribuidos pelos seguintes cidadãos:

osé Pinto Moreira. 4:355. votos
José Augusto, Correia de Barros. 2:000
José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral 2:000
Joaquim Pedro, de Oliveira Martins. 50
Joaquim Alves Matheús. 35
Bernardino Pereira; Pinheino 30
Adriano Emilio de Sousa Mendes Leal 20
Christovão de Matos Teixeira Pinto 10
E não tendo havido protesto nem reclamação alguma, é a vossa commissão de parecer que a eleição deve ser approvada e proclamado deputado o cidadão José. Pinto Moreira, que apresentou o seu diploma em fórma, legal.
Sala da commissão em 22 de abril de l890. = Pedro Victor da Costa Sequeira = José Estevão de Moraes Sarmento = Marcellino Mesquita = Barão, de Paçô Vieira = Luçino Monteiro == L.Bandeira Coelho = Sebastião de Sousa Dantas Baracho, relator.
Foi approvado
PARECER N º33
Circulo n.°60, (Trancoso)
Senhores. - A vossa commissão de verificação de poderes examinou o processo da eleição a que, se procedeu no circulo, n.°60 e sobre elle dá o seguinte parecer Numero de votantes, 6:539
Obtiveram os cidadãos
Eduardo Augusto Xavier da Cunha. 3:197 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal. 606
José Maria de, Alppim Ceuqueira Borges Cabral 869
Francisco José de, Medeiros 524
Joaquim Alves Matheus. 613
Bernardino, Pereira Pinheiro 198
Caetano Pereira Sanches de Castro. 442
Joaquim Pedro de Oliveira, Martins 50
Anselmo de Assis Andrade 40
Julio Carlos de Abreu e Sousa. 40
José Augusto Correia de, Barros. 20
0 acto eleitoral correu com regularidade, e porque o cidadão mais votado, obteve o, numero de votos, para perfazer a maioria legal, a commissão é de parecer que seja