O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

proclamado deputado o cidadão Eduardo Augusto Xavier da Cunha, logo que apresente o seu legal diploma.
Sala da segunda commissão, em 22 de abril de 1890. = Ferreira de Almeida. =Santos Viegas = Teixeira de Sousa= Sergio de Castro - Alberto Pimentel=João de Paiva.
Foi approvado.
PARECER N.º 25
Circulo n.º 42 (Figueira)
Senhores. - A vossa commissão do verificação de poderes examinou o processo da eleição a que se procedeu no circulo n.º 42 (Figueira) e sobre elle dá o seguinte parecer:
Numero de votos, 3:942.
Lista inutilisada, 1.
Numero real de votantes, 3:941.
Obtiveram os cidadãos :
José Gonçalves Pereira dos Santos 3:382 votos
Bernardino Pereira Pinheiro. 378
Caetano Pereira Sanches de Castro 102
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 76
Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto.
Sebastião de Magalhães Lima. l
Theophilo Braga. l
O acto eleitoral correu sem irregularidades que possam influir no resultado final da eleição.
E porque o cidadão mais votado obteve o numero de votos para perfazer a maioria legal, a commissão é de parecer que seja proclamado deputado o cidadão José Gon- çalves Pereira dos Santos; que apresentou o seu diploma em fórma legal.
Sala da segunda commissão, em 22 de abril de 1890 = Ferreira de Almeida = Teixeira de Sousa Santos = Viegas = Sergio de Castro = Alberto Pimentel-João de Paiva,
Foi approvado.
PARECER N.º 28
Circulo n.º49 (Santa Comba Dão)
Senhores. - A vossa segunda commissão de verificação de poderes examinou, o processo eleitoral do circulo n.°49 (Santa Comba Dão), e reconheceu que o numero real de votantes foi de 5:544, não se realisando o acto eleitoral ,na assembléa do Carregal por não ter comparecido o presidente da mesa, allegando falta de saude, nem o numero sufficiente de eleitores para constituirem a mesa, não deixando, comtudo, de estarem presentes os papeis relativos á eleição.
O administrador do concelho tendo esperado até ás onze horas e meia, sem que chegassem os eleitores indispensaveis para organisar-se a mesa, lavrou um auto de não eleição que assignou, e ao qual se refere a acta da assembléa de apuramento, a que vem appenso.
A vossa commissão reconheceu que obtiveram votos os seguintes cidadãos : _
José Victorino de Sousa e Albuquerque, com. 3:263 votos
Joaquim Alves Matheus. 1:007
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 617
Francisco José de Medeiros 232
Anselmo de Assis e Andrade. 215.
Bernardino Pereira Pinheiro. 171
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal. 30
Amandio Emilio dei Sousa Mendes Leal. 8

Considerando que na assembléa do Carregal os eleitores não quizeram usar dos seu direitos políticos, sem que, todavia, faltassem os papeis indispensaveis, para o acto eleitoral e que não houve protesto algum relativo a este facto ou a quaesquer outros.
Entende a vossa commissão que a eleição deve ser approvada e proclamado deputado o cidadão José Victorino de Sousa e Albuquerque, que apresentou o seu diploma.
Sala das sessões, 22 de abril de 1890. = Ferreira de Almeida = João de Paiva = Sergio de Castro= Santos Viegas = Antonio Teixeira de Sousa Alberto Pimentel, relator.
Foi approvado.
PARECER n.° 1

Circulo n.° 84 (Torres Novas)

Senhores. - Á vossa terceira commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral do circulo n.° 84 (Torres Novas), e examinando este processo reconheceu a commissão existir um protesto e contra protesto, apresentados na assembléa de apuramento. E porque foi requerido por, mais de quinze deputados eleitos, que este processo fosse enviado ao tribunal de verificação, de poderes creado pela lei de 21 de maio de 1884:
É a vossa commissão de parecer que nos termos do artigo 11.° da citada lei seja este processo enviado, ao referido tribunal para ser resolvido no praso de vinte, dias a datar da resolução da junta preparatoria, sobre este parecer.
Sala da commissão, em 22 de abril de 1890.== Joaquim T. Sampaio =José Joaquim de Sousa Cavalheiro - José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso = Manuel Vieira de Andrade = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Synopse dos votos apurados segundo a acta de apuramento

Abilio Eduardo da Costa Lobo 4:939 votos
Dr. Augusto Victor dos Santos 3:668
Bernardino Pereira Pinheiro. 31
Francisco Felisberto Dias da Costa 2
Caetano Pereira Sanches de Castro l
Alexandre Alberto da Rocha, Serpa Pinto l

J. P. Sampaio == Cavalheiro == Pimentel

Foi approvado.

PARECER N.° 24

Circulo n.° 41 (Cantanhede)

Senhores. - A vossa segunda commissão de verificação de poderes examinou o processo eleitoral do circulo n.°41 e reconheceu que o numero real de votantes foi de 4:832 e que obtiveram votos os seguintes cidadãos :

Bacharel José Luiz Ferreira Freire 856 votos
Conselheiro José Augusto Correia de Barros 840
Bacharel Francisco José de Medeiros 819
Bacharel José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 759
General Caetano Pereira Sanches de Castro 716
Conego Joaquim Alves Matheus. 433
Julio Carlos de Abreu e Sousa 160
Bacharel Anselmo de Assis Andrade 145
Conselheiro Guilhermino Augusto de Barros 104

Considerando que a eleição foi feita na conformidade da lei e que não houve, protestos contra ella, entende-a vossa commissão que deve ser approvada e proclamado deputado o cidadão José Luiz Ferreira Freire, que apresentou o seu diploma.
Sala das sessões da commissão, 22 de abril de 1890. = Ferreira de Almeida- João de Paiva == Santos, Viegas - António Teixeira de Sousa = Sérgio de Castro = Alberto Pimentel, relator.
Foi approvado.

PARECER N.º 29

Circulo n.º 51 (Vouzella)

Senhores.- A vossa, segunda commissão de verificação de poderes examinou o processo eleitoral do circulo n.º 51