O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 3

N.º 2

SESSÃO PREPARATORIA EM 5 DE JANEIRO DE 1897

Presidencia do exmo. Sr. Antonio da Costa Santos ( decano)

Secretarios - os exmos. srs.

Julio Cesar Cau da Costa
Manuel Joaquim Fratel

SUMMARIO

Eleição, nos termos do artigo 17.º do regimento, dos cinco srs. deputados de que deve ser composta a luta para a escolha do presidente e vice-presidente da camara - Eleições para secretarios e Vice-secretarios da mesa. - Deputação, nomeada pelo sr. presidente, para apresentar a lista quintupla a El-Rei.- Declaração do sr. ministro do reino sobre o dia e hora em que a mesma deputação será recebida por Sua Magestade.

Abertura da sessão - As tres horas da tarde.

Presentes á chamada, 54 srs. deputados. são os seguintes:- Agostinho Lucio e Silva, Alberto Antonio de Moraes Carvalho Sobrinho, Amandio Eduardo da Mota Veiga, Antonio Adriano da Costa, Antonio de Almeida Coelho de Campos, Antonio Candido da Costa, Antonio Hygino Salgado de Araujo, Antonio José Boavida, Antonio José da Costa Santos, Antonio José Lopes Navarro, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Antonio Teixeira de Sousa, Arthur Alberto de Campos Henriques, Augusto Victor dos Santos, Carlos de Almeida Braga, Conde de Anadia, Conde de Finhel, Conde de Valle Flor, Diogo José Cabral, Fidelio de Freitas Branco, Francisco Rangel de Lima, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Jacinto Candido da Silva, Jacinto José Maria do Conto, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jayme Arthur da Costa Finto, Jeronymo Osorio de Castro Cabral e Albuquerque, João Alves Bebiano, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Lopes Carneiro de Moura, João da Mota Gomes, Joaquim do Espirito Santo Lima, José Adolpho de Mello e Sousa, José Bento Ferreira de Almeida, José Coelho Serra, José Eduardo Simões Baião, José Freire Lobo do Amaral, José Maria Gomes da Silva Pinheiro, José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso, Julio César Cau da Costa, Luiz Filippe de Castro (D.), Luiz Maria Pinto de Soveral, Luiz de Mello Correia Pereira Medello, Manuel Augusto Pereira e Cunha, Manuel Bravo Gomes, Manuel Joaquim Ferreira Marques, Manuel Joaquim Fretei, Poly-carpo Pecquet Ferreira dos Anjos, Quirino Avelino de Jesus, Theodoro Ferreira Finto Basto, Thomás Victor da Costa Sequeira, Visconde do Ervedal da Beira, Visconde da Idanha e Visconde de Tinalhas.

Entraram durante a sessão os srs.: - Aarão Ferreira de Lacerda, José Dias Ferreira é Luciano Affonso da Silva Monteiro.

Não compareceram á sessão os srs.: - Abilio Augusto de Madureira Beça, Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Adolpho da Cunha Pimentel, Adriano Augusto da Silva Monteiro, Albino de Abranches Freire, de Figueiredo, Alfredo de Moraes Carvalho, Amadeu Augusto Pinto da Silva, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Antonio Barbosa de Mendonça, Antonio de Castro Pereira Corte Real, Antonio Velloso da Cruz, Augusto Cesar Claro da Ricca, Augusto Dias Dantas da Gama, Bernardino Camillo Cincinnato da Costa, Conde de Tavarede, Conde de Villar Secco, Diogo de Macedo, Eduardo Augusto Ribeiro Julio Cesar da da Costa, Manuel Joaquim Fratel Cabral, Francisco José Patrício, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Henrique da Cunha Matos de Meridia, Ignacio José Franco, Jayme de Magalhães Lima, João José Pereira Charala, João Marcelino Arroyo, João Maria Correia Ayres de Campos, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Rodrigues Ribeiro, Joaquim José de Figueiredo Leal, José Antonio Lopes Coelho, José Correia de Barros, José Gil de Borja Macedo e Menezes (D.), José Joaquim Aguas, José Joaquim Dias Gallas, José Luiz Ferreira Freire, José Marcelino de Sá Vargas, José Mendes Lima, José Pereira da Cunha da Silveira e Sousa Junior, José dos Santos Pereira Jardim, José Teixeira Gomes, Licinio Pinto Leite, Luiz Osório da Cunha Pereira de Castro, Luiz de Sampaio Torres Fevereiro, Manuel de Bivar Weinholtz, Manuel Francisco Vargas, Manuel Pedro Guedes, Manuel de Sousa A vides, Manuel Thomás Pereira Pimenta de Castro, Marianno Cyrillo de Carvalho, Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Romano Santa Clara Gomes, Visconde do Bunho, Visconde de Leite Perry, Visconde de Nandufe, Visconde de Palma de Almeida e Wenceslau de Sousa Pereira de Lima.

Não houve expediente.

O sr. Presidente: - Estão presentes 54 srs. deputados. Ha, portanto, numero sufficiente para podermos encetar os nossos trabalhos, começando se, em conformidade do artigo 17.° do regimento, pela eleição da lista quintupla que tem de ser apresentada a Sua Magestade para a escolha do presidente e vice-presidente da camara.

Convido os srs. deputados a formularem as suas listas, que devem conter um só nome n´este primeiro escrutinio.

(Pausa.)

Fez-se a chamada.

O Sr. Presidente: - Convido para escrutinadores os srs. deputados José Eduardo Simões Baião e Jayme Arthur da Costa Pinto.

Corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na urna 54 listas, saindo eleito o sr.:

Antonio José da Costa Santos, com...........53 votos

Teve 1 voto o sr. visconde do Ervedal da Beira.

O sr. Presidente - Vae proceder-se a segundo escrutinio.

Convido os srs. deputados a formularem as suas listas, que tambem devem conter um só nome.

(Pausa.)

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido para escrutinadores os srs. deputados que serviram na primeira eleição.

Corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na urna 53 listas, ficando eleito o sr.:

Visconde do Ervedal da Beira, com..........51 votos

Tiveram 1 voto cada um, os srs. conde de Villar Secco e José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso.

Página 4

4 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTAD0S

O sr. Presidente: - Vae proceder-se a terceiro escrutinio.

Convido os srs. deputados a formularem as suas listas, devendo estão conter tres nomes.

(Pausa.)

Fez-se a chamada.

Corrido o escrutinio, sendo ainda escrutinadores os Srs. Simões Baião e Costa Pinto, verificou-se terem entrado na uma 56 listas, saindo eleitos os srs.:

Conde de Villar Secco, com 50 votos

JOBÓ de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso 49 "

Manuel Thomás Pereira Pimenta de Castro 49 "

Foram tambem votados os srs.:

Amandio Eduardo da Mota Veiga, com 6 votos

Antonio José Lopes Navarro 6 "

Agostinho Lucio e Silva 6 "

Antonio Ribeiro Santos Viegas 1 "

O sr. Presidente: - Vae proceder-se á eleição dos Srs. secretarios.

Convido os srs. deputados a formularem as suas listas de 2 nomes.

(Pausa.)

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido para escrutinadores os srs. deputados visconde da Idanha e Carlos Braga.

Corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na uma 56 listas, ficando eleitos os srs.:

Amandio Eduardo da Mota Veiga, com 55 votos

José Eduardo Simões Baião 55 "

Tiveram 1 voto cada um, os srs. Manuel Augusto Pereira e Cunha e Manuel Bravo Gomes.

O sr. Presidente: - Segue-se a eleição da srs. vice-secretarios.

Convido os srs. deputados a formularem as suas listas do 2 nomes.

(Pauta.)

Fez-se a chamado.

O sr. Presidente: - Convido para escrutinadores os srs. deputados Jayme Arthur da Costa Pinto e José Eduardo Simões Baião.

Corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na uma 53 listas, saindo eleitos os srs.:

Abilio Augusto de Madureira Beça, com 53 votos

Joaquim do Espirito Santo Lima 52 "

Teve 1 voto o sr. D. Lua de Castro.

O Sr. Presidente: - Para compor a deputação que, conjunctamente com a mesa, tem de apresentar a Sua Magestade El-Rei a lista quintupla para a escolha do presidente e vice-presidente, nomeio os srs. deputados:

Antonio Hygino Salgado de Araujo.
Conde de Anadia.
Conde de Pinhel.
Diogo José Cabral.
Jacinto José Maria do Couto.
José Coelho Serra.
Polycarpo Pecquet Ferreira dos Anjos.

O sr. Ministro do Reino (Franco Castello Branco): - Participo a v. exa. e á camara que Sua Magestade se digna receber a deputação que v. exa. acaba de nomear, na proxima quinta feira, ás duas horas da tarde, no paço das Necessidades.

O sr. Presidente: - Pela declaração do sr. ministro do reino ficam prevenidos os srs. deputados que compõem a deputação, do dia e hora em que têem de comparecer no paço das Necessidades.

A proxima sessão será sexta feira.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas e um quarto da tarde.

O redactor = Lopes Vieira.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×