O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 2

2.ª SESSÃO PREPARATORIA EM 16 DE JUNHO DE 1897

Presidencia do exmo. sr. José da Fonseca Abreu Castello Branco (decano)

Secretarios - os exmos. srs.

Frederico Alexandrino Garcia Ramires
Manuel Telles de Vasconcellos

SUMMARIO

Approvada a acta, explica o sr. presidente o motivo por que tem de ficar adiada a apresentação e publicação no Diario do governo das relações indicadas no artigo 11.° da lei eleitoral de 21 de maio de 1896. - Diversos srs. deputados enviam diplomas para a mesa, e em seguida é encerrada a sessão, devendo realisar-se a seguinte na proxima segunda feira 21 do Corrente.

Abertura da sessão - As das horas e tres quartos da tarde.

Presentes á chamada - 55 srs. deputados.

Entrados durante a sessão - 3.

Acta - Approvada.

Não houve expediente.

O sr. Presidente (Abreu Castello Branco): - Ajunta não ignora que ainda não foi julgado pelo tribunal de verificação de poderes o processo eleitoral do circulo n.° 104 (Vellas), e que, por consequencia, não se póde, por ora, dar cumprimento ao artigo 9.º do nosso regimento, em harmonia com o artigo 11.º da lei eleitoral de 21 de maio de 1896; isto é, tem de ficar reservada para depois do julgamento d'aquelle processo eleitoral a organisação definitiva e publicação das duas relações a que se referem os citados artigos. E como vejo annunciado na folha official que aquelle julgamento só se realisará no proximo sabbado, e não ha outros assumptos de que a junta possa entretanto occupar-se, a seguinte sessão não póde ter logar antes de segunda feira.

Os srs. deputados que tiverem diplomas a apresentar, podem envial-os para a mesa.

O sr. Luiz Osorio: - Mando para a mesa tres diplomas de deputados.

O sr. Francisco José Machado: - Mando para a mesa o meu diploma de deputado pelo circulo eleitoral n.º 37 (Anadia).

O sr. Chaves Mazziotti: - Mando para a mesa o meu diploma de deputado pelo circulo n.° 71 (Cintra).

O sr. Pereira de Sampaio: - Tambem mando para a mesa o meu diploma de deputado pelo circulo eleitoral n.° 8 (Celorico de Basto).

O sr. Joaquim Tello: - Apresento o meu diploma de deputado pelo circulo eleitoral n.° 96 (Lagos)

Foram tambem apresentados os diplomas dos seguintes srs. deputados:

João Catanho de Menezes (circulo n.° 98 - Sant'Anna), Augusto José da Cunha (circulo n.° 97 - Funchal), João Joaquim Izidro dos Reis (circulo n.° 81 - Gollegã), José Dias Ferreira (circulo n.° 74 - Almada), visconde da Ribeira Brava (circulo n.° 99 - Ponta do Sol), Antonio de Menezes e Vasconcellos (circulo n.° 91 - Mertola), Alvaro de Castellões (circulo n.°11 - Villa Nova de Famalicão), Francisco Antonio da Veiga Beirão, Leopoldo José de Oliveira Mourão e Adriano Anthero de Sousa Pinto (circulo n.º 22 - Porto), Jacinto Simões Ferreira da Cunha (circulo n.° 67 - Alcobaça), conde de Idanha a Nova (circulo n.° 60 - Castello Branco), Augusto Cesar Claro da Ricca (circulo n.° 78 - Torres Tovas), visconde de Melicio (circulo n.° 64 - Leiria), João Antonio de Sepulveda (circulo n.° 6 - Villa Verde), João Pinto Rodrigues dos Santos (circulo n.° 63 -Certã), Joaquim Simões Ferreira (circulo n.° 54 - Guarda), Albano de Mello Ribeiro Pinto (circulo n.° 32 - Aveiro), José da Fonseca Abreu Castello Branco (circulo n.° 103 - Angra) e José Bento Ferreira de Almeida (circulo n.° 92 - Faro ).

O sr. Presidente: - A primeira sessão será na segunda feira proxima, sendo a ordem do dia a mesma que vinha para hoje.

Está encerrada a sessão.

Eram tres horas da tarde.

O redactor = Lopes Vieira.