O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(15)

No terceiro escrutinio ficou eleito o Senhor Ribeiro Costa.

Sendo bastante tarde, propoz o Senhor Barroso ao Senhor Presidente que levantasse a Sessão: foi apoiado.

O Senhor Presidente disse que tinha recebido uma Carta do Senhor Barão de Quintella, em que lhe dizia que se não tinha apresentado na Sessão, por estar doente.

O Senhor Presidente lêo uma Carta do Deputado eleito, Manoel Christovão de Mascarenhas, que se acha compromettido na rebellião do Algarve, na qual participa achar-se preso em Setubal, etc.

O Senhor Sousa Castello Branco propoz que, sendo negocio de grande ponderação, se tractasse delle, depois da Camara estar definitivamente constituida: foi adoptado.

O Senhor Presidente dêo para a Ordem do dia a continuação das eleições da Mesa; e levantou-se a Sessão ás 3 horas e um quarto.

SESSÃO DE 3 DE NOVEMBRO.

Ás dez horas da manhã o Senhor Conde de Sampaio tomou o lugar de Presidente. O Senhor Secretario provisorio, D. Francisco d'Almeida, fez a chamada, achando-se presentes 82 Senhores Deputados.

Lida a Acta da Sessão antecedente, foi approvada, depois de alguma discussão, com as emendas seguintes: - Aonde se diz que o Senhor Ribeiro Costa havia seguido a opinião do Senhor Derramado, se dissesse - que o Senhor Ribeiro Costa havia seguido a opinião do Senhor Leomil. - No lugar em que se diz - que no Regimento interno se declarará se o Presidente deverá durar toda a Legislatura, ou uma só Sessão - fossem tiradas as palavras - Regimento interno.

O Senhor Deputado Relator da Commissão encarregada da verificação dos Poderes, lêo o Parecer da Commissão, o qual sendo approvado, proclamou o Senhor Presidente Deputados da Nação os Senhores Francisco Van-Zeller, José das Neves Mascarenhas e Mello, Manoel Ignacio de Mattos Sousa Cardoso. O Senhor Francisco Van-Zeller foi prestar o devido Juramento: os outros dous Senhores Deputados já o havião prestado.

O Senhor Presidente annunciou que se ia proceder á eleição dos cinco Membros, que devem ser propostos á Serenissima Senhora Infanta Regente, para Sua Alteza dentre elles escolher o Vice-Presidente, assim como á eleição dos dous Vice-Secretarios.

Despojada a Urna da direita, achárão-se nella 82 listas. O Senhor Filippe Ferreira d'Araujo e Castro obteve 41 votos, maioria absoluta, por terem sido achadas duas listas nullas. Procedeo-se a segundo escrutinio, no qual votarão 83 Senhores Deputados; e despojada a Urna obtiverão maioria absoluta os Senhores José Antonio Guerreiro - Manoel de Serpa Machado - Antonio Marciano d'Azevedo - Francisco Manoel Gravito.

Sendo obrigado por causa do Serviço Publico o Senhor D. Francisco d'Almeida a sahir da Camara, tomou o seu lugar o Senhor Visconde de Fonte Arcada, por ser o Deputado de menor idade, que sé achava na Camara.

Procedeo-se a segundo escrutinio para Vice-Presidente, e sahirão mais votados os Senhores José Antonio Guerreiro, com 59 votos; Antonio Marciano d'Azevedo, com 51; Manoel de Serpa Machado, com 50; Bento Pereira do Carmo, com 45: e tendo obtido os dictos Senhores a pluralidade absoluta, ficárão eleitos para formar a lista para Vice-Presidente, que se ha de apresentar a Sua Alteza, a Senhora Infanta Regente, na conformidade do Artigo 21 da Carta Constitucional.

Correo-se o escrutinio para eleição dos Vice-Secretarios; e, não obtendo nenhum dos Senhores votados a pluralidade absoluta, se procedeo a segundo, em que sahirão eleitos os Senhores Antonio Vicente de Carvalho e Sousa, com 56 votos; Francisco Xavier de Sousa Queiroga, com 51.

Lembrou o Senhor Presidente se as listas, que devião ser apresentadas a Sua Alteza para a escolha de Presidente, e Vice-Presidente, devião ser assignadas: decidio-se que sim.

Outrosim lembrou o Senhor Presidente, se se devia previamente escrever ao Secretario d'Estado dos Negocios do Reino, para que Sua Alteza mandasse dizer o dia e hora, que fosse do seu agrado, para receber a Deputação, que lhe havia de apresentar as listas; decidiu-se que sim; e que fosse a Carta em nome do Senhor Presidente, e por elle assignada.

Propoz-se: se os nomes dos Deputados ausentes devião entrar na Urna com os nomes dos outros Deputados para á sorte se tirarem os que devião formar a Deputação; decidio-se que só devião entrar os nomes dos que tinhão assistido á Sessão.

Lançados na Urna os nomes dos Deputados, sahirão á sorte os seguintes, os Senhores Visconde de Fonte Arcada, Padre João Henriques do Couto, José Caetano de Paiva Pereira, João Elias da Costa Faria e Silva, Custodio José Leite Pereira, e Francisco Antonio d'Abreu e Lima.

Lêo-se uma Carta do Senhor Manoel Christovão Mascarenhas de Figueiredo, em que dizia que não podia comparecer por continuar a sua prisão. Decidio-se que ficasse sobre a Mesa; e bem assim se lêo outra Carta do Senhor Francisco Tavares d'Almeida em que dizia que por doente não podia comparecer, na Camara igualmente ficou sobre a Mesa.

Levantou o Senhor Presidente a Sessão ás 3 horas e meia da tarde.

OFFICIO.

Para o Ministro dos Negocios do Reino.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor - Como Presidente Decano da Camara dos Deputados, e como Presidente da Deputação, que vai a dirigir-se á Presença da Senhora Infanta Regente para lhe apresentar as listas dos cinco Membros propostos pela mesma Camara para Presidente, e Vice-Presidente della, careço de saber o dia e hora, em que Sua Alteza se pode Dignar a receber a mesma Deputação; pelo que rogo a V. Exca. de receber as Ordens de Sua Alteza, e de me fazer saber o dia e a hora para a mesma Deputação se apresentar á Mesma Senhora. Deos guar-