O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

E então, se senão pôde contestar, que uma grande parte de cidadãos Portuguezes foi injustamente privada da mais nobre de suas prerogativas, qual a de Concorrer para a organisação do Corpo Legislativo, não deve esta Camará reparar essa injuria contando-lhes os seus votob? Não deve elia manifestar assim a sua firme adliesâo á Constituição do paiz, e o pro posito de manter a todo o custo o livre exercício das prerogativas que ella'confere a todos os cidadãos! Não deve ella estigtnatisar assim o crime, e provar, que jamais se arredará da estrada da lei? Custa a crer, que não seja isto o que se nos venha propor; e mais custa a crer ainda, que depois de manifestadas tantas contradicções, tantas incoherencias, ainda se insista em defender o Parecer!

A Corrimissâo, disse-se, acceitou as eleições como um facto, e não quiz ingerir-se nas decisões das Juntas. Perdoem-me os Srs. Deputados, que empregaram este argumento, porém elie e' compíetamente inexacto: a Cornmissão annuMou a acta de Caçor-rães, approvada pela Junta de Vizeu ; a Commissão annullou as eleições de Braga, apesar de estarem os Deputados daqueíle Circulo proclamados pela Junta do apuramento; a Commissão não reconheceu emficri a eleição de dous Deputados por Guimarães, apezar de terem estes sido proclamados pela Junta. Se a Commissão entendeu portanto que devia annullar aquellas decisões por injustas, porque não fez ornes-, mo a todas as que encontrou no mesmo caso? (Re* petidos apoiados do lado direito) N a verdade, Sr. .Presidente9 por mais que me esforce, não encontro «rn único principio fixo em todo o trabalho da Com* missão.

O mesmo Sr. Deputado, referindo-se á acta de Caçorrães, na quai affirmara eu, que havia evidente falsificação na votação de dous nomes, roubando-se a um duzentos votos, que foram dados a outro, disse, que havia examinado essa acta, e que não encontrara senão uma só falsificação. Este facto e' mui grave, porque se fora verdade o que allega o Sr. Deputado, resultaria, que eu havia enganado a Camará. Para mejustificar desta inculpaçâo, fui hoje outra vez examinar essa acta , e o iihistrc Secretario, que se senta á direita de V. Ex.% o Sr. Alberto Carlos, reconheceu comigo, que haviam effectivãmente duas falsificações, poiâ que ao Sr. Gonçalo de Sousa Lobo se haviam subtraído duzentos votos, os quaes haviam sido addicionados aos do Sr. João VictoHno. ( O Sr. dlberio Carlos apoiou o Orador). Assim, Sr. Presidente, se o Sr. Deputado, quando fallar segunda vez, ainda insistir sobre este objecto, eu requeiro a V. Ex.a que mande correr essa acta pelos bancos dos Srs. Deputados j aíim de que todos reconheçam, que e perfeitamente exacto quanto asseverei.

O mesmo illustre Deputado repetiu uma objecção, que tem já sido feita a todos os que impugnam o Parecer, e a que se tem dado muita importância tanto dentro do Parlamento, como fora delle: esta objec* cão é, que se se adoptar a nossa doutrina serão an-nuliadas muitas eleições, expôr-se-ha de novo a Nação a um choque eleitoral, e sobre tudo não teremos Camarás tão cedo, quando os inales, que s o ff ré o Paíz, reclamam delias prompto remédio. Este argumento já foi respondido, mas não importa que o seja ainda uma vez, porq.ue parece que se querem cerrar os ouvidos á sua refutação. Qual'de nós, que !em impugnado o Parecer, pediu que se annulias-

sem as eleições deurn só Circulo? (Repetidos apoiados do lado direito). Se alguém propoz aqui aahnul-lação de algumas eleições, foi a Commissão, foram os seus defensores, sustentando a annullação daselei-ções de Braga. (Repetidos apoiados). Nós nem queremos que essas seannullem: nós pedimos unicamente, e ahi estão sobre a meza as nossas emendas, que perfeitamente o demonstram, nós pedimos unicamente, que naquellas Assembléas, ern que a violência despojou os cidadãos do seu direito de votar, se não tomem em consideração as eleições das mesmas, e sé proclamem Deputados os que nas restantes tivessem obtido a maioria absoluta: que naquelles Círculos, em, que bandos facciosos destruíram as actas se procurem restabelecer estas em vista dos documentos que devem ainda existir: e que naquelles Círculos em fim, em que as Juntas de apuramento tivessem indevidamente, annullado algumas actas, se tomem,estas em consideração, e sejam proclamados Deputados aquel-les, aquém esta nomeação dedireito pertencer. (Repetidos apoiados). Assim nern uma só eleição terá logar, se se adoptarem as nessas ide'as: ^os cidadãos novamente proclamados, e que quasi todos estão nesta Capital, virão já amanhã tomar assento nesta sala : os que se acham nas Províncias não tardarão também em comparecer, e o Parlamento sem soffrer nos seus trabalhos a interrupção de um só dia, praticará um acto de profunda justiça, esciagará aanar* chia, e provará praticamente a Nação , que é digno dos altos destinos, queella lhe confiou. ( f^ivos apoiados). Tenho assim anniquillado esse fantasma, com que tanto nos tem pretendido aterrar os nossos adversários.

Porem baste, quanto ao Sr. Deputado por Aveiro»

O Sr. Deputado por Castello-Branco disse, que eu havia combatido as eleições daqueíle Circulo, e tentou responder a argumentos, que imaginou , que eu havia feito para esse fim. Eu não impugnei as eleições de Castello-Branco: fiz só um paralello entre estas, e as de Lamego: alguma cousa tetabo com tudo a dizer a este respeito, que não fez rça Sessão de Sabbado por nimiamente fatigado; previno com tudo desde já a Camará que as minhas ponderações em nada prejudicaram o Sr. Deputado.

O illustre Deputado por Guimarães imputou-mé o haver desfigurado os acconteciruentos que tiveram logar naquella Villa, e quando eu esperava, que o nobre Orador demonstrasse o que avançara , bera pelo contrario lhe ouvi confessar a existência do crime horroroso, que eu havia referido, deplora-lo, (e estou certo que do coração, porque faço justiça ás suas intenções) considera-lo como attentatorio á li* berdade civil, e á segurança indevidual, a pedir á Camará, que lançasse sobre elle ura espesso véo ! ! ! Reconheceu igualmente o Orador, que a Authorida-de Administrativa do Districto havia tido conheci^ mento do crime, e ordenara ao Administrador do Concelho de Guimarães,' que tomasse as precauções necessárias para o atalhar; pore'm accrescentou o Sr*, ' Deputado, que eu não havia ruminado bem essa portaria, e por tanto que referira inexactamente o que e!!a continha* Aqui a tenho, Sr. Presidente, vou lê-la á Garoara, e demonstrarei desta maneira que nada citei de leve, (leu-a).

E' por tanto indisputável que em Guimarães se^ praticou um attentado horroroso, e tanto mais repre-Lensivel, quanto que o Administrador Geral, tendo