O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(5)

no Regiment.o, e o §.-6.° do Regimento da Carta (teu). A primeira Commissão fica encarregada du examinar os titulos dos Deputados que posteriormente comparecerem ; as outras duas ficam dissolvidas.

Diz que se apresentarem posteriormente , o Sr. Deputado apresentou-se posteriormente, logo á Commissâo pertence verificar o-Diploma, está pois pelo Regimento o negocio decidido, advertindo qde eu, apesar de ser Membro dessa Commissâo, não tomarei parte nella; mas desejo que se observe o Regimento, e para que não pareça que el!e é a esse respeito o m mi s só.

O Sr. Ferrer: — Sr. Presidente , esta questão poderia acabar desta maneira, ir o Diploma á Commissâo da ultima Sessão, sem prejuiso desta questão, que se poderá depois tractar, para assim se evitar o inconveniente do Sr. Deputado não tomar .assento, e não vir ajlidar-nos com suas luzes; deste modo estamos todos de accôrdo.

O Sr. Ávila:—Eu estou de accôrdo, e desejo muito que o Sr. Deputado eleito, entre quanto antes: .comtudo, sempre direi ao Sr. Alberto Carlos que o seu argumento não colhe para aqui; pore'm fique paia outra occasiâo, agora não nie opponhq a que vá á Commissâo, sem que com isto se posta argumentar depois.

Q Sr. Presidente: — A moção tem dons pontos :

í.° Se deve ir á Commissâo da ultima Sessão?

2.° Que esta decisão não deve prejudicar a Eleição de unia nova Commissão.

Posta á votação al.a parte foi approvada, e indo a votar-se a 2.a disse:

Ó Sr. Grijó:—Eu pedia a V. Ex.a que propo-zesse de maneira, que não se prejudicando a ide'a de que se pode nomear uma nova Cotnmissão, se não prejudique também a de se não nomear.

O Sr. Presidente: — Acceíto a observação, e proponho de'ssa forma. .

O Sr. José Estevão: — A Camará decidiu que este Diploma fosse á antiga Commissão de poderes; esta decisão e' uma decisão extraordinária, se não fosse preciso toma-la, não se tomava, ia á Commissão de poderes ;,"como todos os mais negócios; por consequência a l.a votação prejudicou todas as outras questões, e todas'as votações são inúteis.

O Sr. Ferrer:—-Q que eu tinha dito~ e que fosse o diploma á Commissão da ultima Sessão, sem prejudicar a questão incetada; se o Sr. Deputado, que acaba de fallar, cornprehende a sua theoria neste sentido , eu estou conforme: fique-se, entendendo que este aresto não ha de servir de argumento, na discussão que ha de haver desta questão. • O Sr. Presidente: — Eu vou pôr á votação que por esta deliberação, que se tomou, não seentende cousa nenhuma para a questão sobre a subsistência das, antigas Commissões, ou nomeações d'oulras - novas. v .

Assim se resolveu.

O Sr. Presidente: — Eu quizera que a Camará decidisse uma hora, mas que fosse exacta em se abrir a Sessão a essa hora: se pois a maioria da Camará tiver inconveniente em vir ás 11 horas, proporei mais tarde., mas exacta; se essa hora das 11 "agrada á maioria da Camará, a ella começará a Sessão amanhã, (Apoiado).

A Camará annuiu.

O Sr. Presidente: — A Ordem do dia para amanhã são eleições de Commissões, começando pela que ha de preparar a resposta ao Discurso do Thro-no. Está levantada a Sessão. — Eram 4 horas dá tarde. .

N.° 3.

-ir* 4 te Jatuein»

1840.

Presidência do Sr. Guilherme Benriques de Carvalho.

. o meio dia declarou o Sr. Presidente que estava aberta a Sessão, e feita a chamada acharão-se presentes 73 Srs. Deputados; entrarão depois os Srs. Sá Nogueira j Pereira Brandão; C. da Taipa j e Almeida Garrett; e faltarão os Srs. Gallafura; Caiado j Costa Carvalho j Alheira; Silveiro; Moita Pi-mentel; B. de Leiria; B. de JVoronha; Gorjão; Correia de Sá j Teixeira de Aguilar; Bispo Conde; Veiga, Gomes de Carvalho; Sousa Guedes; Dias de Azevedo; Qiteiroga; Mascarenhas Neto, João filias j Luna; Castro Portugal j Soure; f^elloso da Cruz j J. A. de Campos j Teixeira de Moraes ; Borges Peixoto j Sousa Pinto Basto; Ferreira de Castro; Henriques Ferreira; Fontoura; Teixeira de Carvalho; /. /. da Silva Pereira; J. Maria Enteies; Passos (José); Sousa Pimentel; í/ra% Lopes; Mousinho da Silveira; f^aldez; Barata Salgueiro; Pimenta; Colmieiro; Sá Ozorio; Passos ('Manoel); M. Ferreira Cabral; Marques Murla; Leite Velho; Sebastião Xavier Botelho; Quirino Chaves; JVorthon. • • :

Lerão-se duas partecipações dos Srs. Dias d'Aze-

vedo , e Soares Luna, allègando não poderem ainda" comparecer na Gamara. — Inteirada.

Foram approvadas as actas, dos trabalhos preparatórios, e' a da Camará já constituída. ; O Sr. Presidente consultou a Camará s© se devia partecipar a S. M. a instalação da mesma Camará por uma Deputação de 7 Membros, como se fizera o anno passado, se pelo Ministério do Reino como determinava o Regimento para o caso da eleição nffen-sal da Mesa. — Approvando a Çarnara o 1." expediente, nomeou o Sr. Presidente para comporem esta Deputação aos Srs. Ribeiro Saraiva, César de Vas-concellos, José' Caetano de Campos, Derramado, Sousa Azevedo, Agostinho Albano, e Camacho. ' O Sr. Presidente: — Ha alguma correspondência sobre a Mesa, mas como as Gommissões ainda não estão constituídas, parece que será melhor reserva-la para então, e que entremos já na Ordem do Dia que é a eleição das Commissões, começando por aquella que ha de redigir a resposta ao Discurso doThrono. (Apoiados).