O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 7 )

momento em que houve numero para se constituir a Junta Preparatória (apoiado.) O que diz o Árt. 1." e' quedas 9 horas se reunirão os Deputados Eleitos, e que senão houver numero legal , que se espere ale ás 11, e que não estando reunidos ate' então se repila o mesmo nos dias seguintes; mas desde que está constituída a Junta Preparatória, acaba esta hypothese , e por consequência estamos agora em hypothese differente, que é justamente aquella que V. Ex.a vai a propor á Junta se cofn effeito quer reunir-se ás 9 horas ou ás 10 ou ás 11 : esta e a verdadeira hypothese em que estamos; porque a outra acabou.

O Sr. Presidente: — Pareceme que o melhor é deixarmos de fazer questão sobre isto, e então proporei primeiro ás 10 horas, depois ás 11, e depois ao meio dia.

Resolveu-se que a reunião fosse ás 10 horas.

O Sr. Presidente: — Agora tenho de dar conta de 3 oííicios á Camará os quaes se vão ler.

Ministério do Reino:—-Um officio acompanhan» do a remessa das Actas, e mais papeis relativos á eleição dos diíferentes círculos eleitoraes do conti-

nente. — Foram remettidvs ás Commissoes de Po» deres.

Um officio:— do Sr. Deputado eleito José Gar-cez Pinto de Madureira, participando não poder assisiír á Sessão Real, mas que se apresentará logo que lhe seja possível. — Jl Assembléa ficou inteirada.

Outro:—do Sr. Malafaia, Deputado eleito pelo circulo de Vizeu, participando não poder por ora apresentar-se na Camará, o que fará com brevidade.— A Assembléa ficou inteirada.

O Sr. Silva Cabral: — V. Ex.a tem agora de fazer remetter todos esses papeis á Secretaria , e de mandar ao Oilicial Maior que os distribua da maneira que e determinado pelo regimento, a fim de amanhã as Commissões começarem a trabalhar logo pelo manhã.

O Sr. Presidente: — Como não ha mais nada a traclar, está levantada a Sessão, —firam duas Ao-ras e um quarta da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTRO FREIFE DE MACEDO.

Presidência do Sr. Corrêa de Mendonça (Decano).

T •

.1. endo dado onze horas, disse

O Sr. Presidente: — () Ari. 1.° do Regimento Interno manda, que se espere ate ás 11 horas; a hora acaba de dar, e a Junta ainda não está em numero.; por conseguinte não ha hoje Sessão.

O Si. Silva Cabral: — Peço a V. Ex.a que não tornemos outra vês a trazer á collecção esse Art., porque presentemente não vale de nada; a hypothese já acabou. Hoje á hora que V. Ex.a deu , e que a Junta Preparatória hontern approvou , não está reunido numero suffieiente de Deputados; por con-

jem 12

1842.

sequência vamos trabalhar nas Commissoes. Para que havemos de estar aqui a perder tempo 1

O Sr. Roma:—Eu hontem não apresentei 03 meus Diplomas : desejava saber o que hei de fazer agora, se hei de apresenta-los na Meza, ou na Com-missão ...

O Sr. Presidente : — Como V. Ex.a quizer : aquel-les Srs, que houverem de entregar os Diplomas, podem entrega-los na Meza, ou na Commissâo.

A hora para amanhã é ao meio dia.

O 1.° REDACTOR,

J. B. CASTÃO.

N.° 4.

preparatória em 1 3 te Jmh0 1842.

p ? *

Presidência do Sr. Corrêa de Mendonça (Decano.)

A

mela hora depois do meio dia , disse

O Sr. Presidente: — Vai fazer-se a chamada segundo a lista.

Feita a chamada, e estando presentes 65 Srs. Deputados , disse

O Sr. Presidente : — A Junta não está em numero , e os Srs. Deputados que são das Commissões estando aqui deixam de ir trabalhar; então persuado-me, que seria melhor fazer com que as Commissões fossem trabalhar, e não desperdiçarmos aqui o tempo que pôde ser empregado utilmente, (apoiados.)

O Sr. Falcão: — Peço licença para participar á Junta Preparatória, que a l.a Cornmissào de Verificação de Poderes se acha constituida, e nomeou para seu Presidente o Sr. Deputado Bernardo Gor-

~jâo Henriques, para Relator o Sr, Deputado Re* bello Cabral, e para Secretario a Joaquim José Falcão.