O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

•38 )

'em primeiro Iogar, por me parecer um acontecimento grave, porque quando uma AssemWéa cha-tna á ordem unfí membro qualquer, de certo que *ex.ÍMe um acontecimento bastante notável para ser iírencionado na Acta. Ora ainda ha mais uma razão; se por acaso o Sr. Presidente não tivesse in« .tervindo neste acontecimento, de maneira n c n h irmã 'o mencionaria ha Acta, mas assim corno disse quando se tratou de uma discussão, para sé saber se a 'Cadeira do Presidente devia ser -orccupada peia mes-•ma pesáoa , que'S. Ex.a tinha feito algtemãs declarações porjujgar importante menciona-la ; porque •o Sr. Presidente tinha entrado nella, assim tam« 'bern julguei necessário mencionar o facto de ter« sido chamado á otdern o Sr. Ministro, por i:sso fue ò Sr. Presidente não confirmou esta observação do Sr. Deputado.

Por conseguinte não entrou da minha parle a -menor antipathia tíu-indisposição pessoal a respeito =dé um membro desta Camará, a qual não podia "ter. *

Julgando que a Acta e parle official, para assim 'dizer, desta Camará, parece-mè que todos os actos 'em que intervir o seu Presidente dev;em ser mencio-"nados nella. Ora os Srs. Deputados que entendem que devem ser feitas algumas alteraçõas neila , nào tem melhor meio para o conseguir, senão ter a bondade de as mandar por escripto, para que eu as 'possa mencionar nella, uma vez que a Camará entenda que se devem fazer algumas alterações.

O Sr. Aguiar:—Sr. Presidente, f

.O Sr. Rebéllo Cabral; —Peço a V. Ex.a que "tenha a bondade de mandar ler toda a Acta .( Leu-se}.

Eu entendo que se devem-fazer umas pequenas "alterações.ria Acta,-mesmo por deferência a a.íguns 'illusires Deputados, a .primeira, segundo a hislo-

ria da Acta , e pôr certo a que lembrou o Sr. De* pulado Aguiar, e parece-me que não pôde haver a menor dávjda em sê pôr a palavra ==.primeiro=± -co-rri-cr-S. Ex,a exige , o que todavia se entende da própria Acía que soffrerá para 'clareza esla alte-Tação.

É tatabeiti para rriim que se deve eliminar da Acta a parle em que falia do chamamento á ordem ; o Regimento não concede que se lance nella, porque não chegou o caso de se lançar, e o Ari. 33.° do próprio Regimento que contraria a opinião do i'llustre Secretario interino.

Se o illustre Deputado que chamou á ordem, continuasse a insistir no chamamento, se essa questão tomasse o iogar da questão que se eslava discutindo, então era forçoso que fosse iticluida na Acta; como -porém essa queslãro acabou logo que se suscitou, não se pôde incluir na Acta, e impossível incluir-se na Forma db Regimento.

Em quanto ás outras faltas que notou o Sr. Deputado Garrett, creio que S. Ex.a hade convir em que todos os seus desejos não podem ser satisfeitos*

O illustre Deputado por certo já conseguiu o seu fim, que era consignar no Diário da Camará aquillo que queria, e em com mento ao que disse, servir-me-hei dus próprias palavras do Sr. Deputado Ávila,-ou direi que ia Acta não e o Diário da Camará, que a Acta contém só em ternios muito precisos .os factos, rnas só aquelles que são interessantes ou substanciaes ao objecto que se tracla, e por consequência não se pôde incluir nella tudo o que occor-rer orahi)eute ou se" disser na discussão, mas tão somente se devem incluir as Propostas^ declarando* se, se foram *ou não admittidas á discussão, e no pritweino

A expressão^enli-du em discusmo=z não e' nova, ~e'por certo comprehende a idea de admissão á discussão; entretanto e mais' regimental a, frasér=/aí admitlida á discussão =.

insistir-se em que se diga que se suspendeu a votação da Camará sobre" a Proposta do Sr. Deputado .Garrelt, para entrar em questão &Q sim ou nap podia pôr-se á votação a Proposta do illustre Deputado pelo Douro, e querer tornar ridículo o que devia s^r relpoiiado, islo é, a decisão de hontem ; mas a Catnara está bem certa na questão ,q'ue se ventilou sobre o que era preciso regifncntalmenle pára se dizer discutida uma questão; e no facto de que não estava definitivamente declarada., ou julgada discutida a Proposta do Sr. Garrei t na frase do Regimento, quando se deu preferencia a outra Proposta ? nem tão pouco quando se adiou por tempo limitadora sua decisão, -e por certo a este respeito' no Acta se conta ben; "fielmente tudo aquillo, que occorreu. Entendo por tanto que feitas as pequenas alterações ou rectificações, que -deixo ditas j-e-eliliiinadas as palavras que mencionam o chamamento á-ordem, a Acta pôde ser approvada.