O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

p,arere.fT>e conveniente, que os Srs. {Deputados que lem^a fazer-lhe emendas, mandem as declarações do que quprem que se emende, pôr que é este o modo do Sr. Secretario, 'e da Camará poderem, 'approva-las mais facilmente.

O Sr. Ministro do Reino.: r—Pçdi a :palavra, não para ;follar sobre a.. Acta ,. mas par^ rectificar o facto a que alludiu..já hoje o Sr. Deputado Ávila. Hout- m , Sr. Presidente} quando falíei, não aUri-buí á Opposiçào vistas, más, e peço aos próprios Membros da Opposiçào, que se lembrem, do que liontem ''eu dis.se, e vejam, se e conforme com 'o que vou agora dizer. IJu disse (dizendo alguma 'eojisa sobre o subreptipiamenle de qwe se tinha-ser-vido o Sr. Cia.rrett).: que assim comp-úm Membro da Opposiçào se tinha empregado esta palavra, parecendo atlribuir vistas rnás a este lado d^i Ca.-mara, dava por isso. direito ,a que se podesse us.ar da mesma palavra, attribuindo-lhe as mesmas vistas,. Isto não e' attrib.uir-lhas; eu peço mesmo aoã dignos Membros da Opposição , que'digam elles-, se isto nào é exacto; logo o faclo nào e como :aca-ba de apresenta-lo o Sr. Deputado.

.Sobre a Acta digo que me parece muito justa 'e conveniente a ponderação que V. Ex.a acaba de fa^er, de que os Sr.s. Deputados mandam por escri-.pio para a Mesa as rectificações, por que é depois delias serem mandadas porescripio, que mais facilmente-se pôde votar sobre ellas. ,. ,O Sr. Mousinho.de Jlíbuquerquc: —i-.Sjnto ;têr de cp.eâir .a palavra sobre a Acta, e protrahir esta discussão,, mas vejo-me obrigado a faze-lo.

Da rnaacira por que a Acta se acha. redigida .tornam-se effec.tivãmente sem fundamento evidente iodas as cousas ;que eu hontern aqui disse. Kffecti-vãmente appsrece escripío na Acta que o Sr. Deputado por Vizeu tinha proposto o adiamento, mas elle não. propoz o adiamento simplesmente, propoz a preferencia de uma a outra discussão, .disse que se adiasse a proposição do Sr. Garrett para se discutir .outra,proposição : foi nisto que eu fcne fundei para estabelecer que tal proposição não -podia ser admiuida como adiamento. O Sr. Depus-lado não disse que se adiasse simplesmente a proposição do Sr. Garrett; o Sr. Deputado disse que çe discutisse outra de preferencia a esta, e por consequência a Acta não só exprime exactamente, quando diz que ella foi adiada; por que então quanto se disse sobre o adiamento .ficava inútil. Se a Camará quizer fazer esta alteração na Acta, peço que se declare qu'ê o Sr. Deputado por -,Vizeu nào «apresentou o simples adiamento da Proposta do Sr. .Garrett, mas propoz que ae discutisse ovitra proposição. Se a Camará não quizer fazer 'esta alteração .na Acta, eu refiro*me ao Diário da Camará, c en-;tão a Acta ficará em contradicção com o Diário*.

O Sr. Cardoso C.asleí-Branco :-*-N& Acta, 9, meu -ver, ha uma inexactidão, .que é a principal. Diz ella que .a Proposta do Sr. José Maria Grande era para que não se votasse sobre a .Proposta do Sr. Garreit, som que se constituísse a Mesa; mas .a Acta depois não diz que se ayprovou esta Proposta, e sobre isto é que-chamo a altençâo do Sr. Secretario; não diz que se approvou esta.Proposta., diz que se approvou que não seria tomada ern consideração a Proposta do Sr. Garreit, senão depois de constituída a Mesa. De maneira que passando

à Acta tal qual está, a Proposta do Sr. .'que tinha sido admitlida á discussão, sobre ;qué |iouve debate, e que já se tràctava de pôr á vota-'cão, pôde piodâ ser rejeitada.

O.Sr. Ávila: — Não tenho empenho eni que ngi Acta se declare o motivo por que chamei ó Sr. Ministro -á ordem'; s;ó insisti em tjue se eliminasse ,esl£i iparte, ou que então se declarassem os rnoti.vos, por que pratiquei este facto-. Se a Camará ànnúir a quê se elimine essa parte da Acta, fico satisfeito. Ma$ p Sr. Deputado pela Guarda não tinha razão para dizer que os motivos nunca se podiam declarar: ò que não podia era cheiVcionar-s,e o fâcto.j mas con--seguido ellè, é necessário, que ò veja com fidelir dade. , " .

Ora, Sr. Presidente, eu disse, quando faílei sobre este objecto, que convinha em que a redacção des-^ ta Acta devia offerecer graves diffieuLdadesc entretanto não posso deixar de reconhecer quê algumas :óínissões houve, que .conheci pela segunda leitura ^ 'convenho q-ue todas sejam involuntárias; mas é verdade que, quando^se falia da dis.çuss^.0 da Pro> posta do Sr, Garrett, não se diz que foi admittidà á discussão, diz-se suppôr-se em discussão; e es.l.à falta é grave, porque sobre este ponto houve hontern aqui uma acalorada .discussão.

O Sr. Secretário Bento ãà Silva:—z-fâii declaro que quando disse = entrou em discus$âo = ti nhã entendido que todos os que ouvissem , entenderiam; que realtnèntè linha sido adtiiiltida á .discussão, na, ^conformidade do Regimento. '

. O Orador :-^-Q mesmo qaè está dito ;à respeito da Proposta'dó Sr. José' Estevão, ;é preciso ,quê s'è dig.i daquella do Sr. G.aríett.

O Sr-. Secretario Beato da Silva':-—Eu «sei dê .outra frase por .evitar a repetição; 'nas acho quê para varftagem da dicção, se podia mudar a frase-sem inconveniente algum.

O Orador: ~- Convenho quê,o Sr. Secretario quix òrredondar a frase ; entretanto ......

O Sr. Secretario Dento da Silva:~- Se me dá licença, e perdoa, direi que á "minha intenção dizendo = entrou -em discussão == foi exprimir ó mesmo que se dis-;esse—-foi admittidà ,á disciissãõ..

O Orador .--^ Mas peco-lhe1 quê ex-plique a súà intenção, e que se veja da Acta 'com toda ã clareza-, que a Proposta do Sr. GarreU Iiavia sido admittidà á dis'cussão por uma votação da Camará*