O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N." 3.

ím k f>t Janeira

1845.

Presidência do Sr. P"a% Preto (Decaíra).

hamada—Presentes 72 Srs. Deputarfos.

Abertura — A's duas horas e um quarto.

^cía — Approvacla sem discussão. - O &ft, fZêkcW&tâ&g e ,£í:^-Tenho a honra de participar a V. Ex.a e á Camará, qire a Deputação, encarregada de apresentar a Sua Magestade a lista quintupla, para Presidente e Vice-Presidente desta Camará, desempenhou a sua missão, sendo recebida pela mesma Augusta Senhora corn aquella benevolência e affabilidade, que tanto a caracterisa.

O Sr. Secretario Gavião:—Leu o seguinte

DECRETO. — Hei por bem, em virtude do Artigo vigésimo primeiro da Carta Constitucional da Mo-narchia, Nomear sobre a Proposta da Camará dos Senhores Deputados da Nação Portugueza, a Bernardo Gorjão Henriques para Presidente da rnosma Camará, e a Agostinho Albano da Silveira Pinto para Vice«Presidente. Paço de Belém, em quatro de Janeiro de mil oitocentos quarenta e cinco. — RAINHA. >—António Bernardo da Costa Cabral.

O Sr. Va% Preto: — Antes de largar esta cadeira peço á Camará, que me releve de quaesquer faltas, que tenha commeltido no desempenho das minhas funcções: agradeço tambern a honra, que a mesma Camará me fez, elevando-me a um logar tão dis-tincto, a que me não chamam, nem os meus merecimentos, nem a rninha idade.

O Sr. Faz Preto deixou a cadeira da Presidência^ que passou a ser occupada pelo Sr. Presidente Gorjão Ifenrigues, e occuparam os logures de primeiro Secretario o Sr. Pereira dos Reis, e o de segundo o Sr. Peixoto. — O Sr. Presidente disse.

O Sr. Presidente: — A Mesa da Camará dos Srs. Deputados da Nação Portugeza acha-se definitivamente installada.

Srs. Deputados, ainda por terceira vez os vossos votos me honraram, designando-me para este sublime emprego. Vós me habilitastes também agora para merecer a escolha da nossa Soberana, e com ella receber urn novo testemunho de sua Real confiança.

Sobejas eram as provas da minha insuficiência para tão subido encargo; eu reconheceria a justiça da vossa decisão, se por ella outro Membro desta Camará aqui fosse coilocado, eu somente inculparia disso a minha própria pessoa ; mas esta Camará, singular em seu patriotismo, singular ern sua illus-tração, e singular ainda mais, se é possível, em sua nunca igualada unanimidade, e inabalável preser-Terança em firmar a ventura nacional, a Lei do Estado, e a dignidade doThrono, quiz também ser singular em sua generosidade, não retirando, durante todo o espaço de uma Legislatura completa, a sua confiança em uma Mesa, muito áquern do mérito de qualquer outra, que dentre tantos caracteres illustres, que compõem esta Assemble'a a poderia eleger, e muitas vezes variar.

Srs. Deputados, acceitai o puro reconhecimento da Mesa, que hoje volve ao logar, que lhe haveis

destinado, e os seus protestas de errípeiYuar todas as suas faculdades afim de corresponder á 'honra,-^ae de vós tem recebido reiteTadarnente.

Nunca fui ambicioso senão da gratidão nacional, e da confiança do Tlirono ; meus votos áclVam-se pWháménte satisfeitos, e com a verdade no coração, e a singeleza nos lábios vos asseguro, que por muito que a Urna, e o Tlirono ainda me dispendam seus favores, já não poderá juntar-se ao meu nome titulo tão alto e tão nobre, que iguale o de Presidente da Camará dos Deputados da Nação Portuguesa na Legislatura de 1842 a 1845. (Applausos geraes.)

A Mesa entende, que não pôde começar a cumprir seus deveres com mais justiça e acceitação, do que propondo á Camará, que se votem agradecimentos á Mesa provisória pela precisão e intelli-gencia, com que dirigiu os trabalhos preparatórios, que lhe incumbe o Regimento, e que a expressão da Camará se lance na Acta. (Apoiados geraes.)

O Sr. Secretario Peixoto: — Leu a Acta de 12 de Dezembro ultimo, que foi approvada sem discussão.

CORRESPONDÊNCIA.

Umofficio do Ministério da Guerra:—Remettendo o aulhografo do Decreto de 30 de Novembro, sanc-cionadò por Sua Magestade. — Para o Archivo.

Outro do Ministério da Fazenda: — Remettendo o authografo do Decreto de 11 de Dezembro, sanccionado por Sua Magestade. — Para o Archivo.

Outro:—Do Sr. Campello, participando, que por incommodo de saúde não pode comparecer ás Sessões. — A Camará ficou inteirada.

Outro: — Do Sr. Coelho de Campos, participando, que por incommodo de saúde não pôde comparecer á Sessão de hoje. — A Camará jicou inteirada.

Outro:—Do Sr. Fortuna, participando, que por incommodo de saúde não pôde comparecer ás Sessões da Camará. —Inteirada.

Outro do Ministério do Reino: — Remeltendo cópia do Decreto de 31 de Dezembro, pelo qual Sua Magestade declara não poder assistir á Sessão Real da Abertura da Camará, para ser Archivado.—Para o Archivo.

Outro da Camará dos Dignos Pares:—Participando, que o Projecto de Lei sobre a approvação do contracto para o melhoramento da Barra do Douro fora adiado, em razão do Sr. Ministro do Reino ter declarado, que o Governo retirava áquelle contracto.— A* Commissão d'Administração Publica.

O Sr. Gualberto Lopes : — Participo a V. Ex.a e á Camará, que os Srs. Menezes e Vasconcellos, e Cândido José de Moraes, não comparecem hoje á Sessão, nern também comparecerão a mais algumas, por se acharem doentes.