O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14

para depois não haver queixa alguma contra mim ; se não for bem, peço que notem aquillo, em que eu não proceder bem, para se emendar; depois não digam que eu fiz alguma cousa que não devesse fazer. (Riso). Aquelles Srs. Deputados eleitos q'ie forem de opinião que em quanto nesta Casa não houver 80 Membros (notem que digo Membros e não Deputados eleitos, porque estão aqui Deputados do Ultramar que já são Deputados da Nação) esta Junta não pôde proceder em trabalho algum. — E isto 1 ( Signaes de approvação). Tenham a bondade de levantar-se. Foi pprovado.

O Sr. Presidente: — Não'podemos hoje fazer ma is nada. (Muitos Srs. Deputados eleitos levantaram-se para saírem). Ora perdão, Senhores ; não se vão embora pelo amor de Deos (Riso). Agora segue-se, creio eu, resolver, ou ao menos dizer o seguinte: amanhã ás onze horas tenham os Senhores a bondade de voltar aqui a ver se cá estamos 80.— Era hora e meia da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE! CASTRO'FREIRE DE1 MACEDO.

4.

Presidência do Sr. Leonel Tavares (Decano).

Wdo meia hora depois do meio dia fez-se a chamada, e estavam presentes 71 Srs. Deputados eleitos.

O Sr. Seabra: — Incumbiu^me o Sr. Thomaz de Aquino de participar a V. Ex.a que não pôde comparecer a esta reunião por doente.

O Sr. Braamcamp: — Também o Sr. Barão de Almeirim não comparece por incommodo de saúde.

Leu-se logo a Acta do que se havia passado na reunião de liontem — e foi approvada.

CORRESPONDÊNCIA.

Orij-ic-ios: — 1.° Da Camará dos Dignos Pares ciando parte dos que elegera para Secretários e Vice-Secretarios da sua Meza, e da constituição desta.

Q.° — Do Ministério do Reino remettendo 20 exemplares dos Decretos de SÓ de Junho, e 26 de Julho deste anno.

3.° — Do mesmo Ministério enviando as Actas, documentos e mais papeis relativos ás eleições pelo Circulo de Guimarães.

O Sr, Holtraman:-—Eu. já hontem fiz ver o íntimo desejo que tenho, e a necessidade que ha de esta ."Junta se constituir

.trabalhos, e ainda hoje isto senão pôde verificar por não estar na Camará o numero sufíiciente ; entretanto sei que só do Ultramar estão 5 Srs. Deputados em Lisboa que deixam de estar presentes, e dos Deputados eleitos do Continente faltam 3 que estando em Lisboa, não vieram hoje á Camará, nem apresentaram escusa. Aqui tenho a relação de todos elles que vou ler, para lembrar o Y. Ex;a que talvez fosse con-

1851.

veniente officiar-se-lhes por parte da Meza a ver se compareciam amanhã. Os do Ultramar são os Srs. Adrião Acacio da Silveira Pinto, João da Costa Carvalho, Julião José' da Silva Vieira, Fernando José de Santa Rita, e Oliveira Lima ; e do Continente são os Srs. Carlos Bento, Mendes Leal, e Visconde de Almeida Garrett.

O Sr. Ferrer: — Eu também desejo que quanto antes comecemos os nossos trabalhos, e por isso lembrava-me que seria conveniente publicar no Diário do Governo uma -relação de todos os Srs. Deputados eleitos presentes, assim como d'aquelle3 que tem apresentado causa justificada da sua ausência, não só para que a Nação saiba os que estão rio seu posto, mas também indirectamente aquelles que faltam, sem apresentarem o motivo porque.

O Sr. Presidente : — Primeiro vota-se a Proposta do Sr. Holtraman.

F o i approvada.

(Continuando) Agora ha outra Proposta do Sr. Ferrer : mas confesso que tenho repugnância de fazer á Junta Preparatória Propostas verbaes, e pedia por isso ao Sr. Ferrer que tivesse a bondade de a mandar por escripto para a Meza.

O Sr. Ferrer: — Não tenho duvida alguma nisso.

Leu-se logo na Mexa a Proposta indicada — e foi approvada.

pede a palavra dão-se por concíuidos os trafiaííio de hoje, e convido os Srs, Deputados eleitos a que amanhã ás onze horas se reunam aqui. — Era mais de uma hora da tarde.

O 1.° REDACTOR,