O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

56

Contracto; AG agora confessar que e uin dos Arrematantes, e que existe uma Procuração com o seu nome, então escuso de formular o meu Requerimento. — Peço a urgência do primeiro Requerimento que mando por escripto.

E pondo-se logo este á votação, foi julgado urgente, com o que. se houve também por approvado, e se mandou expedir o Officio no Governo.

O Sr. Holtreman: — Agora direi qual o sentido do segundo Requerimento: e para que venha a cópia da Procuração em virtude da qual o Sr. José Izidoro Guedes arrematou o Contracto do Tabaco como representante de seis Cavalheiros, um dos quaes e o Sr. Costa Lobo.

O Sr. Costa Lobo: — Sr. Presidente, o que o il-lustre Deputado pretende saber e, se eu sou um dos signatários dessa Procuração: declaro a S. Ex.a que

sim.

O Sr. Holtreman: — Uma vez que fique intendendo toda a Camará que S.Ex.a confessa ser signatário du Procuração, em virtude da qual se fez a arrematação, e por consequência que e um doa Arrematantes, desisto do meu Requerimento.

O Sr. Rodrigues Sampaio, como Relator da terceira Commissão de Verificação dos Poderes, leu nm Parecer da metma Commissâo, que será trauscripto quando entrar em discussão.

O Sr. Presidente: — Este Parecer da Commissão será presente á Junta, quando se tractar da eleição de Beja.

O Sr. JEuaristo d' Almeida. — Mando para a Mesa a seguinte Declaração. (Leu).

O Sr. Secretario Avdlino: — A Declaração que acaba de fazer o Sr. Deputado, e uma espécie de censura IV i ta á Mesa, por ter apparccido o nome do Sr. Deputado no Diário do Governo, como havendo faltado ás Sessões; rnas declaro que não conhecendo todos o^ Srs. Deputados pelos seus nornes, não apontei no Caderno da chamada senão aquellcs que respondiam ; e já tiíiha pedido ao Sr. Presidente convidasse os Srs. Deputados que entrassem depois da chamada a communicarem-no á Mesa.

O Sr. Evaristo d" Almeida : — Não tive intenção alguma de fazer censura á Mesa, porque intendo que cila cumpriu o seu dever: somente desejo se saiba que não linha faltado ás Sessões, embora tenha vindo mais tarde.

O Sr. Jeremias Mascarenhas: — E unicamente para dizer que não compareci na Sessão de Segunda-feira por inço m modo de saúde.

O Sr. Presidente: — Na Sessão de Segunda-feira, estava em discussão o prazo que deviam durar os dois adiamentos apresentados acerca da eleição dos Srs. Costa Lobo, e Dias e Sousa; não se tomou deliberação alguma sobre o prazo que deviam durar esles .adiamentos, porque deu a hora, antes de & e ter (ornado alguma resolução; por consequência <_ pura='pura' que='que' no='no' tinha='tinha' júlio='júlio' momento='momento' mesmo='mesmo' se='se' dar='dar' hora.='hora.' discussão='discussão' continue='continue' pedido='pedido' dois='dois' palavra='palavra' a='a' necessário='necessário' os='os' ou='ou' em='em' gomes='gomes' eslava='eslava' sr.='sr.' o='o' p='p' votem='votem' adiamentos.='adiamentos.' esta='esta' parece-me='parece-me' agora='agora'>

O Sr. Júlio Gomes: — Sr. Presidente, de facto tinha pedido a palavra, e era para entrar na questão d'ordem que se debatia. As considerações que eu me propunha então apresentar a esta Junta Preparatória, parece-me que perderam a occasião; por isso lenho j.or melhor ceder da palavia.

O Sr. Presidente: — Repito que não ha Proposta alguma na Mesa relativa ao tempo que devem durai-os adiamentos que se venceram na Sessão passada.

O Sr. Júlio Gomes:—Pedi a palavra para propor que visto haverem-se hoje pedido rnais algum esclarecimentos sobre essa matéria, se fixe o termo dos dois adiamentos para depois de discutidos e ap-provados os Pareceres, e antes mesmo de se proceder á constituição da Camará. (Apoiados). Logo que acabe de se approvar a verificação dos Poderes, mas antes de a Camará se constituir, se tracte então dos assumptos que dizem respeito aos dois adiamentos, para que ate esse tempo os illustres Deputados eleitos continuem a funccionar do mesmo modo, antes de se resolver a sua questão, e sem ter necessidade de sair da Camará, Parece-me que corn a fixação deste termo se concluía tudo.

O Sr. José Estevão: — Sr. Presidente, parcce-mc que era melhor marcar um prazo para o adiamento, sem dependência da constituição da Camará, que pôde ser hoje ou amanhã, conformo a prolixidade das discussões; não devemos votar o adiamento sem um prazo certo: hoje e Quarta-feira, para Quinta-feira, ou Sexta-feira: mas e preciso um prazo certo e determinado.

O Sr. Dias e Sousa:—Eu não eslava presente na occasião em que o illustre Deputado o Sr. llol-trernan fez o Requerimento; e quando aqui cheguei, soube que tinha havido um Requerimento, em que se pediam esclarecimentos acerca da matéria que já aqui se locou, relativamente a mim, e a respeito de outro Sr. Deputado; c pedindo que se me mostrasse o Requerimento, vejo agora que se pediu esclarecimentos COMI o intento do illustrar mais os Membros desta Junta Preparatória, para entrar na questão; parece-me que elles estão suppridos por documentos que se devem reputar aulhenlicos, publicados no Diário do Governo. É verdade que o illustre Deputado st» lefere á Portaria de remessa, que não vern aí, mas não sirva islo de obstáculo para desde já se entrar nessa discussão, porque eu me compromelto a mostra-la aos Srs. Deputados que a queiram examinar: e faço esta declaração com toda a franqueza. Parece-me pois que não deve servir isso de motivo para que por mais tempo se protele a decisão sobro um negocio que tem tomado dimensões muito desagiadaveis e pessoaes. Mais adiamentos, não sei para que, Sr. Presidente. Depois do que se disse ha dois dias, parece-me que era melhor entrar-se desde já na discussão, do que meter mais tempo de permeio: se a questão tivesse sido proposta por outro modo, eu não hesitaria no adiamento, mas a questão foi apresentada por lal forma que se tornou realmente de mnila gravidade para as pessoas a quem diz respeito. Eu desejava e pedia á Junta Preparatória que attenda á declaração que fiz, porque a faço com toda a franqueza como costumo usar, como é próprio do meu caracter conhecido pelos aclos de mais de 20 annos da minha vida publica. Portanto npponho-me ao adiamento.

O Sr. Presidente: — Na Ssíoão passada resolveu-su que certas questões ficavam adiada*, mas não sedissn até quando; agora é necessário determinar o adiamento.