O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

57

da vontade geral; mettia-se de permeio um dia san-cto, e intendeu-se haver tempo bastante para considerar a questão.

O Sr. Fernandes Thomàs: — Eu desejo fazer uma Proposta, e e que a matéria do adiamento fique para depois de a Camará constituída: faço esla Proposta na convicção que tenho de que a primeira das necessidades actuaes é a constituição da Camará. Este acto naturalmente conclue-se em muito pouco tempo, se acaso ficar para depois da Camará constituída a questão que se adiou. Mando pois a seguinte Proposta para a Mesa (Leu-a).

PROPOSTA.-—» Proponho que a matéria dos dois Adiamentos fique para depois da Camará constituída . « — Fernandes Thomá%.

Eu desejaria muito satisfazer o Sr. Deputado que pertende íallar; mas intendo que é mais urgente a constituição da Camará ; e note-se que não é só elle a quem isto succede, é lambem ao Sr. Carlos Bento, cuja questão íicou para se tractor depois da Camará consumida.

Leu-se logo na Mesa a antecedente Proposta.

O Sr. Dias e Sousa: — Esta Proposta que eu mando, e em resultado do que disse antes (Leu, e é a seguinte)

PuorosTA. — « Proponho que se consulte a Junta se deve entrar 'desde já em discussão a matéria relativa ás duvidas acerca da proclamação dos Deputados eleitos de que se tem tractado. » — Dias è Sousa.

O Sr. Presidente: — Ha quatro Propostas. A do Sr. Dias e Sousa que equivale a requerer se dê por terminado já o adiamento das duas questões: a do Sr. Fernandes Thomaz que propõe que as duas questões adiadas fiquem para serem discutidas e resolvidas depois da Camará constituída: e ale'm destas duas Propostas, que foram mandadas por escripto, ha duas que'foram verbaes, c não sei se as compre-"hondi bem: senão as comprehendi, peço aos seusAu-ctores que corrijam alguma falta involuntária que eu cotrimetta na exposição delias; e por esta occasião dÍ£o que Propostas verbaes lêern muitos inconvenientes.— O Sr. Júlio Gomes pediu rerbalmente que o adiamento se intendesse com urn espaço tal que as duas questões fossem resolvidas antes de constituída a Camará, de maneira que esla Proposta é o contrario da do Si. Fernandes Thomaz ;—.e o Sr. José Estevão pediu que o adiamento fosse por dois dias — supponlio eu.

O Sr. José Estevão: — Eu não pedi cousa nenhuma. Quando se adia, naturalmente diz-se até que termo ; parece-me que não e conveniente pedir a uma Camará que intenda isto; e uma cousa sobre que senão questiona, está pedida.pelo Oenuense.

O Sr. Presidente:—Pois eu não me lembro do Genttense (Riso).

O Orador:— Eu^digo francamente a V. Ex.* que não fiz Proposta nenhuma, porque não quero embaraçar bs trabalhos da Camará com mais uma Proposta sobre uma cousa insignificantissim» ; não quero que lii esteja papel nenhum assignado por rnim.

O Sr. floltrcman:— Pedi a palavra só para dizer em referencia ao que acaba de enunciar o Sr. Deputado eleito por Castello Branco que o meu Requerimento pedindo esclarecimentos, foi approvado, e eu pedi os esclarecimentos, porque intendi que eram necessários para a discussão: parece-me poia que c uma Voi.. 1.°—JANEIRO— 18è2.

contradicçâo dizer que se passe á discussão sem chegarem os esclarecimentos.

O ST.. José Estevão: — Eu pergunto n V. Ex.% se a matéria das incòmpatibilidades dos Srs. Deputados foi dada hoje para ordem do dia ?

O Sr. Presidente: — Não foi.

O Orador: — Então, se não foi, não quero tirar a consequência.

O Sr. Presidente:—A questão e o termo do adiamento, que não se resolveu na Sessão passada, e que é preciso resolver agora.

Além das Propostas dos Srs. Dias e Sousa, Fernandes Thomaz, e Júlio Gomes, ha mais uma do Sr. Holtreman, para que os adiamentos terminem quando vierem os documentos que elle pediu.

O que me parece melhor e pôr em discussão a Proposta do Sr. Fernandes Thomaz, porque por occasião de se discutir, diz-se o que se quer dizer sobre a queseão, e vimos depois a uma conclusão. (Vozes: — As duas, a do Sr. Dias e Sousa lambem). Ficam pois em discussão ambas as Propostas.

O Sr. Cosia Lobo: — O Sr. Holtreman pediu esclarecimentos acerca de um objecto, não de dois, acerca de um Deputado eleito, não de dois; e por conseguinte parece-me que V. Ex.a não deverá in-volver os dois adiamentos em uma só Proposta. O Sr. Iloltreman ficou satisfeito corn as minhas declarações, e não pediu hoje mais esclarecimentos, e a mirn parece-me que os documentos, que mandei para a Mesa, hão de ser bastantes para S. Ex.a não querer mais nenhum. Ora por essa rasão parece-tne que V. Ex.B não devia propor conjunctaaiente ambos os adiamentos.

O Sr. Presidente:—-'As duas Propostas que eu tenho aqui, comprehendem os dois objectos.

Leu-se logo na Mesa também a scgvintc

PROPOSTA — M Proponho que as rnaleiias adiadas, fiquem depois de constituída a verificação dos poderes, tractando-se todavia antes da constituição da Camará « — Silva Sanches.

O Sr. Presidente: — Parece-mu quo o melhor modo de cortar as dificuldades, será deixar a resolução desta matéria para a ordem do dia de amanhã (Si-gnaes de desapprovação). '

O Sr. Dias e Sousa:—,Assim é que se inteeronjpe a ordem dos trabalhos, não se dirige: digo isto com muito sentimento. Estão duas Propostas em discussão; deixe V. Ex.a correr a discussão ale se votarem, e a Junta decidirá em sua sabedoria o que intender. São duas Propostas, vamos a ver a matéria delias. Na primeira Proposta, que é a mesma, diz-se: Que sã consulte cata Junta, se quer entrar já ern discussão a respeito da matéria relativa ás duvidas que têem apparecido sobre diversos Deputados eleitos; abrange todas, abrange lambem a do Sr. Carlos Bento, e a do Sr. D. Francisco de Almeida. A segunda é saber, qual o prazo até onde ha de acabar o adiamento. Qual tem pois a prioridade í Esta é que é a questão a tractar. Depois desta Junta resolver e votar, que deve entrar em discussão a matéria, fica a segunda Proposta fora da questão: se porém a Junta resolver, que não tem logar entrar agora em discussão esta matéria, como vejo que está inclinada a es?a opinião; depois desta votação então tem logar resolver, se ha de ser o prazo da Proposta do Sr. Júlio Gome?, ou se ha de ser o da Proposta do Sr. Fernandes Thomaz. ou se lia de aer adoptada ainda outra opinião,