O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

58

apresentada por um illustre Deputado por Lisboa, que era para sexta-feira É um prazo .definido r—O •iihislre Deputado não fez Proposta por escripto, mas avançou.esta idéa — Por tanto o prazo definido posterior para o adiamento e posterior á resolução, que esta Junta tem a tomar de -~- se deve já tractar-se do adiamento — só então e que ha de decidir-se-— se Ita de ser adoptada a Proposta do Sr. Fernandes Thomaz, ou a Proposta do Sr. Júlio Gomes — aquella para depois da Camará constituída, e esta para antes da Camará constituída, maç depois de acabada a discussão sobre as Eleições— Proposta muito mais razoável dó que a do illuslre Deputado, porque a, Proposta do illnstre Deputado (o Sr. Fernandes Thomaz) c pouco favorável aos Deputados eleitos, a respeito dos qnaes tem versado esta discussão, direi, ate' talvez de muita desconsideração depois do que se tem passado nesta Casa, e do que se tem dicto;. Por tanto eu proponho, que V. Ex,a ponlia á votação, se esta Junta quer entrar já na .discussão da maleria; se resolver que não, çnlâo c necessário resolver quando se ha de Iractar do adiamento. Está é a ordem natural, das ideas. •

O Sr. Presidente; — Eu o que sei dizer ao Sr, Deputado que acabou de falia v em resposta, á censura que me fez, c que todos estes Senhores lá fora me pedem que corte 'eu estas discussões que levam muito tempo. Ora.como esta Presidência ha de durar pouco tempo, o illustre Deputado deixará breve de me fazer censuras.

O Sr. Dias. e Sousa: •— Eu nào fiz censura a V. Ex.a Como Deputado eleito fiz algumas reflexões que tenho direito de fazer.

O Sr. Júlio Games: — Sr. Presidente, eu não teria duvida em annuir de boa vontade á Proposta do illustre Deputado que acaba de fallar, se por ventura não tivessem hoje sido pedidos uns poucos de documentos para a solução da mesma questão, em que desejo não entrar sem estar bastante habilitado para a discutir, e resolver com conhecimento de causa, e por isso não quero negar a nenhum outro esta mesma habilitação. Houve um illusíre Deputado que pediu documentos dos quaes intendeu que dependia a resolução desta questão, por consequência quero, antes que seja decidida, esperar que venham os documentos c entrar na appreciação deUes. É o motivo por que não animo á Proposta do illustre Deputado.

Agora quanto á Proposta do Sr. Fernandes Thomaz não posso dar-lhe annuencia de maneira nenhuma. As questões são, uma de elegibilidade, outra de perdi-mento de logar, ou de opção. São de elegibilidade as que dizem respeito aos Srs. Costa Lobo, e D. Francisco de Almeida. A de elegibilidade tracta-se necessariamente antes de constituída a Camará. Por que havemos nós de negar a este ou áquelle Senhor o tractar a sua questão d'elegibilidade antes da constituição da Camará tendo tractado a questão d'ele-gibilidade do Sr. Carlos Bento antes da constituição da Camará? (Apoiado) Parece-me pois que nós adiando esta questão para depois da constituição da Camará, damos logar a suppôr-se que fazemos dis-tincção de occasião para com os illuslres Deputados. Por tanto intendo que estas duas questões não podem deixar cie ser tractadas.antes da constituição da Gamara porque são questões d'elegibilidade, cia mesma naturpza de outra? de que esta Junta já se oe-cupou..

Resta agora a questão do Sr. Deputado eleito Bar-Iholomeu dos Martyres—.'Esta não e questão cTele-gibilidade por que o illustre Deputado era elegível inquestionavelmente, tivesse ou não tivesse aquelk Commissão. ou a acceitasse depois. Se aacceitou depois, e certo que não podia fazer-lhe mal para a sua elegibilidade por que ainda a não] tinha'; se a accei-tou antes, a questão e' de saber se perdeu o logar. E quando e' a occasião própria para saber se perdeu o logar, e antes ou depois de constituída a Camará ? Eu intendo que e quando se acabar de discutir a verificação dos Poderes ; por que se perdeu o logar, a questão está resolvida, nós não podemos occupar-nos cia questão do illustre Deputado; mas se não perdeu o logar, reduz-se a questão unicamente ao que ficou redusida a do Sr. Carlos Bento. Mas o illustre Deputado eleito, se por ventura a Junta resolver que não perdeu o logar, ha .de ser proclamado Deputado, ha de votar pela constituição da Camará, e ha de ter um praso.para declarar se opta pelo emprego de Commissão ou pelo logar de Deputado. Por conseguinte e'certo que a questão para se resolver convenientemente e'antes e não depois da Camará constituída. Eis aqui a razão por que não posso votar pela Proposta do Sr. Fernandes Thomaz, e voto pela minha,
Ora diz o meu illustrc Amigo o Sr. José Estevão — «Mas é preciso marcar um dia?j — O dia está marcado na minha Proposta; e apenas se possa concluir á verificação dos Poderes — e dêmos graças a Deos se hoje chegarmos a esta conclusão. E se amanhã estiverem cá os documentos pedidos, já o nobro Deputado tcni os dados precisos para em vista delles-se poder julgar habilitado para entrar na questão. Por conseguinte parece-mc que não pecca, a minha Proposta ern não estar fiaxdo um prazo.
O Sr. l)iq$ e. Sousa: — Sr. .Presidente, pedi a palavra não para interromper a ordem da discussão, e para talvez leval-a a um termo. Eu peço licença a esta Junta para retirar a minha Proposta, e faço minha a Proposta do Sr. Júlio Gomes. Como a minha Proposta está em discussão, por isso peço a V. Ex.a que consulte a Junta sobre se annue a que a retire.
Consultada a Junta annuiu ao pedido do Sr. Deputado.
O Sr. José Estevão: — Sr. Presidente, V. Ex.* tem a bondade de rne dize/ quantas Propostas ha na Meza.
O Sr. Presidente: — Ha três; inaj5 a do Sr. Dias e Sousa foi retirada, ficaram a cio Sr. Júlio Gomes, e Fernandes Thomaz.
O Sr. José íístei-ão:—Bem. Depois do bravo acontecimento que acabamos de presencear, cedo da palavra.