O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

60

c um alteslado do Chefe da Secretaria da Guerra, no qual diz, que este Senhor tern soldo, gratificação, e uma ração— por tanto, contra este Senhor é que não pôde haver duvida alguma, e se a Junta quer, a Commissão pôde já dar o se») Parecer.

Em quanto, pois, ao Sr. D. Francisco de Assis, parece-me que a Junta não pôde também deixar de tomar conhecimento, porque não pôde haver duvida alguma acerca do censo que elle tem, e porque já se fez o mesmo respectivamente ao Sr. Carlos Bento. (Uma voz: — Não se fez tal, e muito difTerenle).

O Sr. José E&te.vão: — Ordem do dia, ordem do dia.

O Orador: — A ordem do dia e esta. V. Fx.a quando bontem fechou a Sessão, disse—Que a ordem do dia era a continuação destas questões — e por consequência esta é a ordem do dia.

O Sr. Mendes Leal: — Sr. Presidente, parece-me que a Proposta, apresentada ainda agora, compre-hende simultaneamente três illustres Deputados, os Srs. D. Francisco de Assis, Barlholomeu dos Mar-tyresj e Costa Lobo.

O Sr. Presidente: — Nào comprehende senão dois, que são os Srs. Costa Lobo, e Barlholomeu dos Mar-tyres.

O Orndor: — Gomo se acabou de fazer allusão ao Sr. D. Francisco, por isso e que julguei que eram três.

O S. Presidente: — Não pôde haver allusão, porque ainda não ha Parecer a seu respeito.

O Ouador:—Também não linha pedido a pala-vra a respeito do Sr. I). Francisco, mas sim a respeito du Sr. Cosia Lobo. Eu vejo continuar a dis-cussâo n'mn pé, em que me parece, que não pôde progredir, porque o adiamento podido, respectivamente ao Sr. Costa Lobo, vem contrariar unia decisão tomada já pela Junta, a qual peço, que tome em consideração o que vou dizer. O fundamento ou mo-livo para o adiamento, que se quer apresentar quanto á capacidade do Sr. Costa Lobo, basêa-se sobre as circumstancias de ser Director de uma Compnnhia ; mas eu peço a esta Junta Provisória, que se lembre, que e.-^lá já tomada por ella uma decisão a respeito de outro illu^trc Deputado, que e lambem Director de uma Companhia. Ha outro illuslre Deputado por Lisboa, que e»lá MUS me.-rnas circunstancias. A Junta já tomou uma resolução a oste respeito, por consequência parcce-mo, que esta discussão não pôde con-linuar no pó em que tem estado atei agora.

Eu não faço senão chamar a allenção da Junta a este facto, para que depois não se possa dizer, que eMa é contradicloria.

ISão direi mais nada a este respeito. Mas quero protestar unicamente que nenhumas razões pessoaes me obrigam a tornar a palavra n'est.e sentido; e só sim, o receio de que esta Junta seja taxada de con-tradictoria : isto e, eu desejo que fique bem constatado que alguns dos Srs. Deputados que mais energicamente pediram o adiamento da questão do Sr. Cosia Lobo, são aquelles mesmos que tinham appro-vado já um caso análogo a este.

O Sr José Estevão:—- O que e que nós tínhamos upprovado l

O Orador.—Eu vou dizer ao Sr. Deputado: foi sobre o fundamento de que o Sr. Costa Lobo era Director d'u ma Companhia, que se propôz o adiamento da sua questão, ao passo que ha um illustre

Deputado eleito por Lisboa, e cuja eleição já foi approvada, que também e Director effectivo d'uma Companhia — da Companhia do Gaz.

N'estas circumstancias, eu proponho á Junta que fazendo distincção entre os diversos casos que se apresentam, se ponha á votação cada uni dos prasos em separado, por isso que são different.es, e por isso que e necessário se tome uma resolução em harmonia com o outro caso já decidido, e que está nas rnes-rnas circumstancias do Sr. Costa Lobo.

O Sr. Presidente: — O Sr. Deputado que acaba de fallar propõe que só vote ern separado sobro o praso do Sr. Cosia Lobo, e o do Sr. Bartholomeu dos Martyrcs (Pausa). Peço attenção. Não ha na Mesa senão esta Proposta do Sr. Júlio Gomes (Leu-se). Ha só esta Proposta; a Camará porem tem ouvido difíerontes opiniões, e ouviu agora ultimamente um Requerimento para quo se vote sobre as duas matérias adiadas ern separado e sobre o termo do adiamento. O Sr. Júlio Gomes propõe que cslis dois assumptos fiquem concluídos anlc» de r.onstitnida a Camará.

(fozes: — Votos, votos).

Posta logo d votação a Proposto, do Sr. Silva Sanchcs— foi approvada.

ORDEM DO DIA.

Discussão dos Pareceres sobre Kleiçòoí-.. Jtlciçâo de fiViCii.

Parle do Parecer da Segunda Comtn^sdo de Jrc-rificaçâo de Poderes, qnc vem transcri^ío na Senado de ante-houtern.

PA.itKCi.il.— te No Circulo df Vizeu não houve no Collegio Eleitoral, Protesto, duvida ou reclamação alguma; e foram eleitos os Sr?. Conde da Ponte por 104 votos, Júlio Gomes por 101, Barroso 102, João de Mello í)í>, Visconde de Almeida Garrelt por 90, considerável maioria de 145 Eleitores, que compareceram no Collegio. E pois a Commissão de parecer que sejam proclamados Deputados por aquellc Circulo, os Srs. Conde da Ponte, Julio Gomos, Joào de Mello, e Visconde de Almeida Gurrett, quo já apresentaram os seus diplomas. Apparece pelo Concelho de Mòos um Protesto contra a validade das eleições primarias ; o Collegio, porem, julgou-as válidas, c a Commissão intende que julgou bem, porque os motivos ponderados não são sufficientes, nem sufíicientementc provados. "