O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

61

vislo que lia um illuslre Deputado que foi eleito por mais de urn Circulo, e rião se sabe ainda se elle optará por elle, ou por outro, a illustre Commissão indague este negocio, e faça urri Parecer a fira de que se mande proceder a ella. Não sei se consta da Acta do Collegio Eleitoral que houve ou não esta eleição, corno também não sei se, não. obstante não liaver esta eleição, se apresentaram os Eleitores rio Collegio Eleitoral. Em qualquer dos dois casos, eu intendo que isto não inllue nada no resultado geral da eleição, porque a maioria que os quatro illustres Deputados eleitos obtiveram, era muitíssimo superior.

Ò Sr. Presidente: — O documento apresentado pelo Sr. Conde de Satnodães vai para a Secretaria u fim de ser examinado, e para ser tornado em consideração, se ror necessário tornar a funccionar este Collegio Eleitoral de Vizeu.

Foi logo approvado o Parecei- sobre o Circulo Eleitoral de Ti\cu—K em seguida proclamados Deputados, os Srs. Fitconde de Almeida Garrctt, Silva Sanchcs, Mello Soares, c Conde da Ponte.

O Sr. Presidente: — Segue-se o Parecer da Corn-missào que diz respeito ao

Circulo de Tondella.

E" o'seguinte

PAKKCIÍU.— « No Circulo de Tondella tanibeni as Commisíão .não achou na eleição de Deputados Protesto, ou reclamação que mereça especial menção, e julga por isso que deve ser proclamado Deputado por aquelle Circulo o Sr. José Caetano de Campos, que apresentou a sua procuração em forma. 11

Foi logo approvado— E cm seguida proclamado Dc/miudo o Sr. José Caetano de Campos.

Pas^ou-se ao seguinte

PAUECKII.— Senhores: A terceira Còmmissào de Verificação de Poderes, procedendo ao exame dos diplomas e mais papeis pertencentes ao Circulo n." '..10 do mnppa annexo ao Decreto Eleitoral de 20 de Junho ultimo, encontrou o seguinte

niSTKICTO DE SANTAUIÍM.

Circulo de Santarém.

Concelhos que concorrem á eleição........... 15

Assembléas parochiaes designadas........... 41)

Eleitores que lhes competiam............... 103'

Eleitores presentes á votação................ W

Maioria absoluta.......................... 50

Deputados a eleger................ ...,..... 4

Consta do apuramento dos votos neste-Collcgio, pela Acta da eleição, terem sido eleitos para Deputados da Nação Portuguesa em o 1." escrutínio,

os Srs.

Manoel da Silva Passos.....................87

António César de Vasconcellos Corrêa.........81

José da Silva Passo j........................81

Barão d'Almeírim.........................; 71

Houve mais 10 votados de 17 votos até 1; Não comparecendo 2 Eleitores por causa de moléstia.

V n i,. .1."— J A * K i u o — 18 59.

Ausentou-se l do Collegio pelo mesmo motivo.

Faltou l dó Pontevel, Concelho do Cartaxo, por não se ter feito a eleição por falta de pessoas.idóneas para compor a Mesa.

Não apresentou l J i leitor o seu diploma no principio da formação do Collegio, rnas apresentou-o antes de,concluída a eleição.

Não apresentou outro Eleitor o seu, rnas reconhecendo o Collegio pelo exame das Actas origU naes a identidade da pessoa, adrnittiu-os ambos a votar.

A Comrnissão, examinando as Actas e mais papeis das Assembléas Primarias de que se compôz este Collegio, achou-os ern tudo regulares.

A Còmmissào e por tanto de parecer que a eleição pelo Circulo eleitoral de Santarém se deve julgar válida ;

E tendo igualmente a Còmmissào examinado os diplomas dos Deputados eleitos, que lhes foram presentes, e que achou legaes, é de parecer que sejam proclamados Deputados os Srs. Manoel da Silva Passos, António César de Vasconcellos Corrêa, José da Silva Passos, Barão de Almeirim.

Sala da Commissão, 26 de Dezembro de 1851.— Francisco de Paula de s/guiar Oltolini (Presidente) — António Rodrigues Sampai/o (Relator) — sintonia Xavier Rodrigues Cordeiro — Custodio lie,-bcllo de Carvalho — José Maria de Casal Ribeiro (Secretario).

Foi logo approvado — E cm, seguida proclamados Deputados os Srs. Passos (Manoel), César de f/asconcellos, Passos (José} e Barão d Almeirim.

Pastou-se ao seguinte

PARECKR.— Senhores: A vossa Commissão, procedendo ao exame dos diplomas e mais papeis pertencentes ao Circulo 31 do rnappa annexo ao Decreto Eleitoral de 20 de Junho ultimo, encontrou o seguinte

mrnucTO n K SANTARÉM.

Circula de Thomar.

Concelhos que concorrem á eleição............ 7

Assembléas Parochiaes designadas............35

Eleitores que lhes competiam.................66

Eleitores presentes á votação.................64

Maioria absoluta...........................33

Deputados a cloger......................... 3

Consta do apuramento dos votos neste Collogio, segundo a Acta da eleição, terem sido eleitos para Deputados da Nação Portugueza, no 1.° escrutínio

Os Srs. Elias da Cunha Pessoa, com.....56 votos

António Yaz da Fonseca e Mello. 5L2 •>•> José da Silva Passos............51 »'

Houve oito mais votados desde 5 votos ate 1.

Não houve eleição na Assemblea dos Casaes, Concelho de Thomar, porque se extraviaram na véspera do dia da eleição os papeis respectivos. .

O Collegio Eleitoral desattendeu os Protestos c reclamações que se achavam nas Actas das Assembléas Primarias; a saber: