O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

da Ser.ru, níio só .por terem ;voUido em si os dois Candidatos Bernardo António da Silva, o João da Cosia Carvalho; mas Lambem por Lerem entrado muitas listas na urna, sem irem á mão do Presidente; por entrar na urna uma lisla.do Joaquim Simões, quando na relação dos recenseados se achava designado João Anlonio, c finalmente, porque os Membros da Mesa Eleitoral não estiveram sempre permanentes, tendo-se levantado delia todos elles, por difforenles vezes:

O de Rodrigo Poreira Mendes, Eleitor da Fre-«•uezia de S João Baptista de Thomar, que protes-lava contra a validade e resultado da eleição da mes-ma AsstíJíiblea, com o fundamento de que, determinando a Lei, que o cofre em que se guardam as lis-las e papeis eleilorues d'u m para outro dia, por não se poderem concluir no primeiro os trabalhos, fosse guardado com segurança, o mesmo cofre linha sido publicamente conduzido para casa do Presidente da Asseniblea, que era lido publicamente como Can-,«1 ida Io a Eleitor, por exigências que li/o rã m alguns votiinl.es ;

O de Manoel de Bastos Ferreira. Eleitor recenseado pela Freguexia de Frexianda, que protestava contra a validade da mesma Assemblea, por não se -ter constituído a Mesa á hora marcada na Lei, e poise ler admitlido uma lista que não continha a Fre-guezia a quo o Eleitor pertencia.

A Conimissao menciona estas reclamações c Protestos para que fique bem evidente o escrúpulo com que correu todo o Processo Eleitoral.

A. Lii 'Cu iiiSiíilH.iii uC lei" siu» g ii

casa do Presidente, u pedidn Eleihues. dccla-rando-se depois na Acta, <_ c='c' cofre='cofre' lê-i='lê-i' o='o' ue='ue' se='se' nicbiuo='nicbiuo' achavam='achavam' reclamarão='reclamarão' papeis='papeis' sem='sem' je='je' signal='signal'>m sido abortos, não podo de modo algum infirmar o Processo Eleitoral.

íSão ha duvidti que u* A->sembiea da Frexianda niio começaram 05 trabalhos ás nove horas, mas sim ás dez, como consta da respectiva Acta. li começaram a esta hora por não eslaiem prementes l>astanles Eleitores, que depois concorreram, faltando apenas 3í) de 120 que eram os recenseados, o que lira toda a suspeita de monos boa fé e de sinceridade no acto eleitoral.

O Collegio Eleitoral do Thotnar, drsattcndendo estes Protestos e reclamações, cumpriu a Lei, que só pôde fulminar as fraudes, irregularidade* e violências que. viciam a representação.

A Commissão, passando depois n examinar as Actas das AsM-mbleas Primarins sobre as quaes não houve Proles l o nem reclamação, çnconlrou-as todas sem ir-• eguIanJadeè que as tornasse illegaes, e a máxima parte .delias portei lamente regularcr. Cornludo devem exceptuar-se desta regra as Actas das Assembleas dos linvjencjos, Q a de li, i o de Moinhos.

Em .quanto á primeira (u dos l.invend.os) nota-so qu« n Actii.da eleição, conjeça o relatório dos trahn-Ilios da Mesa definiliva, mandando o Presidente cou-tar as jislas que se achavam na ,iirna sem haver declaração pre'vium(iNt<í que='que' de='de' no='no' sein='sein' íum='íum' geral.='geral.' luas='luas' deviam='deviam' interior='interior' decorreram='decorreram' lei='lei' recebida='recebida' nlem='nlem' declarar='declarar' ia='ia' an-niinçjai='an-niinçjai' sem='sem' conter='conter' a='a' ser='ser' e='e' chamada='chamada' nome='nome' d.4='d.4' todas='todas' _.quo='_.quo' dejjuis='dejjuis' o='o' p='p' cue='cue' as='as' pertencesse='pertencesse' jicras='jicras' hplas='hplas' islus.='islus.' freue='freue' falias='falias' lileitor='lileitor' da='da'>

Km quanto á segunda (a de Rio de Moinho--) nota-se que as descargas no Caderno do Rmíusoainento por moio de uma ITIIX («í<_ nà='nà'> por iwjo

do appe.llido do Escrutinodor e Secretario; e que dizendo-se na Acta que .as .listas encontradas na uma eram 54, e que conferiam ,com as notas da descarga doa volantes,-não é exacta esta asserção, pois que em ambos os Cadernos só apparecem 40 volantes com a nula da descarga .por meio do signa.l da ciuz. Nota-se mais que a Acta da inslallação da Mesa e assignada só pelo Presidenle, faltando n assignatura de todos os Mesarios. E nola-se finalmente que appanece uma outra Acta, cujo fim e destino se ignora, na qual também se declara quem foram os votados, dizendo-se assignada por Iodos os Memlxros da Mesa, quando só leu» a nssignatura do Presidente e de mu dos Secretários.

Considerando a Commissão que as pequenos irregular idades, q.ue apparecem ern muito poucas Aclas, não contrariam nem affeclam a sinceridade do acto eleitoral;

Considerando que as duas ultimas Actas (a de Kn-vemios e de Rio de Moinho^) estuo radicalmente nul-ia-, porque n'uma faliam declarações e.-senciaes, ()u<_ iui='iui'> se podem preleiir, port|ue icspeilam as formalidades igualmenle essenciaes que nào se podem presumir nem suppiir, e porque na outra ha provas evidentes de falsidade e fiaude, cpie infirmam l(jdo o acto em que se comniellern :

Considfiando (jue assim mesmo o Depulndo eleito menos votado obteve no l.° escrutino 51 votos, quando a maioria absoluta era de 3.'<_ ii='ii' de='de' iie='iie' os='os' diploniiis='diploniiis' iicllí='iicllí' dos='dos' julgai='julgai' votos='votos' devem='devem' tag0:_='jih:_' se='se' cujos='cujos' diiiius='diiiius' fóuna='fóuna' das='das' nem='nem' hleiiores='hleiiores' us='us' _='_' xmlns:tag0='urn:x-prefix:jih'> eleições, soou; que h

A (Commissão i? de paiecer, que a eleição «In Circulo Elcjloud de Thomar se dev.e julgar válida ; « (pie teui.lu apresentado os Deputados eleitas os seus diplomas, (juc; s<_ _1orlngue='_1orlngue' a='a' ser='ser' pessoa='pessoa' silva='silva' os='os' e='e' josé='josé' legaes='legaes' antónio='antónio' srs.='srs.' devem='devem' vaz='vaz' p='p' passos.='passos.' elias='elias' deputados='deputados' acham='acham' mello='mello' fonseca='fonseca' cunha='cunha' nação='nação' da='da' proclamados='proclamados'>

E no caso de ter tle procedo r-se neste Circulo a eleições parciaes de Deputados pelos mesmos Eleitores, que o fórum na eleição geral ;

ACominis>ào e lambem de parecer que si;julguem u declarem nullas as eleições das Assembleas Primarias d'linv(M)dos, e de Rio de Moirdios, procedendo-se nellas a nova eleição, assim como á da Assemblea 1'iimaria dos Cusaes, que se não verificou pelo dt-s-.caminlio dos papeis.

Sala da Commissão, 2(5 de Dezembro de HJÓ1.— /

l'\>i logo apjwfivado— E cm seguida proclamados JJe/niludos os Srs. — Cunha Pessoa, Vaz da Fonseca, e Passos (Jo5eV

Pastou-$c ao seguinte