O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

JUNTA PREPARATORIA

Presidencia do exmo. sr. João Ribeiro dos Santos (decano)

Secretarios - os exmos. srs.

Antonio José Lopes Navarro
Henrique da Cunha Matos Mendia

SUMMARIO

Deu-se conhecimento do um officio do ministerio do remo. - Os srs. Santos Viegas, Teixeira de Vasconcellos, Moraes de Carvalho, João Arroyo, Arouca, Pereira Lopes e Moraes Machado, mandam para u mesa, por parte das respectivas commissões, pareceres sobre os processos eleitoraes o pedem dispensa do regimento para que se discutam. - A junta annue. - Os srs. Pedro Roberto, Ponces de Carvalho, Albino Montenegro, Agostinho Lucio e Gonçalves de Freitas apresentam diplomas do deputados eleitos. - São lidos na mesa, e seguidamente approvados sem discussão os pareceres relativos ás eleições dos circulos n.ºs 29, 81, 82, 83. 86, 93, 58. 63, 64, 90, 95, 30, 84, 141, 14, 13, 8, 17, 37, 7, 1. 22, 23, 21, 5, 26, 27, 67, 65, 55, 43, 41, 10, 32, 35, 25, 11, 36, 72, 73 e 24. - O sr. Gonçalves de Freitas manda para a mesa um requerimento de interesse publico. - O sr. Moraes de. Carvalho apresenta o parecer da terceira commissão sobro a eleição do circulo n.º 31, para sor impresso.

Abertura da sessão - As tres horas da tarde.

Presentes á chamada - 87 srs. deputados.

Acta - Approvada sem reclamação.

EXPEDIENTE

Officio

Do ministerio do reino, participando que o sr. deputado eleito pelo circulo n.° 89 (Beja), o conselheiro Julio Marques de Vilhena, foi nomeado, por decreto de 10 de julho do corrente anno, director geral do administração politica e civil no ministerio do reino e secretario geral do mesmo ministerio.

Á commissão de verificação de poderes.

REQUERIMENTO DE INTERESSE PUBLICO

Requeremos que, com urgencia, seja satisfeito o pedido do illustre deputado por Lisboa com respeito aos documentos relativos á eleição da Madeira, pedido feito na sessão de 17 do corrente. = P. M, Gonçalves de Freitas = João Augusto Teixeira.

Enviado á secretaria para expedir.

O sr. Santos Viegas : - Por parte da terceira commissão de verificação de poderes, mando para a mesa os pareceres ácerca das eleições dos circulos n.º 90 (Odemira), n.° 95 (Silves), n.° 93 (Villa Real de Santo Antonio), n.° 82 (Santarem), n.° 81 (S. Thiago do Cacem), n.° 83 (Cartaxo), e n.° 86 (Abrantes).

Peço a v. exa. que tenha a bondade de consultar ajunta preparatoria, sobre se, dispensando o regimento, permitte que entrem desde já em discussão.

Assim se resolveu.

O sr. Teixeira de Vasconcellos: - Pedi a palavra para mandar para a mesa dois pareceres da terceira commissão de verificação de poderes, ácerca das eleições dos circulos n.º 84 (Torres Novas) e 141 (Loanda); o como nos respectivos processos não apparece reclamação alguma, pedia a v. exa. que consultasse a junta preparatoria sobre se permitte que entrem, desde já em discussão.

Assim se resolveu.

O sr. Pedro Roberto: - Mando para a mesa o meu diploma e o do sr. barão de Ramalho, como deputados pelo circulo de Angra.

A respectiva commissão.

O sr. Moraes Carvalho: - Mando para a mesa, por parto da primeira commissão de verificação de poderes, os pareceres ácerca das eleições dos circulos n.ºs 29 (Marco e Canavezes), 30 (Penafiel), e 32 (Bouças).

Peço tambem a v. exa. que consulte a assembléa sobre só permitte que estes pareceres entrem desde já em discussão, visto não haver sobre elles reclamação alguma.

Assim se resolveu.

O sr. João Arroyo: - Por parte da segunda commissão de verificação de poderes mando para a mesa os pareceres relativos aos processos eleitoraes dos circulos n.0810 (Povoa de Lanhoso), 41 (Cantanhede), 43 (Montemór-o-Velho), 55 (Moimenta), 58 (Pinhel), 63 (Covilhã), 64 (Idanha a Nova), 65 (Fundão), 67 (Figueiró dos Vinhos), 72 (Alemquer), e 73 (Torres Vedras).

Peço a v. exa. que tenha a bondade de consultar a assembléa se permitte que estes pareceres entrem desde já em discussão, dispensando-se para este fim o regimento.

Assim se resolveu.

O sr. Arouca: - Mando para a mesa dois pareceres da primeira commissão do verificação de poderes, ácerca das eleições dos circulos n.ºs 35 (Feira) e 36 (Arouca).

Peço a v. exa. que consulte a junta preparatoria se permitte que estes pareceres, que nenhumas duvidas offerecem, entrem desde já em discussão.

Assim se resolveu.

O sr. Ponces de Carvalho: - Mando para a mesa o diploma do sr. deputado, eleito pelo circulo do Moimenta, Luiz Ferreira de Figueiredo.

A respectiva commissão.

O sr. Pereira Leite: - Por parte da primeira commissão do verificação de poderes mando para a mesa os pareceres sobre as eleições dos circulos n.ºs 7 (Barcellos), 8 (Guimarães), 13 (Celorico de Basto), 14 (Villa Real), 17 (Valle Passos) e 37 (Oliveira de Azemeis).

Peço a v. exa. que tenha a bondade de consultar a assembléa sobre se permitto que entrem desde já em discussão estes pareceres, a respeito da quaes não ha reclamação alguma.

Assim se resolveu.

O sr. Firmino Lopes: - Por parte da segunda commissão de verificação de poderes mando para a mesa os pareceres ácerca das eleições dos circulos n.ºs 1 (Vianna) o 5 (Braga), que concluem pela approvação das mesmas eleições.

Peço para serem desde já postos em discussão, dispensando-se para isso o regimento.

Assim se resolveu.

O sr. Moraes Machado: - Mando para a mesa os pareceres da segunda commissão de verificação de poderes ácerca das eleições dos circulos n.ºs 21 (Moncorvo), 22 (Mirandella), 23 (Mogadouro), 24 (Porto), 25 (Villa do Conde), 26 (Santo Thyrso) e 27 (Felgueiras).

3