O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

JUNTA PREPARATORIA

3.ª SESSÃO EM 6 DE ABRIL DE 1887

Presidencia do exmo. sr. Julio Cesar de Faria Graça (decano)

Secretarios os exmos. srs.

José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral
José Maria de Oliveira Matos

SUMMARIO

Officio do ministerio do reino, acompanhando, por copia, um auto relativo á maioria da assembléa do apuramento do circulo eleitoral de Alijó. - Apresentação de pareceres das commissões de verificação de poderes. - Dispensada a sua impressão, são lidos e successivamente approvados sem discussão.

Abertura da sessão- Ás duas horas e tres quartos da tarde.

Presentes á chamada- 64 srs. deputados eleitos, entrando mais alguns durante a sessão.

Acta - Approvada sem reclamação.

EXPEDIENTE

Officio

Copia.- Ministerio do reino. - Direcção geral de administração politica e civil. - 1.ª Repartição. - Fl. 19.- N.° 5. - Illmo. e exmo. sr.- Tenho a honra de remetter a v. exa., para os effeitos convenientes, a copia inclusa do auto mandado levantar pelo administrador do concelho de Alijó no dia 13 de março ultimo, ácerca do procedimento da maioria da assembléa de apuramento da eleição do deputado, a que se tinha procedido no dia 6 do referido mez.

Deus guarde a v. exa. Secretaria d'estado dos negocios do reino, em 5 de abril de 1887.- Illmo. e exmo. sr. presidente da junta preparatoria da camara dos senhores deputados da nação portugueza. = José Luciano de Castro.

Á commissão.

O sr. Oliveira Valle:- Mando para a mesa o parecer da primeira commissão de verificação de poderes sobre as eleições dos círculos n.ºs 1, 4, 5, 22, 25, 25-A, 28, 29 e 31.

Peço a v. exa. que se digne consultar a junta sobre se dispensa a impressão para que estes pareceres possam entrar desde já em discussão, visto que nos respectivos processos eleitoraes não houve protestos nem irregularidades.

O sr. Simões Ferreira:- Mando para a mesa o diploma do sr. deputado eleito por Lisboa, Julio José Pires.

Á commissão.

O sr. Eduardo José Coelho:- Mando para a mesa os pareceres da segunda commissão de verificação de poderes sobre as eleições pelos circulos n.ºs 47, 49, 50, 52 e 54.

Requeiro a dispensa do regimento para estes pareceres entrarem desde já em discussão.

O sr. Vicente Monteiro:- Mando para a mesa os pareceres da segunda commissão sobre as eleições pelos circulos n.ºs 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87 e 92.

Requeiro tambem a dispensa do regimento para entrarem desde já em discussão.
O sr. Pedro Monteiro:- Mando para a mesa os pareceres da segunda commissão sobre as eleições pelos circulos 77, 78, 79 e 80.

Faço requerimento igual ao dos meus collegas para dispensa do regimento.

O sr. Francisco José Machado:- Por parte da terceira commissão de verificação de poderes, mando tambem para a mesa pareceres sobre as eleições de diversos circulos, e requeiro dispensa do regimento para entrarem desde já em discussão.

O sr. Presidente:- Consulto a junta sobre se dispensa o regimento, conforme foi requerido por parte das commissões, para que todos os pareceres mandados hoje para a mesa possam entrar em discussão.

Dispensou-se o regimento.

O sr. Presidente:- Vão ser lidos os pareceres.

PARECER N.° 42

Circulo n.° 1 (Vianna do Castello)

Senhores - A vossa commissão de verificação de poderes examinou o processo da eleição a que se procedeu no circulo n.° 1 (Vianna do Castello), ácerca do qual tem a honra de apresentar-vos o seguinte parecer:

Circulo n.° 1 (Vianna do Castello)

Obtiveram os cidadãos:

Ernesto Julio Goes Pinto .... 9:589 votos
José Maria Rodrigues de Carvalho .... 9:425 votos
Manuel Affonso Espergueira .... 9:329 votos
Manuel Pinheiro Chagas .... 5:713 votos

O acto eleitoral correu com regularidade e porque os cidadãos mais votados obtiveram a maioria legal e apresentaram os seus diplomas em devida fórma, é a vossa commissão de parecer que taes eleições sejam approvadas e proclamados deputados os cidadãos Ernesto Julio Goes Pinto, José Maria Rodrigues de Carvalho, Manuel Affonso Espergueira e Manuel Pinheiro Chagas.

Sala das sessões da primeira commissão, 5 de abril de 1887.= José Maria de Andrade = Antonio Lucio Tavares Crespo = Baptista de Sousa = A. Fonseca = Alfredo Pereira = Dr. Oliveira Valle, relator.

Approvado sem discussão.

PARECER N.° 43

Circulo n.° 4 (Caminha)

Senhores.- A vossa commissão de verificação de poderes examinou o processo da eleição a que se procedeu no circulo n.° 4 (Caminha), e sobre elle dá o seguinte parecer:

Circulo n.° 4 (Caminha)

Numero dos votantes, 3:647.

Listas brancas, 2.

Lista inutilisada, 1.

Numero real de votos, 3:644.

Obtiveram os cidadãos:

Miguel Dantas Gonçalves Pereira .... 2:451 votos
José da Cunha Navarro de Paiva .... 1:181 »

4