O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 23 DE ABRIL DE 1890 25

Na quinta assembléa 154 votos
Na sexta assembléa 525 "

O que somma relativamente ao primeiro 1:696 votos.
E relativamente ao segundo 1:691 votos.
Sala da segunda commissão de verificação de poderes, em 23 de abril de 1890. = Ferreira de Almeida = Antonio Teixeira da Sousa = Sergio de Castro.
Foi approvado sem discussão.
Leu-se mau o seguinte:

PARECER N.° 47

Circulo n.º 69 (Caldas da Rainha)

Senhores.- Á vossa terceira commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral do circulo n.° 69 (Caldas da Rainha), e examinando esse processo, verificou que a assembléa de apuramento contou votos, pela fórma abaixo indicada, aos seguintes cidadãos:

Francisco José Machado, capitão de artilheria 4:022 votos
Mem Rodrigues de Vasconcellos 3:792 "
Bernardino Pereira Pinheiro 24 "

Como, porém, ha junto a este processo alguns protestos apresentados em algumas assembléas primarias e na do apuramento, e foi requerido por mais de quinze deputados eleitos que o processo eleitoral fosse enviado ao tribunal especial, creado pela lei de 21 de maio de 1884, nos termos do artigo 11.°, é a vossa commissão de parecer que este processo seja effectivamente enviado ao referido tribunal para ser julgado no praso de trinta dias.
Sala da commissão, em 23 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = Manuel Vieira de Andrade = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso = José Joaquim de Sousa Cavalheiro = Joaquim Ignacio Cardoso Pimenta.
Foi approvado sem discussão.
Leu-se em seguida o seguinte:

PARECER N.° 50

Circulo n.° 75 (Cintra)

Senhores.- Foi presente á terceira commissão de verificação de poderes o processo eleitoral do circulo n.° 75 (Cintra), e ella, examinando-o, verificou que o numero total de listas entradas nas diversas urnas foi de 4:608, e o numero real de votos 4:601, sendo votados os seguintes cidadãos:

Antonio Maximo de Almeida Costa e Silva 2:536 votos
Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazzioti 1:795 "
Bernardino Pereira Pinheiro 167 "
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 6 "
Julio Carlos de Abreu e Sousa 3 "
Feliciano Gabriel de Freitas l "

E como junto ao processo ha dois protestos apresentados na assembléa de apuramento, e foi requerido por mais de quinze deputados eleitos, que este processo fosse enviado ao tribunal especial, creado pela lei de 21 de maio de 1884, nos termos do artigo 11.°, é a vossa commissão de parecer que se defira a este requerimento, sendo o processo enviado áquelle tribunal, para ser julgado no praso de vinte dias.
Sala da commissão, em 23 de abril de 1890.= Joaquim Teixeira Sampaio = Manuel Vieira de Andrade = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso = José Joaquim de Sousa Cavalheiro = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Foi approvado sem discussão.
Leu-se mais o seguinte:

PARECER N.° 54

Circulo n.° 85 (Thomar)

Senhores.- A vossa terceira commissão de verificação de poderes examinou o processo da eleição que se verificou no circulo abaixo indicado e ácerca d'elle tem a honra de apresentar o seguinte parecer:

Circulo n.° 85 (Thomar)

Numero total dos votantes, 7:545.
Distribuidos da fórma seguinte:

Eduardo de Jesus Teixeira 5:683 votos
Dr. Joaquim Antonio Jacinto 671 "
Guilhermino Augusto de Barros 301 "
José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral 287 "
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 201 "
Francisco José de Medeiros 200 "
Bernardino Pereira Pinheiro 150 "
José Augusto Correia de Barros 51 "
Francisco Felisberto Dias Costa .2 "

E não tendo havido protestos, nem reclamações, por ter corrido regular o acto eleitoral, é a vossa commissão de parecer que seja proclamado deputado o cidadão mais votado, Eduardo de Jesus Teixeira, o qual apresentou o seu diploma em fórma legal.
Sala das sessões da terceira commissão, em 22 de abril de 1890.= J. T. Sampaio = José de Vasconcellos Mascarenhas Pacheco = José de Sousa Cavalheiro = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Foi approvado sem discussão.

O sr. Presidente:- Não ha mais pareceres sobre a mesa.
Ámanhã ha trabalhos em commissões. Na sexta feira continuarão os trabalhos de verificação de poderes.
Está levantada a sessão.
Eram quatro horas e meia da tarde.

O redactor = Sá Nogueira.