O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Por isso bem desejaria elle, orador, que nesta occasião, uma voz, que não fosse publica como a sua, se fiz esse ouvir.

Por sua parte, não pode prestar mais do que uma ligeira homenagem á consagração que, em palavras mais brilhantes e vibrantes, ha de ser ainda feita por parte de outros illustres oradores, como já o foi, por parte do nobre Ministro da Guerra.

Mousinho de Albuquerque era uma intelligencia clara, animada por uma vontade poderosa, secundada por uma energia intemerata.

Todas estas qualidades conjugadas tornariam grande um homem em toda a parte, fosso qual fosse o modo de vida que elle adoptasse.

Tinha Mousinho do Albuquerque de seguir a carreira militar. Chamavam-o para isso as tradições honrosas de sua familia, em que houve horoes, que só pela liberdade viveram e só pela liberdade morreram. (Muitos Apoiados).

Mas ainda sem estas tradições de familia, outras qualidades especiaes de Mousinho de Albuquerque, juntas ao seu valor e coragem seguramente o fariam seguir a carreira das armas.

Foi nessa carreira, foi na nobre familia militar, de que elle era um dos membros mais illustres e mais queridos; foi licita carreira que elle tanto exaltou, e que fez com que fosse o orgulho de todos os seus camaradas o collegas; foi sobretudo nella, como guerreiro, que o nome de Mousinho de Albuquerque ficou, e ficará para sempre, nas paginas da historia de Portugal. (Vozes: - Muito bem).

É certo que a boa sorte o auxiliou para poder desenvolver, em beneficio do seu país, todas as qualidades extraordinarias, que possuia; mas Mousinho de Albuquerque não esperava que a sorte o procurasse; ia elle mesmo procurar ser util ao seu país; e onde visse a bandeira nacional em perigo, ahi estava elle, para mais a levantar.( Apoiados).

Talvez para ninguem é tão verdadeiro, como para Mousinho de Albuquerque, este lemma: A luta e a alegria, é a vida; o marasmo, o descanso, é o aborrecimento; é, talvez, a morte.

ousinho de Albuquerque era, como militar, dotado de um golpe de vista rapido. Com precisão extraordinaria conhecia e via as manobras dos seus adversarios; e com grande, energia e bravura lutava immediatamente. Todavia, apesar do seu extraordinario arrojo, tinha, mesmo nas occasiões criticas, uma extraordinaria prudencia. Nunca envolvia os seus soldados em operações secundarias, mas, no momento de crise e de perigo, desenvolvia, então, toda a sua intemerata energia. (Apoiados}. E era nesse momento extraordinario que elle, com o exemplo de seu alevantado valor, fazia com que a victoria voltasse naturalmente para o seu lado. (Vozes: - Muito bem).

Taes eram as qualidades militares de Mousinho de Albuquerque. Foi com ellas que principalmente se distinguiu na segunda campanha de Gaza, na batalha dos Namarraes. Foi ahi que se viu o que podia e valia a tatica e a coragem de Mousinho de Albuquerque. A victoria era decisiva, relampejante; representava o arranco indomito das forças portuguesas. (Vozes: - Muito bem).

Mas não foi principalmente a campanha contra os Namarraes, que distinguem Mousinho. O que mais veiu reavivar a alma nacional, e fez vibrar o coração de toda a nação, foi Chaimite, feito extraordinario; tão grande em si, que quasi parece ter sido exclusivamente talhado, para fazer salientar bem as altas qualidades da energia intemerata d'esse grande heroe. (Vozes: - Muito bem).

Não houve, então, um unico combate; mas para nacionaes e estrangeiros, é considerada como a façanha mais heroica dos ultimos tempos. (Apoiados geraes.)

É de Chaimite que são a historia militar moderna, trazendo-nos á idéa esses heroes dos tempos antigos, que levantaram, no seculo XVI, a nação portuguesa ao apogeu de toda a sua gloria, alcançando para ella um imperio, nunca até então conquistado. (Vozes: - Muito bem).

Foi ahi que Mousinho de Albuquerque pôde mostrar nos o prototypo verdadeiro da energia e grandeza, dedicadas ao progresso da sua patria.

Mas foi esse feito só util á grandeza do nome militar? Não; foi tambem de grande alcance politico para a Nação.

stava assediada a Africa por ambições entranhas; e, succumbir perante a audacia criminosa de cafres revoltados, seria uma ignominia para o nome português.

Foi então necessario fazer se um appello á coragem e valentia do exercito português, e esse appello não falhou. Foi naquellas regiões que o soldado português mais uma vez se manifestou digno successor do soldado de outros tempos. (Vozes: - Muito bem).

Nem as difficuldades do territorio, nem as febres, nem os pantanos, nem as perdas numericas, impediram que a campanha fosse a mais notavel dos ultimos tempos. (Apoiados).

Estava concluida a victoria; era necessario concluir a paz.

Era necessario um pouco mais: firmar o nosso dominio.

Era necessario, indispensavel, deixar a espada e substitui-la pelo alvião e pela charrua.

Veio então Chaimite, e com elle se realizaram esses factos.

A segunda campanha de Gaza foi determinada pela necessidade immediata do vingar a vida de um distincto official português, e de quatro soldados que o acompanhavam.

A gloria militar surgiu, mas era necessario dar principio á gloria e ao desenvolvimento da provincia. Abriu-se, então, mais um caminho para o interior do sertão; mais uma communicação para o desenvolvimento economico d'aquella região. (Vozes: - Muito bem).

Taes são os factos que honram o exercito português de terra e mar, salientando-se, porem, o vulto heroico do Mousinho de Albuquerque.

Agora, que elle, orador, esboçou, em traços leves e largos, o vulto d'aquelle heroe, pouco mais lhe resta a dizer.

Mousinho de Albuquerque deixa um nome illustre, que ficará gravado nas paginas mais brilhantes da historia militar portuguesa, para gloria dos que o acompanharam em vida, e para exemplo e incitamento dos que vierem depois.

Ninguem, com mais dedicação, serviu a patria, que elle tanto honrou, as instituições e o proprio Rei, que tanto o distinguiu com a sua amizade.

Curva-se, pois, respeitoso e reverente, elle, orador, perante esse nome e perante esse heroe da nossa patria, associando-se, em nome da maioria da Camara, ao voto de sentimento quo foi proposto (Muitos apoiados); porque esse voto do sentimento é, ao mesmo tempo, a significação do sentimento, da dor e da magua, que neste momento compunge toda a nação portuguesa. (Apoiados).

Feitos tão extraordinarios, serviços tão superiores, em beneficio da patria, não se fizeram sem sacrificio das commodidades de casa e da propria vida.

E em conjuntura nenhuma elles serão mais apreciados do que na actual, votando-se a proposta do Sr. Ministro da Guerra. (Apoiados).

Circumstancias tem havido em que se teem dado casos, semelhantes; mas seguramente nenhuma se tem importo mais de que a actual, quando se trata de celebrar os enormes serviços de Mousinho de Albuquerque.

Propõe, portanto, que seja dispensado o Regimento, a fim de que a proposta, apresentada pelo Sr. Ministro da