O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

3.ª SESSÃO

EM 7 DE MARÇO DE 1910

SUMMABIO: - Lida e approvada a acta, o Sr. Presidente communica à Camara que, durante o interregno parlamentar, foi recebido um telegramma do Presidente da Camara Belga agradecendo o voto de condolência pela morte do Rei Leopoldo. Dá-se conta do expediente, que consta de officios dos differentes Ministerios e varios telegrammas.- O Sr. Antonio José de Almeida pede a palavra para diversos assuntos que considera urgentes.- A Camara rejeita a urgencia. - O Sr. Ministro da Guerra (Mathias Nunes) em seu nome e no do Sr. Ministro da Justiça (Arthur Montenegro) manda para a mesa propostas de accumulação de diversos Srs. Deputados dependentes dos dois referidos Ministerios. - Igualmente apresenta propostas de lei relativas á fixação da força do exercito em pé de paz e do contingente do exercito, etc. - O Sr. Araujo Lima communica a constituição da commissão de inquerito ao ensino, e o Sr. Antonio Cabral requer que sejam enviados diversos documentos á commissão de inquerito aos actos do anterior reinado. - O Sr. Fialho Gomes felicita o Sr. Presidente e agradece as referencias que lhe hão sido feitas na sessão anterior. O Sr. Costa Lobo associa-se ao voto de sentimento pela morte de alguns Srs. Deputados. - Annunciam avisos previos a diversos Srs. Ministros os Srs. Pinto dos Santos, Brito Camacho, Affonso Costa, Antonio José de Almeida e Sousa Avides. - O Sr. Tavares Festas associa-se ao voto de sentimento pelos Srs. Deputados fallecidos, e tambem às homenagem de admiração e respeito dirigidas ao Sr. Presidente, fazendo em seguida largas considerações ácerca da crise vinícola da região do Dão. Responde-lhe o Sr. Ministro das Obras Publicas (Moreira Junior). - O Sr. Pinto dos Santos requer a publicação no Diario do Governo de todos os documentos respeitantes ao Bispo de Beja.- Requerem documentos - e informações os Srs. Visconde de Coruche, Magalhães Ramalho, Brito Camacho, Feio Terenas e Claro da Ricca. - O Sr. Mello Barreto renova a iniciativa de um projecto de lei concedendo a reforma ao actor Joaquim de Almeida. Ficou para segunda leitura.
Na ordem do dia: Procede-se às eleições da lista quintupla (escolha dos supplentes á presidência e vice-presidencia da Camara) das commissões de regimento e disciplina administrativa, e ainda das commissões de guerra e recrutamento. - Não havendo na sala numero sufficiente de Srs. Deputados é levantada a sessão.