O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 8 —

mas sei que a minha promptidão de nada vale, assim como não tem valido das mais vezes.

O Sr. Presidente: — Concordo em que seja exacto tudo quanto diz o meu nobre Collega, mas é indispensavel determinar uma hora para se proceder á chamada, não me importa que seja ás 11 horas ou ao meio dia, mas é absolutamente necessario que se indique a hora precisa em que essa chamada deva ter logar.

Agora vai proceder-se á chamada.

O Sr. Avila: — Eu proporia uma cousa. Nós não podemos funccionar, mas podemos fazer um trabalho que se tem feito antes mesmo de se constituir a Junta Preparatoria, que é a recepção dos diplomas. A proporção que o Sr. Secretario vai procedendo á chamada, vão os Cavalheiros que são chamados, apresentando na Meza os seus diplomas. Isto leva tempo, e póde fazer-se já, por que não é contra os precedentes que se tem seguido.

O Sr. Presidente: — Mas eu peço licença para observar, que quando se tracta da recepção dos diplomas é já quando a Junta está em maioria legal. O Regimento diz assim (Leu).

O Sr. Avila: — Isso é para a distribuição dos diplomas, não e para a recepção na Meza; a distribuição não póde deixar de ser senão depois da nomeação das Commissões, mas a recepção dos diplomas na Meza é que eu proponho que se faça agora; tem-se feito sempre, o não está nem em repugnancia com o Regimento, nem com a boa razão; é um acto que leva tempo depois, e que se póde por tanto ír já adiantando. Alem disso nós não lemos agora para Regimento senão o Decreto eleitoral de 30 de Setembro. Por consequencia limito-me unicamente a pedir que o trabalho material da recepção dos diplomas na Meza se faça agora, porque não ha para isso resolução alguma a tomar, e uma cousa que fica feita, o poupa-se tempo.

O Sr. Presidente: — Se acaso a Assemblea senão oppõe á Proposta do Sr. Avila, não tenho duvida em que se proceda agora a essa recepção, e ale me parece isso commodo. Proponho pois á Junta se assenta que hoje se faça a recepção dos diplomas de que são portadores os Srs. Deputados eleitos (Apoiados).

Decidiu-se affirmativamente.

Então vai proceder-se á chamada e os Srs. Deputados eleitos, á proporção que forem sendo chamados, lerão a bondade de apresentar na Meza os seus diplomas (Apoiados).

Fez-se a chamada, e entregaram diplomas.

O Sr. Barão de Almeirim: — Mando para a Meza, juntamente com o meu, o diploma do Sr. Cezar de Vasconcellos.

O Sr. Francisco Damazio: — Apresento tambem o diploma do meu Collega Guerreiro.

O Sr. Presidente: — Estão presentes 59 Srs. Deputados eleitos, e entregues 48 diplomas, mas só 46 Srs. Deputados é que entregaram os seus, porque lia dois duplicados. Os Srs. Avila, e Sampaio tambem entregaram além dos seus diplomas outros d'outros Srs. Deputados.

O Sr. Avila; — Não Senhor, são nossos; é por que somos eleitos por mais de um Circulo.

O Sr. Dias e Sousa: — Pedi a palavra para participar á Junta Preparatoria que o Sr. Deputado eleito por Leiria, Manoel da Cunha Paredes, me escreveu hoje dizendo que estando já disposto a pôr-se a caminho, o não pôde fazer por causa de doença, mas que virá logo que lhe seja possivel. Leu-se na Meza a seguinte

CORRESPONDENCIA.

Officios. 1.º — Do Sr. Julião José de Silva Vieira, participando que por incommodo de saude não compareceu á Sessão de hontem, não comparece á de hoje, e talvez a mais algumas — inteirada.

2.º — Do Sr. Deputado eleito Cezar de Vasconcellos, participando tambem que por incommodo de saude ainda não pôde emprehender a jornada para comparecer na Camara. — Inteirada.

3.º — Do Sr. Deputado Alvaro da Fonseca Coutinho, declarando que se apresentará na Camara com a brevidade possivel, o que por em quanto não póde fazer em attenção a negocios particulares, e á rigorosa estação, que o inhibe de fazer jornadas no estado debil de sua saude. — Inteirada.

4.º — Do Sr. Manoel Thomaz da Silva Cordeiro, remettendo o seu diploma de Deputado eleito pelas Ilhas de S. Thomé e Principe; e participando que lhe consta que já depois de eleito se lhe formára em Angola um processo, com o fim de o inhibirem de representar os povos que o elegeram, e por isso aguarda as deliberações da Camara para se poder apresentar — Ficou reservado sobre a Meza.

5.º — Do Ministerio do Reino, remettendo cópia do Decreto de 2 do corrente, pelo qual Sua Magestade a Rainha, em consequencia do incommodo de saude que lhe sobreveio, houve por bem ordenar que os Ministros e Secretarios d'Estado das diversas Repartições assistam á abertura da Sessão Real das Côrtes Geraes Ordinarias da Nação Portugueza, e declararem aberta a Sessão de 1853. — Para o Archivo.

6.º — Do mesmo Ministerio, remettendo 37 volumes, contendo as Actas, Listas, Titulos e mais documentos relativos á eleição dos Srs. Deputados ás Côrtes, que tiveram logar nos diversos circulos do Continente do Reino. — Ficou reservado sobre a Meza.

7.º — Do mesmo Ministerio, remettendo as cópias authenticas do recenseamento dos cidadãos habilitados em diversos Concelhos do Continente para serem eleitos Deputados, promettendo de mandar os que ainda fallam á proporção que forem chegando. — Ficou reservado sobre a Meza.

8.º — Do mesmo Ministeiio, remettendo as Actas e mais papeis relativos á eleição de Deputados pelos circulos eleitoraes de Moçambique, e S. Thomé e Principe. — Ficou sobre a Meza.

9.º — Do Ministerio da Marinha, remettendo o processo que lhe foi enviado pelo Juiz de Direito da Comarca de Loanda, e no qual processo se acha pronunciado pelo crime de trafico de escravatura o Sr. Deputado eleito pelas ilhas de S. Thomé e Principe, Manoel Thomaz da Silva Cordeiro. — Ficou reservado sobre a Meza.

10.º — Do Sr. José Ribeiro d'Almeida, Deputado eleito pela Guarda, remettendo o seu diploma, e declarando que comparecerá logo que a sua saude lh'o permitta, — Inteirada.