O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

35

N.°4

SESSÃO DE 7 DE JANEIRO DE 1859

PRESIDENCIA DO SR. M. A. VELLEZ CALDEIRA

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral

Bernardino Joaquim da Silva Carneiro

Chamada — presentes 60 srs. deputados.

Entraram durante a sessão os srs. Alexandre de S. Thomás, Sá Nogueira, Heredia, Dias de Azevedo, A. J. d'Avila, Barros e Sá, Lousada, Fontes Pereira de Mello, Antonio de Serpa, Telles de Vasconcellos, David, Faria Maia, Xavier da Silva, Barão de Almeirim, Barão das Lages, Garcez, Bernardo de Serpa, Carlos Bento, Possolo, Pinto Coelho, Conde de Bio Maior (D. Antonio), Conde de Valle de Reis, Peres, Palha, Frederico de Mello, F. C. do Amaral, Costa Lobo, Pegado, Sant'Anna e Vasconcellos, Gomes de Castro, Costa Xavier, Santos Silva, Almeida Pessanha, Simas, Pinto de Magalhães, Barbosa da Silva, Infante Pessanha, José Estevão, Reis e Vasconcellos, Casal Ribeiro, Mendes Leal Junior, Sampaio e Mello, Menezes e Vasconcellos, Correia Caldeira (Luiz), Rebello da Silva, Castro Guimarães, Osorio de Figueiredo, Pinto Martins, Rebocho, Campilho, Placido de Abreu, Pitta, Canã, Ferrer e Visconde de Porto Côvo de Bandeira.

Não compareceram — os srs. Vidal, Gouveia Osorio, Seabra, Secco, Couceiro, Sousa Sampaio, Dias e Sousa, Barão da Torre, B. C. do Amaral, Seixas e Vasconcellos, Faustino da Gama, Barroso, Francisco Carvalho, Chamiço, Pinto Tavares, Faria Junior, Soares Franco, Gaspar da Silva, Fonseca Coutinho, Sousa Machado, Samora, Lobo d'Avila, Matta e Silva, Sousa Pinto Basto, Luz, Silveira e Menezes, Justino Pinto Basto, Freitas Branco, Browne, Sousa Junior, Charters, Nogueira Soares, Fernandes Thomás, S. J. de Carvalho, Visconde da Carreira (Luiz) e Visconde de Portocarrero.

Abertura — um quarto depois do meio dia.

Acta — approvada.

DECLARAÇÕES

1.ª — Do sr. Posser, de que por impedimento justificado não pôde comparecer no dia 5 do corrente.

A camara ficou inteirada.

2.ª — Do sr. Azevedo e Cunha, de que o sr. Soares Franco por falta de saude não pôde comparecer á sessão de hoje, e talvez a mais algumas.

Á camara ficou inteirada.

3.ª — Do sr. F. Coelho do Amaral, de que por motivo justificado não pôde comparecer nas sessões de 4 e 5 do corrente.

A camara ficou inteirada.

Vol. III — Janeiro — 1859

CORRESPONDENCIA

OFFICIOS

1.°— Do ministerio dos negocios estrangeiros, acompanhando sete volumes que faltavam e ultimamente se publicaram, da serie de documentos legislativos do senado dos Estados Unidos da segunda sessão de 1854-1855; e vinte e seis volumes de documentos legislativos do mesmo senado de 1855-1856.

Para a bibliotheca.

2.º— Do sr. Barão de Lagos, acompanhando exemplares de um folheto que se publicou com o titulo = O sr. D. Alvares, representante das agencias do cavalheiro Mendizabal, e de A. de Ramon e Carbonel em Londres, e o thesouro de Portugal =.

Mandaram-se distribuir.

REPRESENTAÇÃO

De alguns officiaes de veteranos addidos á praça de Cascaes, pedindo que seja approvado o projecto de lei do sr. Azevedo e Cunha, para serem pagos pela tarifa de 1814.

Foi remettido á commissão de guerra.

SEGUNDAS LEITURAS

REQUERIMENTO

Requeiro que os documentos mandados a esta camara pelo ministerio da guerra em officio de 28 do corrente, sobre o augmento do preço das forragens na primeira divisão militar, sejam impressos no Diario do Governo. = Bivar.

Foi admittido e logo approvado.

PROPOSTA

Proponho que a camara, revogando a deliberação que ultimamente tomára, destinando um dia por semana para verificar interpellações, haja por conveniente resolver, que ellas possam ter logar todos os dias, declarando-se os srs. ministros habilitados para responder a ellas. = A. Ferreira Lima.

Foi admittida.

O sr. Pinto de Almeida: — Essa proposta envolve a alteração de um artigo do regimento, e por consequencia mando para a mesa a seguinte