O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ÍN.° 4
SESSÃO NOCTURNA DE 2 DE AGOSTO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
SECRETÁRIOS OS SRS.
Joaquim Gonçalves Mamede Luiz Albano de Andrade Moraes
Chamada—presentes 66 srs. deputados.
Entraram durante a sessão — os srs. Cancella, Balduino, Rodrigues Sampaio, Pinto Carneiro, conde da Torre, Rebello da Silva, Silva Cunha, Francisco Costa, Costa Lobo, Gavi cho, Bicudo Correia, Mártens Ferrão, Sousa Machado, Sousa Pinto Basto, Encarnação Coelho, Casal Ribeiro, José Horta, Julio do Carvalhal, Aboim, Freitas Branco e Pitta.
Não compareceram—os srs. Affonso Botelho, Braamcamp, Coutinho e Vasconcellos, Dias de Azevedo, Gouveia Osorio, Arrobas, Pinheiro Osorio, Pinto de Albuquerque, Lopes Branco,-Santos Lessa, Anlonio de Serpa, Telles de Vasconcellos, Vicente Peixoto, Aristides, Sousa Azevedo, Xavier da Silva, barão das Lages, Benlo de Freitas, Abranches, Ferreri, Ramiro Coutinho, Custodio de Faria, Diogo Forjaz, Domingos de Barros, Garcia Peres, Faustino da Gama, Filippe Brandão, Fortunato de Mello, Barroso, Paiva Pinto, F. C. do Amaral, Diogo de Sá, Gaspar Pereira, Silva Andrade, Ferraz de Miranda, Fonseca Coutinho, J. J. de Azevedo, Almeida Pessanha, Noronha e Menezes, Neutcl, Pinto de Magalhães, Faria Guimarães, Maia, Infante Pessanha, Dias Ferreira, Feijó, Alarcão, J. M. de Abreu, J. M. da Costa e Silva, Rojão, Mello Gouveia, Nogueira, Affonseca, marquez de Sousa llolstein, Pinto Martins, Pedro Jacome, Charters, Moraes Soares, Simão de Almeida, Ferrer, Blanc (Viriato) e visconde de Portocarrero.
Abertura — ás nove horas da noite. Acta—, approvada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIOS
1.°—Da Camara dos dignos pares, acompanhando a relação das proposições de lei que lhe foram enviadas por esta camara, e ali approvadas.
A camara ficou inteirada.
2.°—Da mesma camara, acompanhando a proposição dc lei sobre a distribuição da derrama para as despezas dos districtos que as juntas são auctorisadas a votar, com as alterações que lbe foram feitas.
Foi á commissão de adminislração publica. ¦ O sr. Gaspar Teixeira:—Mando para a mesa a seguinte
DECLARAÇÃO DE VOTO
Declaro que na sessão nocturna de hontem votei conlra o projeclo n.° 114 na parle que auctorisa o governo a nomear ]
sete inspectores de fazenda, a supprimir os logares de recebedor de concelho, substituindo-os pelos dc comarca, despendendo com estas reformas alé á somma de 30:000^000. ^Gaspar Teixeira de Sousa. . Mandou-se lançar na acta.
O sr. Barros e Sá:—Mando para a mesa um requerimento. (Leu.)
Ficou para segunda leitura^ &
Entrou em discussão o seguinte
PARECER (N.° 90)
Senhores: — A commissão de verificação de poderes, considerando que alguns srs. depulados foram eleitos por dois circulos, e não podem, á face da lei, representar o paiz senão por um d'elles; considerando que outros srs, depulados perderam o seu logar por haverem sido chamados aos conselhos da coroa, e que finalmente vagou um por fallecimento do sr, Adriano Mauricio Guilherme Ferreri; é de parecer que se declarem vagos os seguintes logares de deputados :
Circulo n.° 91—Pinhel — Por fallecimento do sr. deputado Adriano Mauricio Guilherme Ferreri.
Circulo n.° 70:—Montemor o Velho — Por ter sido eleito por Sinfães o sr. deputado Anlonio Roberto de Oliveira Lopes Branco com 1:335 volos; lendo-o sido por aquelle com 813.
Circulo n.° 107—Almada — Por ter sido eleilo por Moimenta da Beira com 1:680 votos o sr. Antonio de Serpa Pimentel; obtendo em Almada 870.
Circulo n.° 17—Fafe — Por ter sido eleito por Barcellos o sr. João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Mártens com 1:275 volos; alcançando em Fafe 780.
Circulo n.°118—Olivaes — Por ler sido eleito por Évora o sr. José Maria do Casal Ribeiro com 1:185 votos; obtendo nos Olivaes 865.
Circulo n.° 2—Monção—Por ter sido eleito o sr. Xnlo-nio Correia Caldeira por Ponte de Lima com 1:338 votos; obtendo em Monção 771.
Circulo n."46—Bragança — Por ter sido nomeado minislro d'estado o sr. José Marcellino de Sá Vargas.
Circulo n.° 80—S. Pedro do Sul—Por ler sido nomeado ministro d'estado o sr. Alberto Antonio de Moraes Carvalho.
Circulo n.* 59 — Oliveira de Azeméis—Por ter sido nomeado minislro d'estado o sr. Antonio José d'Avila.
Circulo n.°94—Trancoso — Por ter sido nomeado ministro d'eslado o sr. Belchior José Garcez.