O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4a SESSÃO DA JUNTA PREPARATÓRIA EM 8 DE JANEIRO DE 1875

Presidência do ex.mo sr. Visconde de Carregoso (decano)

Secretários — os srs.

Marcai de Azevedo Pacheco Júlio Marques de Vilhena

Apresentação e approvação de pareceres das commlssões de verificação de poderes — Proclamação dos deputados — Eleição da lista quintupla para a escolha de presidente e de vice-presidente.

Abertura — Ás duas e meia horas da tarde.

Presentes — 73 srs. deputados eleitos.

Acta— Approvada.

O sr. Vasco Leão: —Por parte da terceira commiséHo de verificação de poderes mando para á mesa o parecer sobre o diploma do sr. deputado Matos Correia, eleito pelo circulo de Cabo Verde.

O sr. Francisco Gosta: —Mando para a mesa o parecer da segunda commissâo de verificação de poderes sobre o diploma do sr. deputado eleito pelo circulo n.° 74.

O sr. Pedro Roberto:— Mando para mesa o diploma do sr. Carlos Vieira da Mota, deputado eleito pelo circulo n.° 16 (Penafiel).

O sr Mariano de Carvalho: — Mando para a ruesa um requerimento, pedindo esclarecimentos ao govtrno pelo ministério da marinha.

Rogo a v. ex.a que o faça expedir com urgência, porque são necessários para a discussão da eleição de Macau.

O requerimento do sr. Mariano de Carvalho ê o seguinte:

Requerimento

Requeremos que, pelo ministério da marinha, sejam enviados com urgência a esta camará os seguintes esclareci mentos:

1.° Quando foi eleita, no anno de 1874, a commissâo de recenseamento de Macau;

2.° Quando começou a epocha dos recursos das deliberações d'essa commissão para o juizo de direito no mesmo anno;

3.° Quando chegou a canhoneira Tejo a Macau;

4.° Quantos dias esteve essa canhoneira em commissão, fora do porto de Macau, desde o principio de janeiro até fins de junho de 1874. —Luiz de Campos = Mariano de Carvalho.

O sr. Presidente: — Este requerimento vae ser expedido.

Foram lidos e approvados sem discussão os seguintes pareceres:

Senhores. — Tendo sido approvada já a eleição do circulo n.° 74, e apresentando agora o sr. deputado eleito, o cidadão António Maria Barreiros Arrobas, o seu diploma em forma legal, é a voasa segunda commissâo de verificação de poderes de parecer que o eleito £eja proclamado deputado da nação portugueza.

Sala da segunda commissão, 8 de janeiro de 1870.= Francisco Joaquim da Costa 'e Silva—Augusto César Falcão da Fonseca ^*^Francisco Van-Zeller = Júlio Marques de Vilhena.

Senhores.—A vossa terceira commissão, tendo-lhe sido apresentado em forma legal o diploma do sr. deputado eleito pelo circulo n.° 106 (Cabo Verde), é de parecer que o cidadão Joaquim José Gonçalves de Matos Correia seja proclamado deputado, visto como já foi approvada a eleição.

Sala das sessões da commissão, 8 de janeiro de 1875.= Ricardo de Mello Gouveia = João Vasco Ferreira Leão = José Guilherme Pacheco = Marcai de Azevedo Pacheco.

O sr. Pires de Lima,: — Consta-me que está reunida a primeira commissâo para examinar alguns processos elei-toraes. Peco a v. ex.a que suspenda por um pouco a sessão até que a commissão apresente os seus trabalhos.
O sr. Presidente: —Suspendo a sessão' por algum tempo.
Eram âuas horas e quarenta minutos da tarde.
As três horas menos dez minutos continuou a sessão.
O sr. Mexia Salema: — Mando para a mesa, por parte da primeira commissâo de verificação de poderes, o parecer sobre os diplomas dos srs. deputados eleitos pelos círculos n.fs 9 e 24, cujas eleições já foram approvadas.
O ?r. Augusto Carneiro: -rPor parte da primeiracom-missào de verificação de poderes mando para a mesa o parecer sobre a eleição do circulo n.° 34 (Feira).
O sr. Luiz Bivar:—Mando para mesa o parecer da primeira commissão de verificação de poderes sobre os diplomas dos srs. visconde de Moreira de Rey, Carlos Vieira da Mota e lilydio do Valle, cujas eleições já foram approvadas. A con;missao acha os diplomas em forma legal.
O sr. Augusto Carneiro — Mando para a mesa o parecer da commissão sobre a legalidade do diploma do sr/ Augusto Maria da Costa e Sousa Lobo.
Foram lidos e approvados sem discussão os seguinte» pareceres :
Senhores. — A vossa primeira commissão de verificação de poderes foram presentes os diplomas dos eleitos deputados pelos círculos n.os 9 e 24, Miguel Máximo da Cunha Monteiro e Lourenço António de Carvalho, cujas eleições já foram approvadas.-
Achando a commissão em devida forma os referidos diplomas, é a mesma de parecer que sejam os mencionados cidadãos proclamados deputados da nação portugueza.
Sala da commissão, 8 de janeiro de 1875. = José de San-] e Magalhães Mexia S alemã=Augusto Neves dos Santos Carneiro = Luiz Frederico Bivar Gomes da Costa.
Senhores. — A vossa primeira commissão de verificação de poderes examinou os.diplomas dos srs. deputados eleitos visconde de Moreira de Rey pelo circulo n.° 11, Carlos Vieira da Mota pelo circulo n.° 16, e Illydio Ayres Pereira do Valle pelo circulo n.° 13; e considerando que os referidos diplomas estão em forma legal; considerando que as respectivas eleições já foram approvadas: é portanto de parecer que os mesmos cidadãos sejam proclamados deputados -da naçSo portugueza.
Saia da primeira commissão, 8 de janeiro de 1875. = José de Sande Magalhães Mexia Salema = Luiz Frederico Bivar Gomes da Costa = Augusto Neves dos /Santos Carneiro.
Circulo n.° 34 — Feira
Senhores. — A vossa primeira commissão de verificação de poderes, tendo estudado attentamente o processo eleitoral do circulo n.° 34 (Feira), vem sujeitar ao vosso esclarecido critério o resultado do seu exame.
Compõe-se este circulo das assembléas eleitoraes da Feira, Canedo, Fiães, Louroza, Silvalde, Esmoriz e Romariz.