O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4

SESSÃO DE 7 DE JANEIRO DE 1876

Presidencia do ex.ª sr. Joaquim Gonçalves Mamede

Ricardo de Mello Gouveia Francisco Augusto Florido da Moura e Vasconcellos

summario

Manifestações de sentimento pela morte do digno par marquez de Sá da Bandeira. — Discursos dos srs. deputados Teixeira de Vasconcellos, Pinheiro Chagas e Osorio de Vasconcellos. — Approvação dos propostas para a suspensão dos trabalhos da camara.

Presentes á chamada 56 senhores deputados.

Presentes á abertura da sessão - Os srs.: Osorio de Vasconcellos, Braamcamp, Teixeira de Vasconcellos, Avila Junior, A. J. Teixeira, Arrobas, Pereira Carrilho, Ferreira de Mesquita, Augusto Godinho, Mello Gouveia, Neves Carneiro, Zeferino Rodrigues, Correia da Silva, Vieira da Mota, Filippe de Carvalho, Francisco de Albuquerque, Fonseca Osorio, Mouta e Vasconcellos, Francisco Costa, Quintino de Macedo, Paula Medeiros, Palma, Cunha Pimentel, J. M. de Magalhães, Mamede, J. J. Alves, Matos Correia, Klerck, Figueiredo de Faria, Namorado, José Luciano, Pereira Rodrigues, Mexia Salema, Pinto Bastos, Julio de Vilhena, Luiz de Lencastre, Luiz de Campos, Camara Leme, Faria e Mello, Assumpção, Pires de Lima, Mello Simas, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Miguel Coutinho (D.), Pedro Franco, Pedro Jacome, Pedro Roberto, Julio Ferraz, Ricardo de Mello, Thomás Bastos, V. da Arriaga, V. da Azarujinha, V. de Carregoso, V. de Quedes Teixeira, V. de Sieuve de Menezes, V. de Villa Nova da Rainha.

Entraram durante a sessão — Os srs.: Cunha Belem, Francisco Mendes.

Não compareceram á sessão — Os srs.: Adriano de Sampaio, Agostinho da Rocha, Rocha Peixoto (Alfredo), Pereira de Miranda, Cardoso Avelino, Antunes Guerreiro, A. J. Boavida, A. J. de Seixas, Rodrigues Sampaio, Telles de Vasconcellos, Barjona de Freitas, Falcão da Fonseca, Sousa Lobo, Barão de Ferreira dos Santos, Carlos Testa, Forjaz de Sampaio, E. Tavares, Vieira das Neves, Lampreia, Pinto Bessa, Van-Zeller, Guilherme Abreu, Illidio do Valle, Perdigão, Ferreira Braga, Barros e Cunha, Ribeiro dos Santos, Vasco Leão, Correia de Oliveira, Dias Ferreira, Pereira da Costa, Guilherme Pacheco, Moraes Rego, J. M. dos Santos, Nogueira, Lourenço de Carvalho, Bivar, Freitas Branco, Rocha Peixoto (Manuel), Alves Passos, Mariano de Carvalho, Cunha Monteiro, Placido de Abreu, Thomás Ribeiro, V. de Moreira de Rey.

Abertura — Ás duas e meia horas da tarde.

Acta — Approvada.

O sr. Presidente: — Tenho a communicar á camara que a grande deputação, encarregada de participar a El-Rei que a camara está definitivamente constituida, e ao mesmo tempo de lhe apresentar a lista quintupla para nomeação dos supplentes á presidencia da mesma camara, pela falta eventual e simultanea do presidente e vice-presidente, foi recebida por Sua Magestade com a costumada benevolencia.

Foi introduzido na sala e prestou juramento o sr. Antonio Manuel da Cunha Belem.

O sr. Teixeira de Vasconcellos: — Não pensei que teria de levantar a minha voz n'esta casa pela primeira vez na actual sessão legislativa por motivo tão doloroso como aquelle que me obriga a faze-lo.

Tenho de annunciar á camara a morte do honrado patriota, distincto general, gloria e honra d'este paiz, o sr. marquez de Sá da Bandeira. (Apoiados.)

Não me leve a camara em conta de audacia o incumbir-me eu de pedir a palavra em primeiro logar. Não só todos n'esta casa são profundamente respeitadores das virtudes d'aquelle nobre e honrado cidadão (apoiados), mas de certo muito melhor do que eu poderiam dar a essas virtudes o relevo que ellas merecem. A mim faltam-me os dotes necessarios para tão alta missão, e agora, como a camara observa, estou tão doente e cançado que mal posso fallar. Porém eu e o sr. Osorio de Vasconcellos, nosso collega, que se juntou a mim para assignar a proposta que vou apresentar, tivemos a honra de pertencer á familia militar d'aquelle heroico soldado.

Em 1846 o sr. marquez de Sá deu-me a honra de me chamar para as suas ordens ao entrar em campanha, e o sr. Osorio de Vasconcellos nos ultimos annos serviu por differentes vezes junto d'elle, sendo ainda agora ajudante de campo do distincto general.

Incumbia-nos, portanto, sermos os primeiros a propôr á camara, perante o paiz inteiro, este tributo de respeito, de veneração e de profunda saudade. (Vozes: — Muito bem.)

Não posso discursar largamente a respeito da honrada e gloriosa memoria do esclarecido veterano. Não m'o permitte o estado da minha saude, e o assumpto commove-me em demazia.

O marquez de Sá da Bandeira foi honra das armas e das letras portuguezas (apoiados), foi servidor leal da monarchia (apoiados), e estrénuo defensor da liberdade. (Apoiados.) Estas tres qualidades que eu ha pouco lhe attribuia na dedicatória de um livro, que s. ex.ª não chegou a ver impresso, são, me parece, o resumo dos seus grandes predicados, resumo de que cada uma das partes se divide em muitas outras, todas ellas manifestadas tantas vezes em assignalados serviços ao paiz, e em exemplos de virtude, de abnegação e de patriotismo dados a todos nós. (Muitos apoiados.)

Não digo mais nada. A dôr que sinto pala morte do illustre general corresponde á magna de todas as classes da sociedade. (Muitos apoiados.) Falia por mim aqui dentro o sentimento da camara, fóra d'este recinto o do reino inteiro. (Muitos apoiados. — Vozes: — Muito bem.)

(O orador foi comprimentado por muitos srs. deputados.)

Eu leio a proposta, que vou mandar para a mesa. (Leu).

Leu-se na mesa a seguinte

Proposta

Propomos que a camara dos senhores deputados, em demonstração de sentimento pela morte do marquez de Sá da Bandeira, interrompa hoje os seus trabalhos, e que se lance na acta a menção da profunda magua com que esta casa do parlamento soube tão infausta nova.

Sala das sessões da camara electiva, 7 de janeiro de 1876. — A. A. Teixeira de Vasconcellos — A. Osorio de Vasconcellos.

Foi admittida.

O sr. Pinheiro Chagas: — Começo por mandar para a mesa o diploma do sr. conde da Graciosa, deputado eleito pelo circulo de Castello Branco.

Peço agora a V. ex.ª e á camara permittam para erguer tambem a rainha humilde voz, a fim de prestar ao illustre finado, cuja perda nós e a patria deplorámos, a homenagem do meu profundo respeito.

Depois das palavras eloquentes do sr. Teixeira de Vasconcellos, eloquentes pelo talento que as soube alindar, e eloquentes ainda mais pelo sentimento que as inspirou, é difficil fallar. Comtudo eu que pertenço á geração nova, que apenas tem colhido o fructo do trabalho da geração que a precedeu, entendo que é do meu dever acrescentar algumas palavras ás que proferira aquelle que foi compa-

Sessão de 7 de janeiro