O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 29

JUNTA PREPARATORIA

4.ª SESSÃO EM 12 DE ABRIL DE 1887

Presidencia do exmo. sr. Julio Cesar de Faria Graça (decano)

Secretarios os exmos. srs.

José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral
José Maria de Oliveira Matos

SUMMARIO

Officio do ministerio do reino, participando que no dia 14 do corrente mez, pelas doze horas do dia, devia ter logar na real capella do paço da Ajuda o baptismo de Sua Alteza Real o Serenissimo Principe recemnascido. - Outro do mesmo ministerio, participando que Sua Magestade El-Rei tinha havido por bem designar o exmo. presidente da junta preparatoria para ser uma das testemunhas do baptismo de Sua Alteza Real o Serenissimo Principe recemnascido, no dia 14 do corrente, pelo meio dia, na real capella do paço da Ajuda. - Apresenta o sr. Consiglieri Pedroso um requerimento, assignado por quinze srs. deputados eleitos, para que o processo eleitoral do circulo n.° 97 (Funchal) seja enviado ao tribunal de verificação de poderes, a que se refere o artigo 11.° da carta de lei de 21 de março de 1884. - Apresentação e approvação do parecer. - Faz-se a proclamação dos srs. deputados eleitos que tinham as suas eleições approvadas e diplomas verificados. - Elege-se a lista quintupla para a eleição de presidente e vice-presidente. - Elegem- se os secretarios e vice-secretarios. - Nomeia-se a deputação que ha de apresentar a Sua Magestade a lista quintupla.

Abertura da sessão - Ás tres horas e um quarto da tarde.

Presentes á chamada - 109 srs. deputados eleitos.

Acta- Approvada sem reclamação.

EXPEDIENTE

Officios

1.° Ministerio do reino.- Direcção geral de administração politica e civil. - Illmo. e exmo. sr. - Devendo ter logar no dia 14 do corrente mez, pelas doze horas do dia, na real capella do paço da Ajuda, o baptismo de Sua Alteza Real o Serenissimo Principe recemnascido, tenho a honra de assim o participar a v. exa. para conhecimento da camara dos senhores deputados da nação portugueza.
Deus guarde a v. exa. Secretaria d'estado dos negocios do reino, em 9 de abril de 1887.- Illmo. e exmo. sr. presidente da junta preparatoria da camara dos senhores deputados. = José Luciano de Castro.

Foi enviado á secretaria.

2.° Ministerio do reino.- Direcção geral de administração política e civil. - Illmo. e exmo. sr. - Sua Magestade El-Rei houve por bem designar a v. exa. para ser uma das testemunhas do baptismo de Sua Alteza Real o Serenissimo Principe recemnascido, que ha de ter logar no dia 14 do corrente mez, pela hora do meio dia, na capella d'este real paço.

E assim tenho a honra de o participar a v. exa. para seu conhecimento e effeitos devidos.

Deus guarde a v. exa. Paço da Ajuda, em 9 de abril de 1887. - Illmo. e exmo. sr. presidente da junta preparatoria da camara dos senhores deputados. = José Luciano de Castro.

Foi enviado á secretaria.

3.° Do ministerio do reino, remettendo um maço fechado e lacrado, bem como um officio, enviados pelo presidente da assembléa de apuramento do circulo eleitoral do Funchal;

Á secretaria.

4.° Do mesmo ministerio, remettendo os processos relativos á eleição de um deputado ás côrtes effectuada nos circulos n.ºs 97 (Funchal) e 99 (Angra do Heroismo).

Á commissão de verificação de poderes.

5.° Da presidencia do tribunal de verificação de poderes, participando que este tribunal se acha definitivamente constituido na conformidade da lei de 21 de maio de 1884.

Á commissão de verificação de poderes.

6.° Da presidencia da assembléa do apuramento do circulo n.° 97 (Funchal), remettendo a acta de apuramento e as actas originaes, cadernos e mais papeis das assembléas eleitoraes d'este circulo, relativos á eleição de deputados, que se verificou no dia 6 de março ultimo.

Á commissão de verificação de poderes.

7.° Da presidencia da mesma assembléa, remettendo as informações recebidas das mesas das assembléas primarias do circulo eleitoral do Funchal, que foram convocadas para informarem ácerca dos protestos apresentados na assembléa de apuramento, e bem assim a acta original da eleição da assembléa primaria da Ribeira Brava.

Á commissão de verificação de poderes.

JUSTIFICAÇÃO DE FALTAS

Declaro que o sr. deputado eleito, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu não tem comparecido às sessões e faltará ainda a algumas por incommodo de saude.

Sala das sessões, 12 de abril de 1887.= José Azevedo de Castello Branco.

Para a secretaria.

O sr. Consiglieri Pedroso: - No primeiro dia em que se reuniu a junta preparatoria, tive a honra de mandar para a mesa um requerimento pedindo que, com urgencia, fossem remettidos a esta junta, pelo ministerio do reino, copias dos telegrammas trocados, na ultima semana do periodo eleitoral, entre o ministerio do reino e as auctoridades administrativas do continente e da ilha da Madeira.

Por essa occasião declarei á junta preparatoria que carecia d'esses documentos porque queria entrar na apreciação de algumas eleições que haviam de ser submettidas á discussão. Esses documentos até hoje não foram remettidos á junta. Um grande numero das eleições está já approvado. V. exa. tem visto que me tenho abstido de dizer uma palavra sobre o assumpto; mas como ainda falta tratar de algumas eleições, e eu preciso d'esses documentos para as apreciar, pergunto a v. exa. se já na mesa está algum resposta sobre o pedido que fiz.

O sr. Presidente:- A mesa deu ao requerimento o destino competente, mas ainda não veiu resposta.

O Orador:- Abstenho-me de fazer agora qualquer consideração sobre o assumpto; reservo-me para em tempo opportuno me occupar d'elle.

E visto que estou com a palavra, peço licença a v. exa. para mandar para a mesa um requerimento, no qual se pede

5

Página 30

30 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

que o processo relativo á eleição do circulo n.° 97 (Funchal), seja enviado ao tribunal especial.

(Leu).

Este requerimento está nos termos da lei por isso que está assignado por quinze srs. deputados, e alem d'isso a eleição de que se trata tem os requisitos indispensaveis para ser enviada a esse tribunal.

Peço a v. exa. que dê a este requerimento o devido destino.

O requerimento é o seguinte:

Requerimento

Requeremos que o processo eleitoral do circulo n.° 97 (Funchal) seja enviado ao tribunal de verificação de poderes, a que se refere o artigo 11.° da carta de lei de 21 de maio de 1884.

Junta preparatoria da camara dos senhores deputados, 12 do abril de 1887. = Augusto Fuschini = Consiglieri Pedroso = Avellar Machado = Marçal Pacheco = Antonio Maria Jalles = Urbano de Castro = Pedro Victor da Costa Sequeira Henrique da Cunha Matos de Mendia = José Gregorio Figueiredo Mascarenhas = Alfredo Cesar Brandão = José Elias Garcia = Tito Augusto de Carvalho = José Luiz
Ferreira Freire = Pedro Correia da Silva = João J. D'Antas Souto Rodrigues.

Foi mandado enviar á commissão de verificação de poderes.

O sr. Francisco José Machado:- Por parte da terceira commissão de verificação de poderes, mando para a mesa o parecer sobre a eleição do circulo n.° 99.

Peço a v. exa. que se digne consultar a junta sobre se dispensa o regimento para entrar desde já em discussão este parecer.

Por parte da mesma commissão, mando para a mesa o parecer sobre os diplomas dos srs. deputados eleitos pelos circulos n.ºs 38, 35, 95, 99, 42 e 34.

A commissão, achando estes diplomas legaes, entende que devem ser proclamados deputados eleitos.

Pelo circulo n.° 99 apenas falta apresentar diploma o sr. Jacinto Candido da Silva.

Foi dispensado o regimento.

Seguidamente foram approvados os seguintes pareceres:

PARECER N.° 67

Circulo n.º 99 - plurinominal (Angra do Heroismo)

Senhores.- Á vossa terceira commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral pelo circulo plurinominal n.º 99 (Angra do Heroismo).

Do exame do referido processo conclue-se que o numero total de votantes foi de 9:346, sendo votados os seguintes cidadãos:

José da Fonseca Abreu Castello Branco .... 5:475 votos
João de Menezes Parreira .... 4:790 votos
Jacinto Cândido da Silva .... 3:782 »
João Pinto Rodrigues dos Santos .... 1:963 votos
Julio Marques de Vilhena .... 727 votos
Luiz Frederico Bivar Gomes da Costa .... 659 »
José Antonio Simões Raposo .... 288 votos
José da Cunha Navarro de Paiva .... 203 »
Theotonio Simão Paiva de Ornellas Bruges .... 112 votos
José Jacinto Nunes .... 56 votos
Joaquim Theophilo Braga .... 37 votos
José Pinto Rodrigues .... 2 votos
Antonio Maria Ferreira .... 2 »
João Borges Alpoim do Canto .... 1 »
Manuel Bazilio Coelho Rocha .... 1 »
Francisco de Paula Moniz .... 1 »
Antonio Joaquim Teixeira .... 1 votos
Manuel Alves de Bettencourt .... 1 »
Barão do Ramalho .... 1 votos
Alvaro da Costa Franco .... 1 votos
Manuel Ignacio de Bettencourt .... 1 »
Thomas de Sousa Machado José Alves de Brito .... 1 votos
José Alves de Brito .... 1 votos

O processo eleitoral correu regularmente e foram mais votados os cidadãos José da Fonseca Abreu Castello Branco, João de Menezes Parreira e Jacinto Candido da Silva, e por isso a vossa commissão é de parecer que sejam approvadas estas eleições e proclamados deputados os cidadãos acima referidos, logo que apresentem os seus diplomas em fórma legal.

Sala das sessões, em 12 de abril de 1887. = Antonio Ennes = Francisco José Machado = Antonio Eduardo Villaça = J. Simões Ferreira = Arthur Hintze Ribeiro = F. de Medeiros = Antonio Maria de Carvalho.

PARECER N.° 68

Senhores.- A vossa terceira commissão de verificação de poderes examinou os diplomas dos circulos n.ºs 38, 95, 35, 99, 42 e 34, e, achando-os em fórma legal, é de parecer que sejam proclamados os deputados eleitos.

No circulo n.° 99 apenas apresentaram diplomas os cidadãos João de Menezes Parreira e José da Fonseca Abreu Castello Branco. = Antonio Ennes = José Simões Ferreira = Francisco José Machado = Antonio Eduardo Villaça = Arthur Hintze Ribeiro = Francisco de Medeiros = Antonio Maria de Carvalho.

O sr. Azevedo Castello Branco:- Mando para a mesa uma declaração de não comparencia ás sessões do sr. deputado eleito Guilherme de Abreu.

O sr. Pires Villar:- Por parte da segunda commissão de poderes, mando para a mesa o parecer sobre os diplomas dos srs. deputados eleitos pelos circulos n.ºs 63 e 70.

É o seguinte:

PARECER N.° 69

Senhores.- Foram presentes á vossa segunda commissão de verificação de poderes os diplomas do sr. Jorge O'Neill, eleito pelo circulo n.° 63, o do sr. Julio José Pires, eleito pelo circulo n.° 70; e sendo achados em devida fórma, é a vossa commissão de parecer que os referidos cidadãos devam ser proclamados deputados.

Sala das sessões, em 12 de abril de 1887. = Eduardo José Coelho = Pedro Antonio Monteiro = Luiz de Mello Bandeira Coelho = J. A. Pires Villar.

Foi approvado.

O sr. Alfredo Pereira:- Por parte da primeira commissão de poderes, mando para a mesa o parecer sobre a eleição do circulo n.° 9, (Villa Verde).

Peço a v. exa. que consulte a junta sobre se dispensa o regimento para entrar desde já em discussão este parecer.

Consultada a junta dispensou o regimento, e seguidamente foi approvado o seguinte:

PARECER N.° 70

Circulo n.° 9 (Villa Verde)

Senhores.- A vossa primeira commissão de verificação de poderes examinou com toda a attenção o processo da eleição abaixo designada e ácerca d'ella tem a honra de apresentar-vos o seguinte parecer:

Circulo n.º 9 (Villa Verde)

Numero total de votantes, 7:045 votos.

Numero real de votos, 7:044 votos.

Uma lista branca.

Página 31

SESSÃO DE 12 DE ABRIL DE 1887 31

Obtiveram os cidadãos:

Augusto da Cunha Pimentel .... 3:060 votos
Visconde da Torre .... 3:470 votos
José Antonio Simões Raposo .... 6 votos
Antonio Lopes de Figueiredo .... 2 »
Manuel Duarte Guimarães Pestana da Silva .... 1 votos

Á mesa da assembléa do apuramento foram apresentados tres protestos.

O primeiro accusa irregularidades na assembléa primaria de Villa Verde, citando como principaes o facto da acta ter a data de 6, e relatar occorrencias passadas no dia 7, e a mesa ter ficado abandonada quando se deram tumultos na assembléa; o segundo refere-se á falta commettida na assembléa primaria de Portella de não ter sido exarada na respectiva acta a declaração de outorga de poderes necessarios ao cidadão eleito; o terceiro accusa a falta da acta comprovativa da constituição da mesa da assembléa primaria de Doçãos no caderno competente.

Á mesma assembléa foi presente um contraprotesto referente ás accusações constantes dos protestos acima mencionados.

Á vossa commissão não acha procedentes os protestos de que se trata:

1.° Porque os factos arguidos no primeiro d'elles são contestados pela narração das occorrencias na acta respectiva, a qual se acha era devida fórma, e bem assim pelas declarações posteriormente feitas pelos membros da referida mesa quando ouvidos pela mesa da assembléa do apuramento;

2.° Porque a falta de outorga na acta da assembléa primaria de Portella não invalida a eleição, visto como a outorga dos respectivos poderes está virtualmente dada no facto da votação;

3.° Porque a falta da acta da constituição da mesa na assembléa de Doçãos no caderno competente está sufficientemente supprida pela acta appensa ao processo eleitoral, e pela menção que d'ella se faz na acta da eleição.

Pelas rasões que ficam expostas é pois a vossa commissão, de parecer que o cidadão Augusto da Cunha Pimentel, por ter sido o mais votado, e ter apresentado o seu diploma em fórma legal, seja proclamado deputado.

Sala das sessões da primeira commissão, em 12 de abril de 1887.= José Maria de Andrade = Dr. Oliveira Valle = A. da Fonseca = Baptista de Sousa = Antonio Lucio Tavares Crespo = Pereira dos Santos = Alfredo Pereira, relator.

O sr. João Arroyo:- Pedi a palavra para mandar para a mesa o diploma do sr. deputado eleito por Paredes, José Guilherme Pacheco.

O sr. Pedro Monteiro:- Mando para a mesa o parecer sobre os diplomas dos srs. deputados eleitos pelos circulos n.ºs 37, 50, 54 e 79.

Peço a v. exa. que consulte a junta sobre a dispensa do regimento para entrar desde já em discussão este parecer.

Foi dispensado o regimento.

O parecer é o seguinte:

PARECER N.° 71

Senhores.- Foram presentes á vossa segunda commissão de verificação de poderes os diplomas dos srs. Antonio Simões dos Reis, eleito pelo circulo n.° 37 (Oliveira de Azemeis), Antonio José Ennes, eleito pelo circulo n.° 50 (Tondella), D. Francisco de Lucena e Faro, eleito pelo circulo n.° 54 (Armamar) e José Maria dos Santos, eleito pelo circulo n.° 79 (Aldeia Gallega). Sendo achados em fórma legal, é a vossa commissão de parecer, que os referidos cidadãos sejam proclamados deputados da nação.

Sala das sessões, em 12 de abril de 1887.= Eduardo José Coelho = J. A. Pires Villar = Luiz de Mello Bandeira Coelho = Pedro Antonio Monteiro.

Foi approvado.

O sr. Presidente:- Devia agora proceder-se á proclamação dos srs. deputados; mas como a lista não está ainda completa, interrompo a sessão por um quarto de hora para se completar a lista com respeito às eleições já approvadas.

Eram tres horas e quarenta minutos.

Ás quatro horas continuou a sessão.

O sr. Crespo:- Por parte da primeira commissão de poderes mando para a mesa o parecer sobre a eleição do circulo de Ponta Delgada.

Apresentaram diplomas dois srs. deputados eleitos e faltam apresental-os outros dois. Pedia a v. exa. dispensa do regimento, visto não haver protestos, e que fossem proclamados deputados os dois primeiros.

Mando tambem para a mesa o parecer sobre os diplomas dos srs. deputados eleitos pelos circulos n.ºs 4, 11, 24, 28, 13 e 12.

Foi dispensado o regimento e seguidamente entraram em discussão seguintes pareceres:

PARECER N.° 73

Circulo n.° 98 (Ponta Delgada)

Senhores.- A vossa primeira commissão de verificação de poderes examinou o processo da eleição do circulo n.° 98 (Ponta Delgada), ácerca da qual tem a honra de apresentar-vos o seguinte parecer:

Obtiveram os cidadãos:

Antonio Augusto de Sousa e Silva .... 9:181 votos
Dr. Arthur Hintze Ribeiro .... 8:885 votos
Conde de Fonte Bella .... 8:683 votos
Luiz Fisher Berquó Poças Falcão .... 8:590 »
Francisco de Almeida e Brito .... 8:557 votos
Conselheiro Pedro Augusto de Carvalho .... 8:487 votos
Dr. Joaquim Theophilo Braga .... 195 votos
Dr. José Jacinto Nunes .... 182 votos
Dr. Augusto Manuel Alves da Veiga .... 174 votos
Dr. Anthero do Quental .... 1 votos
Dr. Ernesto do Canto .... 1 »
Dr. José Pereira Botelho .... 1 »
Dr. Manuel Maria da Rosa .... 2 »
Dr. Marianno Machado de Faria e Maia .... 3 »
Luiz Adriano de Magalhães Menezes e Lencastre .... 1 votos
Dr. Bernardo Francisco de Abranches .... 1 votos
José Antonio Simões Raposo .... 34 votos
Manuel José Garruncho .... 1 votos
Antonio de Sá .... 1 votos
Francisco Rodrigues Leite .... 1 »
Dr. Miguel de Sousa Pinheiro .... 2 »
Manuel de Sousa .... 14 votos
Antonio José Machado .... 2 »
Antonio Gil Machado .... 5 »
Visconde das Larangeiras (Manuel) .... 3 votos
Dr. José de Abreu do Couto Amorim Novaes .... 1 votos
Jacinto de Medeiros .... 1 votos
Manuel Antonio de Medeiros .... 1 votos
Manuel Joaquim .... 1 votos
Visconde de Porto Formoso .... 1 »
Sergio Alvares Cabral .... 1 votos

N'esta eleição correu o acto eleitoral com regularidade; e porque os cidadãos mais votados foram os quatro primeiros é a vossa commissão de parecer que seja approvada a eleição, e proclamados deputados os cidadãos Antonio Augusto de Sousa e Silva e Arthur Hintze Ribeiro, que apresentaram os seus diplomas em fórma legal, devendo ser proclamados deputados os dois seguintes: conde da Fonte Bella e Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, logo que apresentem os seus diplomas.

Página 32

32 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Sala das sessões, em 12 de março de 1881.= José Maria de Andrade = A. Pereira = Baptista de Sousa = Pereira dos Santos = Dr. Oliveira Valle = Alves da Fonseca = Antonio Lucio Tavares Crespo, relator.

Approvado sem discussão.

PARECER N.° 72

Senhores.- Á vossa primeira commissão de verificação de poderes foram presentes os diplomas dos deputados eleitos pelos seguintes circulos:

N.° 4 (Caminha), Miguel Dantas Gonçalves Pereira.

N.° 11 (Cabeceiras de Basto), Guilherme Augusto Pereira de Carvalho e Abreu.

N.° 24 (Porto), Joaquim Pedro de Oliveira Martins.

N.° 28 (Amarante), João Pereira Teixeira de Vasconcellos.

N.° 13 (Celorico de Basto), Joaquim Antonio da Silva Cordeiro.

N.º 12 (Fafe), João Monteiro Vieira de Castro.

E porque estes diplomas estão em forma legal, é a vossa commissão de parecer que sejam proclamados deputados os cidadãos acima designados, cujas eleições já foram approvadas.

Sala das sessões, em 12 de abril de l887.= José Maria de Andrade = Alfredo Pereira = Pereira dos Santos = Baptista de Sousa = Antonio Alves Pereira da Camara = Dr. Oliveira Valle = Antonio Lucio Tavares Crespo.

Approvado sem discussão.

Seguidamente foram proclamados deputados os seguintes srs.:

Albano de Mello Ribeiro Pinto.
Alfredo Cesar Brandão.
Alfredo Pereira.
Anselmo de Assis Andrade.
Antonio Alves Pereira da Fonseca.
Antonio Augusto de Sousa e Silva.
Antonio de Azevedo Castello Branco.
Antonio Baptista de Sousa.
Antonio de Campos Valdez.
Antonio Candido Ribeiro da Costa.
Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco.
Antonio Centeno.
Antonio Eduardo Villaça.
Antonio Francisco Ribeiro Ferreira.
Antonio José Ennes.
Antonio José Gomes Neto.
Antonio José Pereira Borges.
Antonio Lopes de Guimarães Pedrosa.
Antonio Lucio Tavares Crespo.
Antonio Maria de Carvalho.
Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti.
Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello Ganhado.
Antonio Maria Jalles.
Antonio Maria Pereira Carrilho..
Antonio Simões dos Reis.
Arthur Hintze Ribeiro.
Augusto da Cunha Pimentel.
Augusto Faustino dos Santos Crespo.
Augusto Fuschini.
Augusto Victor dos Santos.
Bernardo Homem Machado.
Carlos Lobo d'Avila.
Conde de Castello de Paiva.
Conde de Villa Real.
Eduardo de Abreu.
Eduardo José Coelho.
Elyseu Xavier de Sousa e Serpa.
Emygdio Julio Navarro.
Ernesto Julio Goes Pinto.
Ernesto Madeira Pinto.
Estevão Antonio de Oliveira Junior.
Fernando Matoso dos Santos.
Fernando de Souta Coutinho (D.).
Firmino João Lopes.
Francisco Antonio da Veiga Beirão.
Francisco de Barros Coelho e Campos.
Francisco de Castro Gomes Monteiro.
Francisco de Castro Matoso da Silva Côrte Real.
Francisco José Fernandes Vaz.
Francisco José Machado.
Francisco José de Medeiros.
Francisco Limpo de Lacerda Ravasco.
Francisco de Lucena Mello e Faro (D.).
Frederico de Gusmão Correia Arouca.
Gabriel José Ramires.
Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu.
Guilhermino Augusto do Barros.
Henrique de Sá Nogueira de Vasconcellos.
Ignacio Emauz do Casal Ribeiro.
Jeronymo Pereira da Silva Baima de Bastos.
João Antonio Pires Villar.
João Ferreira Franco Pinto de Castello Branco.
João Joaquim Izidro dos Reis.
João José d'Antas Souto Rodrigues.
João José Dias Gallas.
João Lobo Santiago Gouveia.
João Marcellino Arroyo.
João Menezes Parreira.
João Monteiro Vieira de Castro.
João Pereira Teixeira de Vasconcellos.
Joaquim de Almeida Correia Leal.
Joaquim Alves Matheus.
Joaquim Antonio da Silva Cordeiro.
Joaquim Heliodoro da Veiga.
Joaquim José Maria de Oliveira Valle.
Joaquim Maria Leite.
Joaquim Pedro de Oliveira Martins.
Joaquim Simões Ferreira.
Jorge O'Neill.
José Alves de Moura.
José Alves Pimenta de Avellar Machado.
José Augusto Barbosa Collen.
José Augusto Ferreira Galvão.
José de Azevedo Castello Branco.
José Barbosa de Magalhães.
José Barroso Pereira e Matos.
José Bento Ferreira de Almeida.
José Dias Ferreira.
José Domingos Ruivo Godinho.
José Elias Garcia.
José da Fonseca Abreu Castello Branco.
José Frederico Laranjo.
José Gonçalves Pereira dos Santos.
José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas.
José Joaquim de Vasconcellos Gusmão.
José de Lemos e Napoles.
José Luiz Ferreira Freire.
José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral.
José Maria de Andrade.
José Maria de Oliveira Matos.
José Maria Rodrigues de Carvalho.
José Maria dos Santos.
José de Saldanha Oliveira e Sousa (D.).
José Simões Dias.
José Soares Pinto de Mascarenhas.
José de Sousa dos Santos Moreira.
Julio Carlos de Abreu e Sousa.
Julio Cesar de Faria Graça.
Julio José Pires.
Lopo Vaz de Sampaio e Mello.
Luiz Augusto da Cunha Mancellos Ferraz.

Página 33

SESSÃO DE 12 DE ABRIL DE 1887 33

Luiz Emilio Vieira Lisboa.
Luiz José Dias.
Luiz de Mello Bandeira Coelho.
Manuel Affonso Espregueira.
Manuel d'Assumpção.
Manuel José Correia.
Manuel Pinheiro Chagas.
Marçal de Azevedo Pacheco.
Marianno Cyrillo de Carvalho.
Marianno José da Silva Prezado.
Miguel Dantas Gonçalves Pereira.
Pedro Antonio Monteiro.
Pedro Victor da Costa Sequeira.
Thomás Frederico Pereira Bastos.
Vicente Rodrigues Monteiro.
Victoriano Estrella Braga.
Visconde de Monsaraz.
Visconde da Torre.
Visconde de Silves.
Zophimo Consiglieri Pedroso.

O sr. Presidente: - Vae proceder-se á eleição da lista quintupla para a escolha do presidente e vice-presidente da camara. Peço aos srs. deputados que formulem as suas listas.

Feita a chamada e corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na urna 78 listas, saíndo eleito o sr.:

José Maria Rodrigues de Carvalho .... 76 votos

Procedendo-se a segundo escrutinio, verificou-se terem entrado na urna 75 listas, saíndo eleito o sr.:

Francisco de Barros Coelho e Campos .... 74 votos

Passando-se a terceiro escrutinio, verificou-se terem entrado na uma 74 listas, saíndo eleitos os srs.:

Manuel Affonso Espregueira ... 74 votos
Francisco de Castro Matoso Côrte Real .... 74 votos
Joaquim de Almeida Correia Leal .... 74 votos

O sr. Presidente:- Está completa a lista quintupla. Esta lista tem de ser apresentada a Sua Magestade El-Rei por uma deputação composta de sete srs. deputados. Nomeio para comporem esta deputação os srs.:

Antonio Candido Ribeiro da Costa.
Bernardo Homem Machado.
Carlos Lobo d'Avila.
Ernesto Madeira Pinto.
Manuel d'Assumpção.
José de Sousa dos Santos Moreira.
Visconde de Monsaraz.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Luciano de Castro):- Participo a v. exa. e á junta preparatoria que Sua Majestade El-Rei recebe a deputação que lhe ha de apresentar a lista quintupla para a escolha do presidente e vice-presidente da camara ámanhã, pelas duas horas da tarde, no paço da Ajuda.

O sr. Presidente:- A junta fica inteirada do dia e hora em que Sua Magestade recebe a deputação que lhe ha de apresentar a lista quintupla para a escolha do presidente e do vice-presidente da camara.

Agora vae proceder-se á eleição dos secretarios. Convido os srs. deputados a formularem as suas listas.

Feita a chamada e corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na urna 70 listas, saíndo eleito o sr.:

Francisco José de Medeiros .... 70 votos

Procedendo-se a segundo escrutinio para a eleição de secretarios, verificou-se terem entrado na uma 69 listas, saíndo eleito o sr.:

José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral .... 63 votos

O sr. Presidente: - Vae proceder-se á eleição dos vice-secretarios. Convido os srs. deputados a formularem as suas listas.

Feita a chamada e corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na urna 68 listas, saíndo eleitos os srs.:

Antonio Centeno .... 68 votos
Francisco José Machado .... 68 votos

O sr. Presidente:- Ámanhã continuam os trabalhos da constituição da camara. Convido os srs. deputados eleitos a comparecerem á hora do costume.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Redactor = Rodrigues Cordeiro.

Página 34

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×