O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 19

JUNTA PREPARATORIA

4.ª SESSÃO EM 9 DE JANEIRO DE 1890

Presidencia do exmo. sr. Estevão Antonio de Oliveira Junior (decano)

Secretarios - os exmos. srs.:
Alfredo Pereira
Francisco Furtado de Mello

SUMMARIO

Dá-se conta de um officio do ministerio do reino, acompanhando um caderno de actas pertencentes á eleição do deputado pelo circulo n.° 77 (Olivaes). - Dispensando-se o regimento, são approvados sem discussão os pareceres relativos ás eleições de deputados nos circulos nos. 4, 2, 10, 73, 17, 5, 21, 22, 23, 27, 29, 8, 13, l5, 24, 82, 36, 38, 50, 53, 49, 60, 69, 62, 87, 79 e 88,
approvando-se os respectivos processos eleitoraes. - É igualmente approvado o parecer que reconhece achar-se em devida fórma o diploma de deputado, pelo circulo n.º 70, do sr. Latino Coelho. - Bem assim é approvado o parecer, que manda remetter ao tribunal especial os processos eleitoraes relativos aos circulos nos. 18, 31 e 37. - Levanta-se a sessão.

Abertura - Ás quatro horas da tarde.

Presentes á chamada - 57 srs. deputados eleitos.

Acta - Approvada sem reclamação.

EXPEDIENTE

Officio

Do ministerio do reino, acompanhando um caderno de actas pertencentes á eleição de deputados pelo circulo n.° 77 (Olivaes).
Para a secretaria.

JUSTIFICAÇÃO DE FALTA

Declaro que tenho faltado ás sessões da junta preparatoria por incommodo de saude. = O deputado eleito pelo circulo n.° 58, Bernardo Homem Machado.

O sr. Tavares Crespo: - Mando para a mesa o parecer da primeira commissão de verificação de poderes sobre os processos eleitoraes dos circulos nos. 18 (Alijó), 31 (Paredes) e 37 (Oliveira de Azemeis), em que houve tres requerimentos apresentados por alguns srs. deputados eleitos, pedindo que estes processos fossem enviados ao tribunal especial de verificação de poderes.
A commissão resolveu que estes processos sejam enviados ao tribunal especial; mas devo declarar que, relativamente ao processo eleitoral do circulo de Alijó, não consta que houvesse protesto nem na assembléa primaria, nem na de apuramento.
Todavia, apresentou-se um protesto feito perante o tabellião, protesto que não quizeram receber n'aquellas assembléas.
Apresenta-se tambem um outro de investigação administrativa, onde estes factos estão effectivamente averiguados.
Por consequencia, a commissão, desde que estes factos vem confirmados n'um documento authentico, entendeu que não tinha competencia para julgar sobre esta eleição, e que devia mandar o processo ao tribunal especial, porque a este é que compete averiguar como os factos se passaram.
N'estas circumstancias, resolveu a commissão enviar todos os tres processos ao tribunal especial, não só o de Oliveira de Azemeis e Paredes, mas também o de Alijó, pelas circumstancias que acabo de mencionar.
Mando também para a mesa o parecer relativo á eleição do circulo plurinominal nos. 24 (Porto), 21 (Moncorvo), 22 (Mirandella), 23 (Mogadouro), 27 (Felgueiras), 29 (Marco de Canavezes), 8 (Guimarães), 13 (Celorico de Basto) e 15 (Barcellos).
Igualmente mando para a mesa o parecer relativo á eleição do circulo plurinominal n.° 5 (Braga), outro sobre a eleição dos circulos nos. 4 (Caminha), 2 (Monsão), 10 (Povoa de Lanhoso), 73 (Torres Vedras) e 17 (Valle Passos).
Como estas eleições não offerecem duvidas, peço a v. exa. que consulte a junta preparatoria sobre se consente que estes pareceres entrem desde já em discussão.
O sr. Francisco Machado: - Mando para a mesa o parecer da terceira commissão de verificação de poderes, relativo á eleição do circulo plurinominal n.° 82 (Santarem).
Como o acto eleitoral correu com toda a regularidade, peço a v. exa. que consulte a junta sobre se dispensa o regimento, para que este parecer entre desde já em discussão.
O sr. Bandeira Coelho: - Mando para a mesa o parecer da segunda commissão de verificação de poderes, sobre as eleições dos circulos nos. 62 (Castello Branco), 69 (Caldas da Rainha, 60 (Trancoso), 49 (Santa Comba Dão), 53 (Lamego), 50 (Tondella), 38 (Ovar) e 36 (Arouca).
Mando também o parecer sobre o diploma do sr. deputado eleito pelo circulo n.º 70 (Lisboa), sr. José Maria Latino Coelho.
Peço a v. exa. que consulte a junta sobre se consente que estes pareceres entrem desde já em discussão.
O sr. Ignacio do Casal Ribeiro: - Mando para a mesa o parecer da terceira commissão de verificação de poderes, sobre as eleições dos circulos nos. 87 plurinominal (Portalegre) e 79 (Aldeia Gallega).
Como os actos eleitoraes correram com regularidade, peço a v. exa. que consulte a junta sobre se consente que estes pareceres entrem desde já em discussão.
O sr. Bernardo Homem: - Mando para a mesa o meu diploma de deputado eleito, e uma justificação de faltas.
O sr. D. João de Alarcão: - Mando para a mesa o parecer da terceira commissão de verificação do poderes, sobre o processo eleitoral do circulo plurinominal n.° 88 (Evora).
Como a eleição correu regularmente, peço a v. exa. que consulte a junta sobre se consente que este parecer entre desde já em discussão.
O sr. Presidente: - Consulto a junta sobre se dispensa a impressão de todos os pareceres que têem sido apresentados, para que entrem em discussão desde já.
Assim se resolveu.
Leram-se na mesa os seguintes pareceres:

PARECER n.° 40

Senhores. - Foram presentes a vossa commissão de verificação de poderes um requerimento assignado por quinze srs. deputados eleitos, e apresentado na sessão

5

Página 20

20 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

da junta preparatoria de 3 do corrente, para que sejam enviados ao tribunal especial de verificação de poderes o processos eleitoraes dos circulos nos. 18 (Alijó), 31 (Paredes) o 37 (Oliveira de Azemeis), outro requerimento assignado por dezeseis deputados eleitos pedindo para ser remettido ao tribunal especial o processo da eleição do circulos n.° 18 (Alijó), e mais outro requerimento, tambem com quinze assignaturas, fazendo o mesmo pedido relativamente aos dois já mencionados circulos de Paredes (n.° 31) e Oliveira de Azemeis (n.° 37).
Verificou a vossa commissão ter havido protestos acerca das eleições n'aquelles tres circulos; e por isso é de parecer que os processos respectivos, com os documentos apresentados á junta preparatoria, devem ser enviados ao tribunal especial de verificação de poderes, como dispõe artigo 11.° da lei de 21 de maio de 1884, e que deve fixar-se para o julgamento o praso de vinte dias, contados da data em que for approvado este parecer.
N'estas tres eleições houve apenas um voto para a accumulação no circulo de Alijó, voto que recaiu no cidadão Francisco José Cardoso.
Sala das sessões da commissão, em 9 de janeiro de 1890. = Francisco Mattozo = Dias Costa = Alfredo Pereira = Alves da Fonseca = Antonio Lucio Tavares Crespo, relator.
Approvado sem discussão.

PARECER N.° 26

(Circulo n.º 24 - Porto)

Senhores. - A Vossa primeira commissão de verificação de poderes examinou o processo eleitoral do circulo plurinominal n.° 24 (Porto), a respeito do qual tem a honra de vos apresentar o seguinte parecer.
Numero total do votantes, 11:780.
Recairam os votos nos seguintes cidadãos:

João Marcellino Arroyo.... 5:422 votos
Antonio de Oliveira Monteiro....5:237 votos
Francisco Antonio da Veiga Beirão.... 4:686 votos
Ricardo de Almeida Jorge.... 3:367 votos
Alberto Antonio de Moraes Carvalho.... 948 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho....753 votos
José de Abreu Couto Amorim Novaes.... 729 votos
Luciano Cordeiro.... 614 votos
Augusto Manuel Alves da Veiga.... 397 votos
Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto.... 579 votos
José Maria Latino Coelho.... 164 votos
Luiz Soares.... 159 votos
Francisco Martins.... 64 votos
José de Azevedo Castello Branco.... 14 votos

osé Joaquim Rodrigues de Freitas.... 5 votos
Francisco José Cardoso....10 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro.... 10 votos
Manuel Pinheiro Chagas.... 10 votos
Rodrigo Antonio Ferreira Dias.... 6 votos
Adolpho Pimentel.... 2 votos
Antonio Joaquim Felix.... 2 votos
João Machado de Carvalho Guimarães..... 2 votos

Correu o acto eleitoral com regularidade, e os cidadãos mais votados obtiveram a maioria legal. É pois a vossa commissão de parecer que sejam approvadas as eleições dos cidadãos João Marcellino Arroyo, Antonio de Oliveira Monteiro e Francisco Antonio da Veiga Beirão, e que seja proclamado deputado o primeiro que apresentou o seu diploma em fórma legal.
Sala das sessões da commissão, em 9 de janeiro de 1890. = Alfredo Pereira = Alves da Fonseca = F. Dias Costa = Antonio Lucio Tavares Crespo, relator. - Tem voto do sr. Castro Mattozo.
Approvado sem discussão,

PARECER N.° 23

(Circulos nos. 21 - Moncorvo, 22 - Mirandella, 23 - Mogadouro, 27 - Felgueiras, 29 - Marco de Canavezes, 8 - Guimarães, 13 - Celorico de Basto e 15 - Barcellos)

Senhores. - A vossa primeira commissão de verificação de poderes examinou os pareceres das eleições que se verificaram nos circulos abaixo mencionados, a respeito dos quaes têem a honra de apresentar-vos o seguinte parecer:

Circulo n.° 21 - Moncorvo

Numero total de votantes, 7:662.
Numero real de votos, 7:662.
Obtiveram os cidadãos:

José Joaquim Dias Gallas.... 1:717 votos
José de Abreu do Couto Amorim Novaes.... 1:501 votos
Joaquim Alves Matheus.... 1:011 votos
Dr. Antonio Henriques da Silva.... 792 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro.... 749 votos
Alberto Antonio de Moraes Carvalho.... 800 votos
Luciano Cordeiro.... 600 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho.... 263 votos
Antonio de Sousa Pinto de Magalhães.... 115 votos
Guilhermino Augusto de Barros.... 114 votos

Circulo n.° 22 - Mirandella

Numero total de votantes e de votos, 5:988.
Obtiveram os cidadãos:

Julio Carlos de Abreu e Sousa.... 2:212 votos
Luciano Cordeiro.... 980 votos
Dr. Joaquim Alves Matheus.... 689 votos
Dr. Wenceslau de Lima.... 327 votos
Guilhermino Augusto de Barros.... 301 votos
José de Abreu do Couto Amorim Novaes.... 849 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho.... 454 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro.... 50 votos
Dr. Antonio Henriques da Silva.... 50 votos
Antonio de Sousa Pinto de Magalhães.... 50 votos
José Maria Latino Coelho.... 15 votos
Augusto Manuel Alves da Veiga.... 11 votos

Circulo n.º 23 - Mogadouro

Numero total de votantes, 11:158.
Numero total de votos, sendo l lista branca, 11:157.
Recaíram os votos nos seguintes cidadãos:

Conselheiro Ernesto Madeira Pinto.... 3:131 votos
Conselheiro Caetano Pereira Sanches de Castro.... 2:082 votos
Dr. Antonio Henriques da Silva.... 2:057 votos
Alberto Antonio do Moraes Carvalho.... 1:000 votos
Luciano Cordeiro.... 871 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho.... 735 votos
Joaquim Alves Matheus.... 658 votos
José de Abreu do Couto Amorim Novaes.... 250 votos
Guilhermino Augusto de Barros.... 228 votos
Antonio de Sousa Pinto de Magalhães.... 94 votos
Francisco José Machado.... 51 votos

Circulo n.º 27 - Felgueiras

Numero total de votos e de votantes, 14:500.
Recairam os votos nos seguintes cidadãos:

Henrique Carlos de Carvalho Kendall.... 7:500 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho.... 6:000 votos
Guilhermino Augusto de Barros.... 800 votos
Antonio Henriques da Silva .... 200 votos

Página 21

22 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

cedeu nos circulos abaixo mencionados, o acerca d'elles tem a Loura de apresentar-vos o seguinte parecer:

Circulo n.° 4 - Caminha

Numero total de votantes, 3:652.
Numero real de votos, 3:652.
Obtiveram os cidadãos:

Miguel Dantas Gonçalves Pereira .... 2:219 votos
Dr. João Filippo de Menezes Pita e Castro .... 1:418 votos
João Filippe de Menezes Moreira Pita e Castro .... 14 »
José Maria Latino Coelho .... 1 votos

Circulo n.°- 2 Monsão e Melgaço

Numero total de votantes, 6:069.
Numero real de votos, 6:069.
Obtiveram os cidadãos:
Dr. Luiz José Dias .... 2:904 votos
Luciano Cordeiro .... 1:004 «
Alberto Antonio de Moraes Carvalho .... 1:000 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro .... 340 »
José Guilherme Pacheco .... 65 votos
Antonio de Sousa Pinto de Magalhães .... 79 »
José Maria Latino Coelho .... 1 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho .... 464 votos
Joaquim Alves Matheus .... 94 votos
Guilhermino Augusto de Barros.... 67 votos
Augusto Fuschini .... 32 votos
Antpnio Henriques da Silva .... 14 votos

Circulo n.° 10 - Povoa de Lanhoso

Numero total de votantes, 5:098.
Numero real de votos, 5:096.
Obtiveram os cidadãos: Luiz Emilio Vieira Lisboa .... 2:554 votos
Alberto Antonio de Moraes Carvalho .... 1:300 votos
José do Abreu do Couto Amorim Novaes .... 988 »
Luciano Cordeiro .... 192 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro .... 50 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho .... 5 »
Antonio do Sousa Pinto de Magalhaes .... 5 »
José Maria Latino Coelho .... 2 votos

Circulo n.° 73 - Torres Vedras

Numero total de votantes, 7:120.
Numero real de votos, 7:120.
Obtiveram os cidadãos:

Ignacio Emauz do Casal Ribeiro .... 5:784 votos
Luciano Cordeiro .... 740 votos
José de Abreu do Couto Amorim Novaes
Caetano Pereira Sanches de Castro .... 130 »
Alberto Antonio Moraes de Carvalho .... 129 »
Sebastião de Sousa Dantas Baracho .... 97 »
Antonio Maria Henriques da Silva .... 52 »
Antonio de Sousa Pinto de Magalhães .... 50 »
José Maria Latino Coelho .... 4 votos
Augusto Fuschini .... 3 votos

Circulo n.° 17 - Valle Passos

Numero total de votantes, 4:040.
Numero real de votos, 4:040.
Obtiveram os cidadãos:

Francisco José de Medeiros .... 1:570 votos
José de Abreu do Couto Amorim Novaes .... 1:559 votos
Joaquim Alves Matheus .... 499
Antonio Henriques da Silva .... 201 votos
Antonio de Sousa Pinto de Magalhães .... 201 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho .... 9 »
Lopo Vaz de Sampaio e Mello .... 1 votos

Em todas estas eleições correu o acto eleitoral regularmente, porque os cidadãos mais votados obtiveram a maioria legal, e apresentaram os seus diplomas na devida forma, é a vossa commissão de parecer que taes eleições sejam approvadas e proclamados deputados os cidadãos Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Luiz José Dias, Luiz Emílio Vieira Lisboa, Ignacio Emauz do Casal Ribeiro e Francisco José de Medeiros.
Sala das sessões da primeira commissão de verificação de poderes, em 2 de janeiro de 1890. = Francisco Mattozo = F. Dias Costa = Alves da Fonseca - Antonio Lúcio Tavares Crespo = Alfredo Pereira, relator.
Approvado sem discussão.

PARECER N.° 27

(Circulo n.° 82 - Santarem)

Senhores. - A vossa terceira commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral do circulo n.° 82, e n'elle verificou que o numero de votantes em todo o circulo foi de 11:364.
Listas inutilisadas, 3.
Numero real de votos, 11:361.
Tendo obtido os cidadãos:

José Emygdio Pinheiro Borges .... 4:984 votos
João Joaquim Izidro dos Reis .... 4:882 votos
Manuel d'Assumpção .... 2:313 votos
Joaquim Alves Matheus .... 1:737 votos
Antonio Henriques da Silva .... 1:511 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro .... 1:533 votos
Antonio do Sousa Pinto de Magalhães .... 1:273 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho .... 934 votos
Guilhermino Augusto de Barros .... 931 votos
Alberto Antonio de Moraes Carvalho .... 870 votos
José Abreu da Couta Amorim Moraes .... 622 »
Luciano Cordeiro .... 377 votos
Joaquim Peito do Carvalho .... 144 votos
José Maria Latino Coelho .... 43 votos
Augusto Manuel Alves da Veiga .... 37 votos
José de Sonsa Freire Bandeira de Mello .... 12 votos
Conde da Junqueira .... 2 votos
Fernando Mottozo dos Santos .... 1 votos
José de Azevedo Castello Branco .... 1 votos
Laurentino Verissimo .... 1 votos
Augusto Fuschini .... 1 votos
João Gonçalves da Silva .... 1 votos
José Bernardo .... 1 votos

E considerando que a eleição foi feita com as formalidades da lei e que não houve protestos contra ella, a vossa commissão entende que deve ser approvada e proclamados deputados os tres cidadãos mais votados, que apresentaram os seus diplomas na fórma legal.
Sala das sessões da terceira commissão de verificação de poderes, em 9 de janeiro de 1890. = Joaquim Simões Ferreira = D. João de Alarcão V. Osorio = Ignacio Emanz do Casal Ribeiro = Antonio de Azevedo Castello Branco - Francisco José Machado = Antonio Eduardo Villaça.
Approvado sem discussão.

PARECER N.° 35

(Circulo n.° 62 - Castello Branco)

Senhores. - A vossa segunda commissão de verificação de poderes, tendo examinado o processo eleitoral do circulo plurinominal n.° 62 (Castello Branco), averiguou que

Página 22

SESSÃO DE 9 DE JANEIRO DE 1890 21

Circulo n.° 29 - Marco de Canavezes

Numero total de votantes, 8:195.
Numero real de votos, sendo 1 lista branca, 8:194.
Recaíram os votos nos seguintes cidadãos:

Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral.... 4:524 votos
Alberto Antonio do Moraes Carvalho .... 3:023 votos
Luciano Cordeiro .... 17 votos
Francisco José Cardoso .... 30 votos

Circulo n.º 8 - Guimarães

Numero total de votantes, 7:746.
Numero real devotos, sendo 6 listas brancas, 7:752.
Recaíram os votos em:

João Ferreira Franco Pinto Castello Branco .... 4:665 votos
João Gomes de Oliveira Guimarães (abbade do Tagilde).... 3:081 votos

Circulo n.° 13 - Celorico de Basto

Numero total de votantes e numero real devotos, 4:983.
Recaíram os votos em:

Bacharel Luciano Affonso da Silva Monteiro .... 3:572 votos
Sebastião Maria da Nobrega Pinto Pizarro .... 937 »
Conego Joaquim Alves Matheus ..... 389 votos
Dr. Antonio Henriques da Silva .... 34 »
Conselheiro Guilhermino Augusto de Barros .... 32 votos
Bacharel Henrique Luiz Ferreira .... 10 votos
Francisco José Cardoso .... 6 votos
Augusto Fuschini .... 3 votos

Circulo n.° 15 - Barcellos

Numero total de votantes, 4:950.
Numero real de votos, sendo cinco listas inutilisadas. 4:945.
Recaíram os votos em:

Conselheiro Jeronymo da Cunha Pimentel .... 2:680 votos
Dr. José Barroso Pereira de Matos .... 2:258 votos
onselheiro Caetano Pereira Sanches de Castro .... 1 votos
José de Abreu do Couto Amorim Novaes .... 6 votos

Em todas estas eleições correu o acto eleitoral com regularidade; e por que os cidadãos mais votados obtiveram a maioria legal e apresentaram os seus diplomas em devida forma, é a vossa commissão de parecer que taes eleições sejam approvadas e proclamados deputados os cidadãos: José Joaquim Dias Gallas, Julio Carlos de Abreu e Sousa, Ernesto Madeira Pinto, Henrique Carlos do Carvalho Kendall, Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, Lucinno Affonso da Silva Monteiro, Jeronyino da Cunha Pimentel.
Sala das sessões da primeira commissão de verificação de poderes, em 9 de janeiro de 1890. - Francisco Mattozo = Alfredo Pereira - Alves da Fonseca - Dias Costa = Antonio Lucio Tavares Crespo, relator.
Approvado sem discussão.

PARECER N.º 24

Circulo n.º 5 - Braga

A primeira commissão do verificação de poderes vem apresentar-vos o seu parecer acerca da eleição do circulo plurinominal n.° 5 (Braga). Do processo consta, que o numero total das listas entradas nas urnas das diversas assembléas foi de 7:951.

Obtiveram votos os seguintes cidadãos:

José Ferreira Magalhães .... 7:091 votos
José Alves de Moura .... 6:270 votos
Lopo Vaz de Sampaio e Mello .... 5:535 votos
José de Abreu do Couto de Amorim Moraes .... 3:843 votos
Manuel José de Oliveira Guimarães .... 2:828 votos
Joaquim Alves Matheus .... 299 votos
Luciano Cordeiro .... 41 votos
Antonio de Sousa Pinto de Magalhães .... 17 votos
Guilhermino Augusto de Barros ... 17 votos
Augusto Fuschini .... 7 votos
Augusto Manuel Alves da Veiga .... 8 »
Antonio José Pereira .... 3 votos
Visconde de Carcavellos .... 3 votos
Manuel Antonio Esteves .... 2 »
Sebastião Dantas Baracho .... 2 »
Joaquim Ferreira da Costa .... 2 votos
Julio César de Castro Pereira .... 2 votos
Jeronymo Pimentel .... 1 votos
Jacinto de Magalhães Barros Queiroz .... 1 votos
Caetano de Sanches Pereira de Castro .... 1 votos
José Maria Ribeiro de Carvalho .... 1 votos
Luiz Maria da Silva Ramos .... 1 votos
José Joaquim de Araújo Correia .... 1 votos
Lopo Vaz de Sampaio Pimentel .... 1 votos
Domingos José Gomes .... 1 votos
Luiz Lopes da Costa .... 1 votos
Julio Marques de Vilhena .... 1 votos
José Fernandes Valença .... 1 votos
João Marcellino Arroyo .... 1 votos
Francisco José Vieira Ribeiro e Brito .... 1 votos
José Cordeiro da Cunha Guimarães .... 1 votos
Narciso Gama Barros Pereira .... 1 votos
Alberto Carlos Leite Pereira .... 1 votos
José de Azevedo Castello Branco .... 1 votos
Manuel Joaquim da Cunha Vieira de Carvalho .... 1 votos
José Fernandes de Oliveira Braga .... 1 votos
Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto .... 1 votos
Alberto Antonio de Moraes Carvalho .... 1 votos
Antonio Bernardo Lopes .... 1 votos
Barão da Trovisqueira .... 1 votos
Augusto Gomes Moreira .... 16 votos
José Maria Latino Coelho .... 1 votos
Henrique Leiria Ferreira .... 11 votos
José Elias Garcia .... 3 votos
Manuel José Ferreira Guimarães .... 1 votos

Em vista da votação exposta, é manifesto que os mais votados foram os cidadãos: José Ferreira Magalhães, José Alves de Moura e Lopo Vaz de Sampaio e Mello.
Tendo corrido regularmente as operações eleitoraes e não havendo protesto nem duvida alguma sobre a validade d'esta eleição, é a vossa commissão de parecer que seja approvado e proclamado deputado o cidadão Lopo Vaz de Sampaio e Mello, que apresentou diploma, e bem assim os outros cidadãos José Ferreira de Magalhães e José Alves de Moura, logo que apresentem os respectivos diplomas.
Sala da commissão, 9 de janeiro de 1890. = F. Mattozo = A. Pereira = F. Dias Costa = Antonio Lucio Tavares Crespo = Alves da Fonseca.
Approvado sem discussão.

PARECER N.° 23

(Circulos n.ºs 4 - Caminha, 2 - Monsão e Melgaço, 10 - Povoa de Lanhoso, 73 - Torres Vedras, 17 - Valle Passos)
Senhores. - A vossa primeira commissão do verificação de poderes examinou os pareceres eleitoraes a que se pro-

Página 23

SESSÃO DE 9 DE JANEIRO DE 1890 23

o numero de votos em todo o circulo foi de 28:896, tendo obtido:

José Domingos Ruivo Godinho .... 6:045 votos
Jeronymo Pereira da Silva Baima de Basto .... 6:040 votos
Alfredo Cesar Brandão .... 6:044 votos
Guilhermino Augusto de Barros .... 6:020 votos
Joaquim Alves Matheus .... 1:794 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho .... 414 votos
Antonio Henriques da Silva .... 411 votos
Antonio de Sousa Pinto de Magalhães .... 410 »
Luciano Augusto Cordeiro .... 30 votos
Joaquim Peito de Carvalho .... 26 »
José Maria Latino Coelho .... 24 »
Augusto Manuel Alves da Veiga .... 24 votos
Augusto Fuschini .... 16 votos

Não havendo protesto ou reclamação, é a vossa commissão de parecer que a eleição deve ser approvada e proclamados deputados os três cidadãos mais votados:
José Domingos Ruivo Godinho, Jeronymo Pereira da Silva Baima de Bastos, Alfredo César Brandão, que apresentaram os seus diplomas em forma legal.
Sala da commissão, em 9 de janeiro de 1890. - Luiz Bandeira Coelho = J. P. Monteiro Cancella = J. A. Pires Villar = Pedro Monteiro.
Approvado sem discussão.

PARECER N.° 34

(Circulo n.º 69 - Caldas da Rainha)

Senhores. - A vossa segunda commissão de verificação de poderes, tendo examinado o processo eleitoral do circulo n.° 69 (Caldas da Rainha), averiguou que o numero de votantes em todo o circulo foi de 7:891, tendo obtido os seguintes cidadãos:

Francisco José Machado .... 4:231 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho .... 1:672 votos
José de Abreu do Couto Amorim Novaes .... 704 »
Luciano Cordeiro .... 356 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro .... 301 »
Alberto Antonio de Moraes Carvalho .... 217 »
José Maria Latino Coelho .... 124 votos
Guilhermino Augusto de Barros .... 100 votos
Henrique Luiz Ferreira .... 96 votos
Antonio Henriques da Silva .... 80 »
Augusto Fuschini .... 10 votos

Não havendo protesto ou reclamação, é a vossa commissão de parecer que a eleição deve ser approvada e proclamado deputado o cidadão mais votado Francisco José Machado, que apresentou diploma em forma legal.
Sala da commissão, em 9 de janeiro de 1890. = Luiz Bandeira Coelho = J. P. Monteiro Cancella = J. A. Pires Villar = Pedro Monteiro.
Approvado sem discussão.
Leu-se mais o seguinte:

PARECER N.° 33

(Circulo n.º 60 - Trancoso)

Senhores. - A vossa segunda commissão de verificação de poderes, examinou o processo eleitoral do circulo n.° 60 (Trancoso), e averiguou que o numero total de votantes em todo o circulo foi de 6:500, tendo obtido os seguintes cidadãos:

Francisco José Fernandes Vaz .... 3:235 votos
Joaquim Alves Matheus .... 338 votos
Guilhermino Augusto de Barros .... 285 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro .... 361 votos
Antonio Henriques da Silva .... 296 votos
Antonio de Sousa Pinto de Magalhães .... 281 »
Sebastião de Sousa Dantas Baracho .... 229 »
Alberto Antonio de Moraes Carvalho .... 183 »
José de Abreu do Couto Amorim Novaes.... 500 »
Luciano Cordeiro .... 657 votos
José de Azevedo Castello Branco .... 68 votos
Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto .. .. 65

Não havendo protesto ou reclamação, é a vossa commissão de parecer que a eleição deve ser approvada e proclamado deputado o cidadão mais votado, Francisco José Fernandes Vaz, que apresentou o seu diploma em forma legal.
Sala da commissão, em 9 de janeiro de 1890. = Luiz Bandeira Coelho = J. A. Pires Villar - J. P. Monteiro Cancella = Pedro Monteiro.
Approvado sem discussão.

PARECER N.° 32

(Circulos n.° 19 - Santa Comba Dão)

Senhores.- A vossa commissão de verificação de poderes, tendo procedido ao exame do processo eleitoral do circulo n.* 49, Santa Comba Dão, verificou que o numero total de votantes em todo o circulo foi de 4:062, tendo obtido votos os cidadãos:

José Soares Pinto Mascarenhas .... 1:770 votos
Luciano Cordeiro .... 940 votos
Alberto Antonio de Moraes Carvalho .... 539 »
José de Abreu do Couto Amorim Novaes .... 337 votos
Guilhermino Augusto de Barros .... 231 votos
Joaquim Alves Matheus .... 204 votos
Francisco José Cardoso .... 20 votos
José Maria Latino Coelho .... 17 »
José Luiz da Cunha .... 2 votos
Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto .... 1 votos
Luiz Maria da Silva Ramos .... 1 votos

Os actos eleitoraes correram regularmente sem protesto nem reclamação; é portanto a vossa commissão de parecer que o cidadão José Soares Pinto de Mascarenhas, que foi o mais votado e apresentou o seu diploma em devida forma, seja proclamado deputado.
Sala das sessões em 9 de janeiro de 1890. - Luiz de Hélio Bandeira Coelho = José Paulo Monteiro Canceüa - Pedro Monteiro - J. A. Pires Villar.
Approvado sem discussão.

PARECER N.° 31

(Circulo n.° 53-Lamego)

Senhores. - A vossa segunda commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral do circulo n.° 53 (Lamego).
Do exame do referido processo se concluo que o numero de votantes de todo o circulo foi de 5:418, tendo obtido os cidadãos:

José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral .... 2:150 votos
José de Abreu do Couto Amorim Novaes .... 1:000 votos
Luciano Cordeiro .... 660 votos
Alberto Antonio de Moraes Carvalho .... 600 votos
Antonio Henriques da Silva .... 300 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro .... 100 votos
Antonio de Sousa Pinto de Magalhães .... 127 »

Página 24

24 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Joaquim Alves Matheus .... 283 votos
Lourenço Luiz ferreira .... 90 »
Francisco José Cardoso ... 101 »
AugustoFuschini .... 7 votos

E não tendo havido protesto nem reclamação alguma, é a vossa commissão de parecer que a eleição deve ser approvada e proclamado deputado o cidadão mais votado José Maria de Alpoiia de Cerqueira Borges Cabral, que apresentou o seu diploma em forma legal.
Sala da commissão, em 9 de janeiro de 1890. = J. A. Pina Villar - Luiz Bandeira Coelho - José P. Monteiro Cancella - Pedro Monteiro - Alexandre Cabral.
Approvado sem discussão.

PARECER N.° 30

(Circulo n.º 50 - Tondella)

Senhores. - Tendo a vossa segunda commissão de verificação de puderes procedido ao exame do processo eleitoral do circulo n.° 50 (Tondella), verificou que o numero total de votantes em todo o circulo foi de 3:534, tendo obtido votos os cidadãos:

Joaquim Pedro de Oliveira Martins .... 1:351 votos
Guilhermino Augusto de Barros .... 1:051 votos
Antonio Henriques da Silva ............. 652 »
Joaquim Alves Matheus................. 480 »

Não ha protesto nem reclamação, sendo por isso a vossa commissão de parecer ao seja proclamado deputado o cidadão Joaquim Pedro de Oliveira Martins, por ser o mais votado ter apresentado o seu diploma.
Sala das sessões, em 9 de janeiro de 1890. = José Paulo Monteiro Cancella - Luiz Bandeira Coelho = Pedro Monteiro - J. A. Pires Villar.
Approvado sem discussão.

PARECER N.° 29

(Circulo 38 - Ovar)

Senhores. - A vossa segunda commissão de verificação de poderes, tendo examinado o processo eleitoral do circulo n.º 38 (Ovar), averiguou que o numero de votantes em todo o circulo foi do 3:869, tendo obtido os seguintes cidadãos:

José Maria Barbosa de Magalhães .... 1:538 votos
Caetano Pereira de Sanches de Castro .... 1:518 votos
Joaquim Alves Matheus .... 560 votos
Guilhermino Augusto de Barros .... 60 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho .... 60 votos
Antonio de Sousa Pinto de Magalhães .... 61 votos
José de Abreu do Couto Amorim Novaes .... 13 votos
Luciano Cordeiro .... 10 votos

Não havendo protesto nem reclamação, é a vossa commissão de parecer que a eleição deve ser approvada e proclamada deputado o cidadão mais votado José Maria Barbosa de Magalhães, que apresentou o seu diploma na fórma legal.
Approvado sem discussão.

PARECER N.° 28 (Circulo n.º 36 - Arouca)

Senhores. - A vossa segunda commissão de verificação de poderes, tendo examinado o processo eleitoral do circulo n." 36 (Arouca), tem a honra de vos apresentar acerca d'elle o seguinte parecer:

Numero total de votantes, 8:122.
Numero real de votos, 8:122.
Obtiveram os seguintes cidadãos:

Francisco Felisberto Dias Costa .... 2:802 votos
Guilhermino Augusto de Barros .... 90 votos
Joaquim Alves Matheus .... 44 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro .... 38 votos
Antonio Rodrigues da Silva .... 1 votos
Alberto Antonio de Moraes Carvalho .... 930 votos
José de Abreu do Couto Amorim Novaes .... 86 »
Sebastião de Sousa Dantas Baracho .... 2:779 »
Luciano Cordeiro .... 1:303 votos
Augusto Fuschini .... 6 votos
Antonio de Sousa Pinto Magalhães .... 40 »
Francisco José Cardoso .... 3 votos

Tendo esta eleição corrido regularmente, e o cidadão mais votado obtido a maioria legal de votos e apresentado o seu diploma em devida forma, é a vossa commissão do parecer que seja approvada esta eleição e proclamado deputado o cidadão Francisco Felisberto Dias Costa.
Sala da commissão, em 9 de janeiro de 1890. = J. A. Pires Villar = J. P. Monteiro Cancella = Alexandre Cabral - L. Bandeira Coelho.
Ápprovado sem discussão.

PARECER N.° 39

(Circulo n.° 70 - Lisboa)

Senhores. - Foi presente á vossa segunda commissão do verificação de poderes o diploma conferido pelo circulo n.° 70 (Lisboa), ao cidadão José Maria Latino Coelho, o qual foi reconhecido em boa e devida forma, sendo por isso a vossa commissão de parecer que o referido cidadão soja proclamado deputado.
Sala das sessões, cm 9 de janeiro do 1890. = José Paulo Monteiro Cancella = Luiz de Mello Bandeira Coelho = Pedro Monteiro - J. A. Pires Villar.
Ápprovado sem discussão.

PARECER N.° 36

(Circulo n.° 87 - Portalegre)

Senhores. - Á vossa terceira commissão de verificação de poderes foi presente o processo da eleição do circulo n.° 87, acerca do qual tem a honra de voa apresentar o seguinte parecer:

Numero total de votantes, 16:334.
Numero real de votos, 16:334.
Obtiveram os cidadãos:

José Frederico Laranjo .... 7:586 votos
Frederico de Gusmão Correia Aroaca .... 7:259 votos
Euzebio David Nunes da Silva .... 7:239 votos
João Heuriques Tierno .... 7:054 votos
Visconde de Alter .... 3:174 votos
José de Abreu do Couto de Amorim Novaes .... 3:016 votos
Alberto Antonio do Moraes Carvalho.... 2:518 votos
João Carapello Trigueiros de Martel .... 2:453 »
Luciano Cordeiro .... 1:618
Joaquim Alves Matheus.... 1:527 votos
Antonio de Sousa Pinto de Magalhães .... 1:082 votos
Antonio Henriques da Silva .... 973 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro .... 942 »
Guilhermino de Barros .... 903 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho .... 691 »
José Maria Latiuo Coelho .... 244 votos
Augusto Alves da Veiga .... 109 »
César Ferreira Gil .... 69 votos

Página 25

SESSÃO DE 9 DE JANEIRO DE 1890 25

Augusto Fuschini .... 66 votos
Francisco de Abreu Marques .... 29 votos
Visconde de Coruche .... 23 votos
Francisco da Silva Lobão Barquilha .... 14 votos
Francisco José Cardoso .... 17 votos
Francisco Lopes de Azevedo Coelho .... 1 »
Antonio Augusto Pereira de Miranda .... 8 »
José Simões Dias .... 3 votos
Luiz Mendes Paschoal .... 2 »
Antonio José de Carvalho .... 1 votos
Joaquim Alves da Veiga .... 1 »
Joaquim Peito de Carvalho .... 3 votos
Henrique Luiz Ferreira .... 2 »
Joaquim Henriques Tierno .... 1 »
David Nunes da Silva .... 7 »
Visconde de Alcântara .... 3 »
Joaquim Nunes da Silva .... 2 »
Pedro José Calhancas .... 1 »
José Maria Esteves de Azevedo .... 1 votos
José Elias Garcia .... 1 votos
Consiglieri Pedroso .... 1 votos
Antonio do Carmo Dias .... 1 votos
José Pestana de Sequeira .... 1 »
João José da Luz .... 4 votos
José Alves da Veiga .... 1 votos
Diogo da Fonseca Achaioli .... 2 votos
Garcia Affonso da Cunha Porto Carreiro.... 1 votos
Padre José Cardoso .... 1
João Freire Themudo de Oliveira .... 2
Joaquim Sequeira .... 1 votos
Emílio Antonio Maduro .... 1 votos
Adolpho Ernesto Mota .... 1 votos
Padre Francisco Antonio Barroqueiro .... 1 votos
Ignacio Cardoso de Barros Caldeira Castello Branco .... 2
Álvaro da Fonseca Coutinho .... 2 votos
Antonio José Madeira .... 1 votos
Ra miro Sanches Marçal .... 1 votos
Francisco Antonio Semedo .... 1 votos
João Dias da Silva .... 1 votos
João da Fonseca Achaioli .... 1 »
José de Azevedo Castello Branco .... 2 votos
Serpa Pinto .... 2 votos
José Carlos de Gouveia .... 5 votos
José Jacinto Nunes .... 6 votos
José Antonio Serrano .... 1 votos
João Luiz dos Santos Cordeiro .... 1 votos
Jacome da Costa .... 1 votos
Francisco Xavier Tavares Rosa .... 1 votos
João Jozarte da Barros Moraes Sarmento .... 1 votos
João José Gasalho .... 1 votos
Joaquim Antonio de Calça e Pina .... 2 votos
José da Silva Pisão .... 1 votos

Considerando que a eleição foi feita com as formalidades da lei, e que não houve protesto contra ella, a vossa commissão entende que deve ser approvada, e proclamados deputados os quatro cidadãos mais votados, que apresentaram os seus diplomas na forma legal.
Sala das sessões da terceira commissão dê verificação de poderes, em 9 de janeiro de 1890. = Joaquim Simões Ferreira = Francisco José Machado = Antonio Eduardo Villaça = Antonio de Azevedo Castello Branco = D. João de Alarcão Vellasgues Sarmento Osório = F. de Medeiros = Inacio Emauz do Casal Ribeiro, relator.
Approvado sem discussão.

PARECER N.° 37

(Circulo n.º 79 - Aldeia Gallega do Ribatejo)

Senhores.- A vossa terceira commissão de verificação de poderes examinou attentamento o processo eleitoral abaixo mencionado, o acerca d'elle tem a honra de vos apresentar o seguinte parecer:

Numero de votantes, 6:391.
Numero real de votos, 6:391.
Obtiveram os cidadãos:

José Maria dos Santos .... 3:751 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho ....728
Joaquim Alves Matheus .... 603
Caetano Pereira Sanches do Castro .... 351 votos
Guilhermino Augusto de Barros .... 299 votos
Antonio de Sousa Pinto de Magalhães .... 251 votos
José Maria Latino Coelho .... 78 votos
Henrique Luiz Ferreira .... 15 votos
Luciano Cordeiro .... 9 votos
José de Abreu da Couto Amorim Novaes ... 6 votos

O acto eleitoral correu regularmente, e porque o cidadão mais votado obteve maioria legal, c a vossa commissão de parecer que seja proclamado deputado José Maria dos Santos, que apresentou o seu diploma na devida forma.
Sala das sessões da terceira commissão de verificação de poderes, 9 de janeiro de 1890 = Joaquim Simões Ferreira - Antonio de Azevedo Castello Branco - Francisco de Medeiros - D. João de Alarcão Velasgues Sarmento Osório = Antonio Eduardo Villaça = Ignacio Emauz do Casal Ribeiro, relator.
Approvado sem discussão.

PARECER N.° 38

(Circulo n.º 88 - Évora)

Senhores. - Á vossa terceira commissâo de verificação de poderes foi presente o processo relativo á eleição pelo circulo plurinominal n.º 88 (Évora), e tendo-o examinado devidamente verificou que o numero total dos votantes foi de 45:847.
Listas brancas, 5.
Numero real de votos, 45:842.
Obtiveram os cidadãos:

Caetano Xavier de Almeida da Camara Manuel .... 12:019 votos
Estevão Antonio de Oliveira .... 10:717 votos
Dr. José Joaquim do Vasconcellos Gusmão .... 10:623
Dr. Joaquim Antonio de Calça e Pina .... 4:760
Dr. Adriano Augusto da Silva Monteiro .... 2:656
Antonio Henriques da Silva .... 1:067
Luciano Cordeiro ..... 629
José de Abreu do Couto Amorim Novaes.... 588 votos
José Maria Latino Coelho .... 518 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro .... 497
Alberto Antonio de Moraes Carvalho .... 350 votos
Guilhermino Augusto de Barros .... 314 votos
Augusto Manuel Alves da Veiga .... 256 »
José Agostinho Pereira e Sousa .... 240 votos
José Jacinto Nunes .... 149 votos
Antonio de Sousa Pinto de Magalhães .... 148 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho.... 121 votos
Augusto Fuschini .... 84 votos
Manuel Vicente Graça .... 11 »
Francisco José Cardoso .... 10 votos
Joaquim Theophilo Braga .... 9 »
Conde de Santo André .... 8 votos
Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto .... 6 votos
Flamiano Maria Tristão .... 5 votos
Francisco Maria de Freitas .... 5 votos
Gabriel Victor de Monte Pereira .... 5 votos
José Joaquim de Matos Fernandes .... 4 »
José Paulo Barahona Carvalho e Mira .... 3 votos
Conde da Costa .... 3 votos
Sebastião de Magalhães Lima .... 3 votos

Página 26

26 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Julio Victor Machado....3 votos
João Alves Pereira....2 votos
João Taborda....2 votos
José Joaquim Lopes Praça....2 votos
Padre José Bernardo dos Santos ....2 votos
João da Silveira Couto Leitão....2 votos
João Martins da Silva Marques ....2 votos
Domingos Joaquim da Silva....1 votos
Alfredo José da Costa Pitta....1 votos
José Manuel de Oliveira....1 votos
Manuel Antonio Caraça....1 votos
Antonio Candido....1 votos
Manuel Vicente Graça Zagallo....1 votos
Antonio Maria Machado ....1 votos
Antonio Cardoso....1 votos
Miguel Borralho....1 votos
Alfredo Cesar de Oliveira....1 votos
José Lopes Marçal....1 votos
Manuel de Arriaga....1 votos
Gaspar Ferreira....1 votos
Agostinho José Borges....1 votos
Verissimo José de Almeida....1 votos
Ricardo de Salles Coutinho....1 votos
Thomás Fiel Gomes Ramalho....1 votos
José Frederico Laranjo....1 votos
Joaquim Romão Mendes Geafeira....1 votos
José de Saldanha Oliveira e Sousa....1 votos
Luiz Maria da Silva Ramos....1 votos
Carlos Zeferino Pinto Coelho....1 votos

E considerando que n'esta eleição foram observadas todas as formalidades legaes, tendo corrido o acto eleitoral com a maior regularidade, sem que contra a sua validade fosse apresentado protesto algum, é a vossa commissão de parecer que a eleição deve ser approvada e proclamados deputados os quatro cidadãos mais votados que apresentaram os seus diplomas na fórma da lei.

Sala das sessões da terceira commissão da verificação de poderes, em 9 de janeiro de 1890. = Joaquim Simões Ferreira = F. de Medeiros = Francisco José Machado = Antonio Eduardo Villaça = Antonio de Azevedo Castello Branco = Ignazio Emauz do Casal Ribeiro = D. João de Alarcão Velasques Sarmento Osorio, relator.

Approvado sem discussão.

O sr. Presidente:- Como não ha mais trabalhos sobre a mesa, vou levantar a sessão, pedindo aos srs. deputados que compareçam ámanhã às tres horas da tarde.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas menos dez minutos da tarde.

Em virtude de resolução da camara, publica-se o seguinte :

Circulo n.º 41 - Cantanhede

Numero total dos votantes....3:934

Joaquim Bazilio Cerveira e Sousa de Albuquerque e Castro....2:064 votos
Bacharel José Luiz Ferreira Freire....1:869 votos
Augusto Fuschini....1 votos
3:934 votos

Circulo n.º 37 - Oliveira de Azemeis

Na acta da assembléa de apuramento declara o presidente não poder apurar o numero de votos, por se acharem em tumulto os eleitores.

Das actas das assembléas primarias apura-se a seguinte votação:

Assembléa de S. João da Madeira:

Conde de Covo.... 570 votos
Antonio Simões dos Reis....166 votos

Assembléa de Oliveira de Azemeis:

Conde do Covo ....458 votos
Antonio Simões dos Reis ....511 votos

Assembléa de Loureiro:

Conde de Covo....340 votos
Antonio Simões dos Reis....508 votos

Assembléa de Cucujães:

Conde de Covo....311 votos
Antonio Simões dos Reis....557 votos

Assembléa de Sever do Vouga, 1.ª:

Conde de Covo....276 votos
Antonio Simões dos Reis....334 votos

Assembléa de Sever do Vouga, 2.ª:

Conde de Covo....439 votos
Antonio Simões dos Reis....273 votos

Assembléa de Carregosa:

Não foi apurado numero exacto de votos a favor de qualquer cidadão.

Resumo:

Conde de Covo....2:394 votos
Antonio Simões dos Reis....2:547 votos

Circulo n.º 100 - Horta

Numero total dos votantes....8:322

Miguel Antonio da Silveira....4:909 votos
Manuel Maria do Brito Fernandes....3:610 votos
Dr. Antonio Emilio Severino de Avellar....3:025 votos
Dr. Manuel de Arriaga Nunes....2:334 votos
Conego Joaquim Alves Matheus....472 votos
João Carlos Rodrigues da Costa....562 votos
Luciano Cordeiro....860 votos
Sebastião de Magalhães Lima....296 votos
José Jacinto Nunes....57 votos
Gregorio José Pereira da Silva....4 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho ....492 votos
Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto....2 votos
Eliseu Xavier de Sousa e Serpa ....2 votos
José Constantino da Silveira e Almeida....4 votos
Manuel Pinheiro....1 votos
Guilherme Rid Cabral....1 votos
Manuel Nunes de Arriaga....1 votos
Lopo Vaz de Sampaio e Mello....1 votos
João Baptista da Silva....1 votos
Manuel Joaquim da Silva Menezes ....1 votos
Fulgencio Antonio da Costa e Brito....1 votos
Francisco Manuel de Medeiros Correia Junior....1 votos
Marcellino de Oliveira Serpa....6 votos
José Vicente Barbosa du Bucage....1 votos
João Caetano das Neves....5 votos
Listas brancas ....1 votos
Listas inutilisadas....2 votos
16:529 votos

O numero de votos d'este circulo foi apurado por copia de dois diplomas, por haver falta da acta original da assembléa de apuramento.

O voto contado ao cidadão Manuel Pinheiro consta sómente de um dos diplomas citados.

Circulo n.°18-Alijó

Assembléa de Candedo:

Antonio Teixeira de Sousa.... 204 votos
Bacharel, Jeronymo Barbosa Cabral de Abreu e Lima....135 votos

Página 27

SESSÃO DE 9 DE JANEIRO DE 1890 27

Assembléa de Murça:
Antonio Teixeira de Sousa ....
Bacharel, Jeronymo Barbosa Cabral Pereira de Abreu e Lima .... 197 votos

Assembléa de Villa Chã:
Antonio Teixeira de Sousa .... 549
Bacharel, Jeronymo Barbosa Cabral Pereira de Abreu e Lima .... 267 votos

Assembléa de Sanfino:
Antonio Teixeira de Sousa .... 514
Bacharel, Jeronymo Barbosa Cabral Pereira de Abreu e Lima .... 388
Francisco José Cardoso .... 1 votos

Ássembléa de Alijo:
Antonio Teixeira de Sousa .... 432 votos
Bacharel, Jeronymo Barbosa Cabral Pereira de Abreu e Lima .... 355 votos

Numero de votantes em todo o circulo n.° 18, 3:424.

Antonio Teixeira de Sousa .... 2:054 votos
Bacharel, Jeronymo Barbosa Cabral Pereira de Abreu e Lima .... 1:234

Bacharel, Jeronymo Barbosa Cabral de Abreu e Lima .... 135 votos
Francisco José Cardoso 1 votos
3:424

Circulo n.º 67 - Flgueiró dos Vinhos

Numero total de votantes .... 20:455 votos
Joaquim Xavier de Figueiredo e Mello Oriol Pena .... 4:375 votos
João Alves Bebiano .... 4:047 votos
José Maria Latino Coelho .... 26 »
Augusto Fuschini .... 7 votos
8:455

Apurado pela acta original da assembléa de apuramento

Circulo n.º 47 - Penaoova

Numero total de votantes .... 5:869 votos
Lista branca .... 1 votos
Lista inutilisada .... 1 votos

José Maria Latino Coelho .... 1 votos
Joaquim José Paes da Silva .... 1 votos
Bacharel Fortunato Vieira das Neves .... 2:855 votos
Dr. José Pereira de Paiva Pita .... 3:010 votos
5:867

Apurado pela acta original da assembléa de apuramento,

Circulo n.° 77 - Olivaes

Numero total dos votantes .... 3:299 votos
Lista branca .... 1 votos
Listas inutilisadas .... 10 votos
3:288

Francisco Joaquim Ferreira do Amaral .... 1:530 votos
Luiz Augusto da Cunha Mancellos Ferraz .... 1:522 »
José Maria Latino Coelho .... 192 votos
Joaquim Peito de Carvalho ..... 5 votos
Guilhermino Augusto de Barros .... 1 »
Manuel de Arriaga ..... 27 votos
Luciano Cordeiro ....1 votos
Antonio de Sousa Pinto de Magalhães .... 2 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho .... 1 votos
Dr. Antonio Henriques da Silva .... 3 votos
Augusto Fuschini .... 4 votos
3:288

Apurado pela acta original da assembléa de apuramento.

Circulo n.º 41 - Paredes

Numero total dos votantes .... 4:373 votos
Listas brancas .... 2 votos
Lista inutilisada .... 1 votos
4:370

Dr. João Marcellino Arroyo .... 2:541 votos
Antonio Ferreira Augusto .... 1:829 »
4:370

Apurado pela acta original da assembléa de apuramento.
Palacio das cortes, em 11 de janeiro de 1890. = Estevâo de Oliveira, presidente = Alfredo Pereira = Francisco Furtado de Mello.

Rectificação

Na 3." sessão da junta preparatória da camara dos senhores deputados, no pascer n.° 18, circulo n.° 66 (Leiria), pag. 16, onde se lê que o sr. José Gonçalves Pereira dos Santos teve «2:210 votos» devo ler-se que teve «5:210»,

O redactor = Sá Nogueira

Página 28

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×