O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

34 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS


plurinominal de Ponta Delgada, n.º 08, approvou que foram votados, sem que no acto da eleição houvesse irregularidade, os seguintes cidadãos:

Dr. Pedro Augusto de Carvalho 9:833 votos
Dr. Arthur Hintze Ribeiro 9:713 "
Dr. Aristides Moreira da Mota 9:614 "
Francisco de Almeida e Brito 4:734 "

E tendo o acto eleitoral corrido com regularidade e sem protestos, a vossa commissão é de parecer que sejam proclamados deputados os quatro cidadãos mais votados, dr. Pedro Augusto de Carvalho, dr. Arthur Hintze Ribeiro, dr. Aristides Moreira da Mota e Francisco de Almeida e Brito, os quaes apresentaram os seus diplomas em fórma legal.
Sala da commissão, 25 de abril de 1890. - Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = José Joaquim de Sousa Cavalheiro = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.

PARECER N.º 57

Circulo n.º 52 (Sinfães)

Senhores. - A vossa segunda commissão de verificação de poderes tendo examinado o processo eleitoral do circulo n.° 52 (Sinfães), reconheceu que o numero real de votantes foi de 13:580 e que os votos recairam nos seguintes cidadãos:

Dr. Antonio Baptista de Sousa 4:306 votos
José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral 1:495 votos
Dr. Francisco José de Medeiros 2:072 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 306 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro 2:400 votos
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 2:201 "
Joaquim Alves Matheus (conego) 204 "
Dr. Guilhermino Augusto de Barros 196 "
Anselmo de Assis de Andrade 197 votos
Julio Carlos de Abreu e Sousa 203 "

E tendo corrido o acto eleitoral regularmente e sem protestos, a vossa commissão é de parecer que a eleição seja approvada e proclamado deputado o cidadão Antonio Baptista de Sousa, que apresentou o seu diploma.
Sala da commissão, 23 de abril de 1890. - Ferreira de Almeida = Teixeira de Sousa = Santos Viegas = João de Paiva = Sergio de Castro = Alberto Pimentel, relator.

PARECER N.° 56

Circulo n.º 19 (Peso da Regua)

Senhores. - A vossa segunda commissão de verificação de poderes examinou o processo relativo ao circulo n.° 19, e achou que o mesmo estava regular e que por isso deve ser approvado, devendo ser proclamado deputado o mais votado, o cidadão barão de Paçô Vieira (Alfredo), a quem pertenceram 2:304 votos, havendo, alem d'isso, outros cidadãos votados e que constam da relação seguinte:,

Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 1:180 votos
José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral 938 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro 458 votos
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 150 "
Guilhermino Augusto de Barros 143 votos
Francisco José de Medeiros 38 "
Somma 5:211 votos

O primeiro votado, o cidadão barão do Paçô Vieira apresentou o diploma legal.
Sala das sessões da segunda commissão de verificação de poderes, 25 de abril de 1890.= Ferreira de Almeida = Sergio de Castro = Santos Viegas = João de Paiva, relator.

PARECER N. ° 55

Circulo n.º 66 (Leiria)

Senhores. - A segunda commissão de verificação de poderes vendo o processo eleitoral do circulo n.º 66 (Leiria), em que se encontram todos os requisitos da lei para ser apreciado pelo tribunal especial de verificação de poderes, é de parecer que seja enviado ao dito tribunal, marcando-se o praso de vinte dias para o seu julgamento.
A synopse da votação leve de ser tirada directamente das actas das assembléas primarias, por estar incompleta a acta de apuramento.
Na assembléa das Cortes encontra-se um nome inintelligivel que um documento diz que é Antonio e outro que é Augusto, e não estando a commissão auctorisada a apreciar da validade dos documentos do processo foi descripto em separado pelo sobrenome e appellidos que o acompanham.
N'esta mesma assembléa o numero dos votados excede o dos votos, que naturalmente cabem nas listas.