O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

a sua sustentação, é principio de todo o ponto humanitario. (Apoiados). Mas os factos que o illustre Deputado apresentou, dão se com os empregados de empresas de ......, como se dão com os empregados soldadores, como se dão com todos os operarios; porque acima dos interesses d'essas classes, acima do cuidado que essas classes nos inspirem, está a soberana lei do progresso.

Houve tempo em que, para Belem, era um progresso viajar em .... Depois o americano, com a tracção animal, representou uma conquista. Mas a concorrencia .... A Empresa Lusitana, e o melhoramento progressivo trouxe ainda o americano com a tracção electrica. ......

Devemos ás classes operarias beneficios; é esse o nosso dever social, mas a lei do progresso tem de seguir, e não haverá entraves nem obstaculos que a possam impedir de evolucionar.

Isto dá-se igualmente com os soldadores, que representam uma classe numerosa merecedora da attenção de todos nós, para que não seja prejudicada nos seus interesses, que são os de muitas familias. Mas ainda nesta parte, e sempre, ..................., se vier uma nova machina, mais aperfeiçoada, que possa dispensar braços e obrigue a menor dispendio de capital uma empresa, que havemos nós de fazer? A lei do progresso segue o seu caminho, sem que haja entraves nem obstaculos que a possam impedir de evolucionar.

Pelo que respeita ao Theatro Academico, o illustre Deputado tem pela vida da nossa mocidade a mesma saudade que eu tenho. ................ esprits se .............; e tanto assim, que no meu espirito não ha muito se levantou a interrogação de como 'e que em Coimbra se passa sem o Thesouro Academico, onde se fazia uma convivencia tão necessaria e offerecia uma distracção tão indispensavel, que ia cimentar-se nessas ligações que, uma vez presas na vida, mais se davam depois na propria carreira publica, na vida social, e se traduzem numa certa uniformidade de vistas, numa certa concatenação de pensamento e solidariedade de estimulos que é certamente um esteio das sociedades moderas. (Apoiados).

Mas eu não posso, num momento dado, fazer resurgir o velho Theatro Academico; o que posso é assegurar a S. Exa. que, tanto quanto me tem cabido nas forças, não tenho arredado do meu pensamento esse assumpto, e a prova está em que ainda ultimamente mandei organizar em Coimbra exercicios corporaes em que os estudantes possam ganhar o desenvolvimento physico tão precioso á mocidade estudiosa, unanimemente reconhecido como o mais poderoso auxiliar do desenvolvimento e saude intellectuaes, na sua funcção de estabelecer o equilibrio entre forças que só bem conjugadas podem expandir se com segurança e brilho.

Assim e acham quase concluidas esses trabalhos, e de ora avante os estudantes já poderão usar de exercicios modernos em que a sua actividade de desenvolver e o seu tempo de nem salutarmente se preencha, como no ............. E outro.

No velho tribunal, onde creio que se presente os estudantes .........., mandei organizar um ................., a fim de lhes restituir tanto quanto possivel a antiga vida e o antigo convivio do velho Theatro Academico. Já V. Exa. vê quando o seu pensamento se coaduna com o meu, e como o seu desejo com a meu se harmoniza. Mas não basta isso só, processamos de ir mais longe; não havemos de voltar os nossas olhos só para a Universidade, não podemos lembrar-nos só da mocidade academica de Coimbra, devemos de ir mais fundo no problema, temos de começar pelos que contam uma idade menos avançada, e cuidar emfim dos nossos lyceus. (Apoiados).

Desde que, de mais a mais, pela actual reforma de ..... secundaria os trabalhos escolares são pesados e podem representar muitas vezes um esforço para intelligencias muito moças, o nosso dever é começar pelos lyceus, em Lisboa, no Porto e nos grandes centros...

O Sr. Presidente: - Previno V. Exa. do que deu a hora de se passar á ordem do dia.

O Orador: - Submetto-me á indicação de V. Exa. Tenho dito.

O Sr. Abel Andrade: - Por parte da commissão do bill de indemnidade, mando para a mesa o parecer sobre a proposta do lei que releva o Governo da responsabilidade em que incorreu decretando medidas de caracter legislativo.

Foi a imprimir.

O Sr. Augusto Louza: - Por parta da commissão de fazenda mando para a mesa a seguinte

Participação

Participo a V. Exa. e á Camara que se acha constituida a commissão de fazenda, a qual elegeu para seu presidente o SR. Deputado Conselheiro José Dias Ferreira e para secretario a mim, participante. = Augusto Louza.

Para a acta.

O Sr. Conde de Paçô-Vieira: - Por parte da commissão de fazenda mando para a mesa o parecer da mesma commissão sobre a proposta de lei remodelando as tabellas do imposto do sêllo.

Vae a imprimir com urgencia.

O Sr. Presidente: - Vae passar-se á primeira parte da ordem do dia. Os Srs. Deputados que pediram a palavra, e que tiverem papeis a mandar para a mesa, podem fazê-lo.

O Sr. Queiroz Ribeiro: - Mando para a mesa o seguinte

Aviso previo

Tenho a honra do participar e V. Exa. que desejo interrogar o Sr. Presidente do Conselho, Ministro do Reino, sobre a nomeação de empregos publicos. = Queiroz Ribeiro.

Mandou-se expedir.

O Sr. Ovidio Alpoim: Mando para a mesa os seguintes

Avisos previos

Declaro que desejo interrogar e pedir esclarecimento ao Sr. Ministro das Obras Publicas sobre a forma por que tenciona, regulamentar o principio exarado no decreto de 24 de dezembro ultimo, publicado no Diario do Governo de hontem e que permitte a expropriação das matas pertencentes a particulares. O Deputado, Ovidio Alpoim.

No termos e para os effeitos dos artigos 58.º, § unico, e 102.º do Regimento, declaro que desejo interrogar o SR. Ministro da Justiça sobre as disposições do decreto de 27 de setembro de 1901. = Ovidio Alpoim.

Mandaram-se expedir.

O Sr. Fialho Gomes: - Mando para a mesa os seguintes

Requerimento

Requeiro, pelo Ministerio da Fazenda, nota especificadas dos diversos productos e mercadorias que teem saido da Alfandega, para os diversos ministerios, com isenção de direitos, desde 1 de julho de 1900 até hoje, e bem assim importancia d'esses direitos por ministerios. = O deputado, Fialho Gomes.

Requeiro, pelo Ministerio da Fazenda, copia do officio dirigido ao Banco de Portugal, participando lhe haver o Governo prescindido do contrato apresentado á assembléa geral, em 7 de dezembro ultimo. = O Deputado, Fialho Gomes.