O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

João Maria Cerqueira Machado.
João Monteiro Vieira de Castro.
João Pinto Rodrigues dos Santos.
João Serras Conceição.
João de Sousa Bandeira.
João de Sousa Tavares.
Joaquim José Cerqueira.
Joaquim José Pimenta Tello.
Joaquim Pedro Martins.
Jorge Guedes Gavicho.
José Affonso Baeta Neves.
José Augusto Moreira de Almeida.
José Cabral Correia do Amaral.
José Coelho da Motta Prego.
José da Cruz Caldeira.
José Ferreira de Sousa Junior.
José Gonçalves Pereira dos Santos.
José Joaquim Mendes Leal.
José Joaquim de Sousa Cavalheiro.
José Maria de Oliveira Mattos.
José Maria de Oliveira Simões.
José Maria Pereira de Lima.
José Maria Queiroz Velloso.
José Osorio da Gama e Castro.
José Simões de Oliveira Martins.
José Vicente Madeira.
José Vieira da Silva Guimarães.
Julio Dantas.
Libanio Antonio Fialho Gomes.
Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla.
Luciano Affonso da Silva Monteiro.
Luiz Eugenio Leitão.
Luiz Filippe de Castro (D.)
Luiz José Dias.
Luiz Maria de Sousa Horta e Costa.
Luiz Pizarro da Cunha de Porto Carrero (D.)
Luiz Vaz de Carvalho Crespo.
Manoel Antonio Moreira Junior.
Manoel Francisco de Vargas.
Manoel Joaquim Fratel.
Manoel Telles de Vasconcellos.
Marianno Cyrillo de Carvalho.
Marianno José da Silva Prezado.
Matheus Teixeira de Azevedo.
Miguel Antonio da Silveira.
Miguel Pereira Coutinho (D.)
Ovidio de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral.
Paulo de Barros Pinto Osorio.
Pedro Doria Nazareth.
Raul Correia de Bettencourt Furtado.
Rodrigo Affonso Pequito.
Sertorio do Monte Pereira.
Thomaz de Almeida Manoel de Vilhena (D.)
Vicente Rodrigues Monteiro.
Visconde do Ameal.
Visconde de Guilhomil.
Visconde de Pedralva.
Zeferino Candido Falcão Pacheco.

O Sr. Presidente: - Convido o Sr. Deputado Libanio Antonio Fialho Gomes a prestar juramento na qualidade de Vice-Presidente da Camara.

S. Exa. presta juramento.
O Sr. Presidente: - Está definitivamente constituida, nos termos do Regimento, a camara dos Senhores Deputados da Nação Portuguesa.

Tendo na qualidade de Presidente deferido juramento a todos os Sr. Deputados eleitos, permitta-me a Camara que agradeça os votos dos que me elegeram, habilitando assim Sua Majestade El-Rei a escolher-me para desempenhar o elevado cargo de presidir ás sessões.

Sei quantas obrigações sobre mim impendem e quantas forças e aptidões me faltam para poder desempenhar o meu cargo. Mas contando com a benevolencia da Camara, que me acaba de dar a maior prova de confiança, espero, com o empenho da minha boa vontade, poder desempenhar as minhas funcções, repito, com o auxilio de cada um dos Srs. Deputados.

Não tenho serviços que possam ser garantia, do meu passado para o futuro, mas com o empenho da minha boa vontade talvez possa corresponder ao honroso mandato que me foi confiado. Espero mesmo que me não levarão a mal a falta de serviços os illustres Deputados que conto como meus amigos, tanto de um lado como do outro da Gamara, sem distincção alguma.

A Camara quererá decerto consignar na acta um voto de louvor á mesa provisoria (Apoiados) que com tanto acerto desempenhou os deveres de dirigir os trabalhos da junta preparatoria. (Apoiados geraes).

Tomo esta manifestação da camara como approvativa da minha proposta.

Também quer, decerto, a Camara que por um grande numero, infelizmente extincto, de antigos Deputados da Nação, que falleceram depois do encerramento das Côrtes, se consigne na acta um voto de sentimento.

É crescido esse numero: são dez os nomes que na integra vou ler á Camara:

São elles: Luiz Gonçalves de Freitas, Arthur Perdigão, Conde de Sobral, Manuel Garcia da Rosa, Antonio Lucio Tavares Crespo, Ferreira Galvão, Conde de Thomar, Guilherme Augusto de Santa Rita, Cunha Bellem e José Antonio de Almada.

Com todos tive o gosto e a honra de manter relações de sociedade. A muitos devi tambem a honra de ter collaborado em diversas commissões de serviço publico e particular, podendo tambem prestar testemunho de, com quanta intelligencia e dedicação, elles sempre se desempenharam de todas estas commissões. De muitos e quasi todos recebi inolvidaveis testemunhos de estima, que mais obrigam a minha gratidão. E permittir-me-hia dizer duas palavras sobre cada um d'elles, se não soubesse que outros, com mais auctoridade e melhores titulos, cumprirão essa missão.

Concorda decerto a Camara, associando-se a esta manifestação, que se consigne na acta um voto de profundo sentimento. (Apoiados geraes).

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Ministro da Marinha (Moreira Junior) - Sr. Presidente: em primeiro logar e individualmente congratulo-me por ver na Presidencia d'esta Camara uma individualidade tão distincta e de tão reluzentes predicados, como são aquelles que a V. Exa., Sr. Presidente, distinguem.

Fez V. Exa. uma proposta que traduz homenagem de sentido respeito á memoria d'aquelles que a morte impiedosa nos arrebatou no intervallo parlamentar. Em nome do Governo associo-me, não só ás palavras sentidas que V. Exa. proferiu, mas associo-me também, do coração, á proposta que V. Exa. acaba de fazer.

É que todos elles, Sr. Presidente, eram dignos do mais accentuado elogio, pelas suas virtudes, pelos seus meritos, pelos seus serviços.

Entre elles encontram-se individualidades de varias cores politicas. Não me preoccupa isso agora. Presto a todos, e pela mesma fórma, uma homenagem sentida, pela, razão de que a todos animou sempre o ardente desejo de serem devotadamente uteis ao seu paiz, que todos estremeciam.

Fidalgos pelo nascimento, ricos de honrosissimas tradições, ou nobilitados por um trabalho honesto e persistente nas variadissimas funcções que desempenharam, quer na magistratura, quer na medicina, quer nas funcções