O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

4.ª SESSÃO

EM 6 DE MARÇO DE 1909

SUMMARIO. - Lida e approvada a acta, dá-se conta do expediente, que consta de diversos officios e de uma representação do Centro Commercial do Porto. - Pedem a palavra sobre negocios urgentes os Srs. Queiroz Velloso, Mello Barreto, Luís Gama e João de Menezes, não sendo reconhecidas as urgencias. - Apresentam propostas de accumulação os Srs. Presidente do Conselho (Campos Henriques) e Ministros da Justiça (D. João de Alarcão), da Fazenda (Manuel Affonso de Espregueira), da Guerra (Sebastião Telles), da Marinha (Antonio Cabral) e das Obras Publicas (D. Luís de Castro). - O Sr. Augusto de Castro propõe, tambem em nome do Sr. Schwalbach, um voto de sentimento pela morte do grande actor Taborda. Usam da palavra os Srs. Presidente do Conselho, Conde de Paçô-Vieira, Pereira dos Santos, Moreira Junior, Brito Camacho, João Pinto dos Santos, Almeida Garrett e Luis Gama. A proposta é approvada por acclamação. - O Sr. Ministro da Fazenda lê e manda para a mesa a proposta de lei sobre o Orçamento Geral do Estado para 1909-1910 e outras propostas de lei. - Os Srs. Egas Moniz, Zeferino Candido, Affonso Costa e João de Menezes apresentam avisos previos. - Enviam requerimentos para a mesa os Srs. Egas Moniz, Alvaro Possollo, João Augusto Pereira, Zeferino Candido, Moreira de Almeida, Antonio Centeno, Queiroz Velloso e Affonso Costa, e o Sr. Ernesto Julio de Vilhena apresenta duas interpellações, um pedido de documentos e perguntas.

Na ordem do dia (eleição de commissões) são eleitas: a lista quintupla para a escolha de supplentes á Presidencia e Vice-Presidencia da Camara, a commissão de resposta ao Discurso da Coroa, a administrativa e a do regimento e disciplina. - O Sr. Presidente (Mendes Leal) nomeia a grande deputação que deve apresentar a Sua Majestade a lista quintupla e communicar ao mesmo Augusto Senhor a constituição da Camara. - E encerrada a sessão por falta de numero.