O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

47

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso do sr. deputado Luiz de Campos, proferido na sessão de 8 de Janeiro, que deveria ler-se a pag. 37, col. 2.ª, linha 62

O sr. Luiz de Campos: — Tem-se agitado no paiz, nos ultimos mezes, uma questão que parece de subida importancia. Trata-se do caminho de ferro da Beira. Este caminho de ferro, que podemos ou devemos considerar como internacional, tem, como é natural, partidarios que o desejam pelo sul do Mondego, e partidarios que o desejam pelo norte.

As condições technicas, a maior ou menor longitude do traçado, a riqueza do paiz a atravessar, as commodidades das povoações, a densidade da população e muitas outras circumstancias devem determinar o procedimento do governo sobre este assumpto (apoiados).

Não é agora occasião de discutir o caminho de ferro da Beira. Venho simplesmente apresentar a v. ex.ª e á camara um projecto de lei a tal respeito; e como não é occasião opportuna para discutir este assumpto, como acabo de dizer, pronunciarei sobre elle brevissimas palavras.

Apenas se ennunciou no paiz a idéa d'este importante melhoramento começaram a representar, aos poderes publicos, muitos municipios da Beira Alta, advogando uns a causa do sul, outros a do norte.

Eu tenho a honra de representar na camara a cidade de Vizeu, cujo municipio não representou, porque tinha ficado sufficientemente desilludido sobre o que valem as representações (apoiados). Entendeu o municipio que as suas palavras serviriam, quando muito, para merecerem o silencio como resposta, ou para provocarem uma resolução contraria (apoiados).

Eis-me aqui, seu verdadeiro procurador, representando agora, não perante o governo sómente, mas perante o parlamento e perante o paiz (apoiados).

Vem assignado o projecto, que tenho a honra de mandar para a mesa, por mais seis dos meus illustres collegas, todos reformistas, e digo todos reformistas, porque se dá a circumstancia de serem esses cavalheiros, com excepção de um d'elles, que collaborou largamente n'este projecto, filhos da provincia da Beira Alta. Todavia este projecto não traz feição, nem cor politica (apoiados). Para a missão de guerra que os deputados pela Beira Alta tem de desempenhar ainda não soou a hora; ha de soar, e quando ella chegue hão de desempenhar-se cabalmente d'essa missão (apoiados). Por emquanto a nossa missão é toda de paz (apoiados).

O projecto que tenho a honra de mandar para a mesa, consta, de um bem elaborado relatorio devido á illustrada pena do sr. Osorio de Vasconcellos, de um projecto em que entrou em larga collaboração o sr. Mariano de Carvalho; o consta de umas bases, que devem servir de norma para o caderno de encargos, que o governo tenha a apresentar quando se tratar da licitação, se porventura esta camara decidir que seja construida esta linha ferrea segundo as disposições do respectivo projecto. Tem elle em vista um traçado que, partindo da Figueira, siga por Cantanhede, Mealhada, Mortagua, Santa Combadão, Nellas, Mangualde, Fornos, Celorico até á Alta Chã, de Almeida. De Nellas deve prolongar-se por um ramal até Vizeu e de Mangualde por outro até Gouveia.

Já vê v. ex.ª que Vizeu não tem as pretensões de Coimbra, contentando-se com um simples ramal em condições muito inferiores ás da linha directa (apoiados).

Eu quero expor em traços muito rapidos as ponderosissimas rasões de conveniencia que ha em se adoptar o traçado do norte e não o do sul. Em primeiro logar o custo kilometrico é, segundo os estudos feitos, no traçado norte, inferior ao do sul; em segundo logar a extensão é menor uns 10 a 12 kilometros; e em terceiro logar serve este traçado á variada e importante riqueza de toda a Beira Alta, estagnada, em grande, parte pela falta de communicações (apoiados).

Esta riqueza, que é reconhecida, começa a patentear-se nas fertilissimas vinhas da Bairrada, e termina no Alto Douro (apoiados).