O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24-B DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

boa, dos mais lidos e mais evidentes, lhe franqueavam as suas colunmas.

E quem sabia, como eu, da facilidade com que elles eram escriptos, admirava já n'elles a notavel espontaneidade que Carlos Lobo d'Avila tinha em escrever, espontaneidade que depois melhor ainda se affirmou na rapidez, na inexcedivel promptidão com que mais tarde, quando ministro, elle escreveu brilhantes relatorios, que, pelos primores da sua dicção e dos seus conceitos, ficarão memoraveis. (Muitos apoiados.)

Mas, sr. presidente, onde o vulto de Carlos Lobo d'Avila nos apparece ainda mais luminoso, é na sua carreira parlamentar. Do que elle ahi foi nem sei o que deva dizer.

Dos seus triumphos sem precedentes, ahi estão por certo muitos que podem testemunhar.

Se a memoria me não atraiçoa, foi em 1880 que elle realisou a sua estreia no parlamento.

Presidia então aos destinos do paiz uma situação regeneradora, presidida pelo glorioso estadista Fontes Pereira de Mello. Discutia-se a resposta ao discurso da corôa e foi então que Carlos Lobo d'Avila teve a palavra, realisando n'esse momento a sua estreia; e tal foi a violencia da sua argumentação, o vigor da sua dialetica, o primor da sua dicção, a cortezia da sua forma, que essa estreia lhe produziu o seu maior triumpho, fazendo que amigos e inimigos o applaudissem calorosamente numa ovação unanime, sem precedentes ou com raros precedentes nos registos parlamentares, e inspirando a Fontes Pereira de Mello, quando a tão vehemente como fidalgamente cortez adversario respondeu, phrases de justo louvor, que foram uma verdadeira consagração.

Sr. presidente, a agudeza tão suggestiva da intelligencia lucidissima de Carlos Lobo d'Avila, a feição notavelmente conciliadora do seu caracter, e a fidalga cortezia nunca desmentida da sua maneira, alliadas á rara faculdade que tinha de combater sem injuriar, de sentir sem odeiar, de vencer sem deprimir, mais de uma vez lhe conferiram no parlamento, onde as paixões por vezes luctam em tão rudes encontros, o papel supremo de apasiguador, porque ninguem sabia como elle amortecer os odios, apagar os azedumes, dominar os tumultos, serenar as paixões, finalmente, levantar a bandeira da paz onde antes estava hasteada a flammula da guerra. (Apoiados.)

Foi por isto que Luiz de Magalhães, o grande amigo de Carlos, num sentidissimo artigo, escripto depois e a proposito da sua triste morte, disse que elle era como o azeite que os marinheiros lançam ao mar em occasião de tempestade para lhe serenarem a fúria e restabelecerem a bonança.

Sr. presidente, deu-se quando foi da morte de Carlos, um facto que, se bem que previsto, singularmente me impressionou: foi o espectaculo da grande dor que em todo o paiz se sentiu. (Apoiados.) Todos os homens, todos os partidos, toda a imprensa, sem distincção de cores ou de principios, se ergueram maldizendo o destino que tão cruamente os feriu, roubando-lhes aquella vida, que era preciosa, e de todos os labios surgiram então, numa consagração sem precedentes, os mais amplos e justos louvores. (Apoiados.)

Ora, sr. presidente, esta maneira pela qual Carlos Lobo d'Avila soube num curto periodo de menos de dois annos revirar a seu favor a opinião que a principio tão iniquamente hostil lhe fora, constituo uma das demonstrações mais eloquentes e frisantes das raras qualidades, da indiscutível superioridade que tanto enalteciam o seu espirito. (Apoiados.)

Li num jornal que parecia que uma corrente electrica de dor atravessara o paiz, levando a todos a consciência da irreparável perda que soffreram, e causando em todos os corações uma sentidissima magua. Realmente assim foi, e esta dor não se limitou ao paiz, porque do estrangeiro nos vieram então as mais inequivocas e captivantes demonstrações de condolencia. (Apoiados.)

Sr. presidente, vou terminar e peço desde já á camara me releve o sacrificio de tempo que lhe impuz; mas antes permitta-me v. exa. o seguinte:
Assisti hontem a irmã das sessões parlamentares mais grandiosas e commoventes das que entre nós se têem realisado. Celebravam-se os feitos heroicos do nosso exercito e armada no ultramar, e fizeram-se a esse respeito os mais justos louvores ao governo, e nomeadamente ao sr. ministro da guerra, que foi objecto de uma enthusiastica ovação, tão honrosa para elle, como para os que d'ella tiveram a inspiração, (Apoiados.) porque é sempre honroso para qualquer poder mostrar que a justiça é a inspiradora suprema dos seus actos e dos seus juizos.
(Apoiados).

A respeito dos heroicos acontecimentos que aqui se celebravam fallaram eloquentemente alguns oradores, dos quaes uns estavam já consagrados na tribuna parlamentar e outros obtiveram a sua consagração, tendo todos a inspirar-lhes a palavra, a aquecer-lhes a phrase, a requintar-lhes a eloquencia, a suggestão poderosa do assumpto, que era momentoso. Escutei-os a todos com profundo, com sentidissimo enthusiasmo; mas, sr. presidente, emquanto os ouvia, eu que sabia com que ardor Carlos Lobo d'Avila se associara á idéa que determinou a organisação das expedições que partiram para as terras de alem mar; que esperança elle tinha, bem arreigada no fundo do coração, nos esforços do nosso valente exercito e da nossa briosa armada, honra e gloria da pátria, que servem com brio, lealdade e valor; que calculava bem da alegria que a sua alma sentiria se lhe fosse dado agora assistir ao regresso desses valentes, que voltam da Africa trazendo a coroar-lhes as frontes os louros da victoria e hasteada gloriosamente nas suas mãos a bandeira da patria, cujo prestigio souberam erguer tão alto aos olhos de nacionaes e estrangeiros; eu, sr. presidente, recordando na memoria do meu coração, a melhor que tenho, a lembrança saudosissima d'esse mallogrado rapaz, que a morte levou deixando-nos na alma o desalento que sentiriamos se um dia assistimos ao pôr do sol com a triste certeza de que elle se fora para não tornar a ter alvorada, deplorando, dizia commigo: pobre Carlos, que não estavas fadado para a alegria suprema de assistir á aurora brilhante e redemptora do rejuvenescimento da grande alma da patria!

Vozes: - Muito bem.

(O orador foi comprimentado por alguns dos srs. ministros e por muitos srs. deputados.)