O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(62)

tive a honra de merecer a confiança da Cidade éter-na, teria de sahir da Assernblea. Agradeço a S. S.tt a contemplação, que lhe mereço; entretanto, se a Assemblea julgar que eu e os meus collegas , eleitos pelo Circulo da Cidade eterna , devemos sahir daqui, de certo os nossos constituintes, vendo repelli-dos desta casa seus Representantes legaes, provavelmente de novo aqui nos mandarão.

Tem-se fallado aqui muito em política: Sr. Presidente, a minha política e a lei, e para esta se executar, entendo eu que deve ser approvado o Parecei daCommissâo. Se alei eleitoral fosse observada exactamente, nenhum Deputado estaria eleito legalmente, porque ahi estão as actas de todos os Círculos, G o Parecer da Commissão que as annalisou a todas, que nos demonstram muito claramente, que em todos os Círculos mais ou menos se deixaram de observar todas as formulas da lei. Argumentou-se, Sr. Presidente, que sódeviam serannulladas as actas, ásquaes a lei commina essa pena ; pore'm se as disposições da lei só incutissem nullidade, quando ella expressamente 'o declarasse, então neste caso todas as eleições são legaes, porque a lei eleitoral riâo diz de nenhuma de suas disposições que a sua não execução incuta nullidade nos actos eleitoraes; ruas eu entendo que todas as disposições da lei sedevern julgar necessárias, porque o contrario seria um absurdo, e então, começando do recenseamento, todos os actos eleitoraes, que não forem strictam?!)te conformes á lei, são nullos, porque todas as disposições da lei se devem julgar conducentes ao grande fim, que ella tem em vista, isto e', que haja uma eleição que verdadeiramente represente a opinião pública. Nào pôs-ío portanto admittir a distincçâo feita pelos Srs. Deputados d'aquelle lado da Camará (Q lado direi" to) entre disposições dispensáveis, e indispensáveis da lei, porque eu quero que se siga a lei escrupulosamente, e se não faça cahir justiça severa sobre os outros, e não sobre mim ; finalmente eu não quero, Sr. Presidente, que fique aqui uma maioria, que do* mine o partido contrario. E'preciso que os dois grandes partidos liberaes se equilibrem dentro desta Casa, para combaterem n'uma arena legal, porque o contrario e impossível n'um Governo Representativo ; e eu estou persuadido de que os Deputados do outro lado não querem o contrario disto; faço-lbe esta jus» liça. (Apoiado,)

A Cornmissâo deu o parecer que devia dar, porque ella não linha a optar senão entre o entregar o Paiz ao Poder Executivo para o governar á sua vontade, ou entregá-lo ao Corpo Legislativo, bem ou mal eleito; decidiu-se pôr este, porque entendeu que isso era mais constitucional, do quê apparècerem leis de tributos feitas por Ministros j como se tem publicado.

Sr. Presidente, concluo deélarando qae voto pelo Parecer da Commissão, pore'm se elle não for approvado, então votarei por esta proposta, que manda para a Me&a : — Proponho que se o Parecer da Com-missão não for approvado na sua totalidade, volte de novo á Cornmissâo, para que examinando as eleições de cada um dos Círculos eleitoraes dê sobre el-les um novo Parecer especial, fazendo cumpf'w toda « qualquer das disposições da lei de 9 d'Abril. *

O Sr. Gorjão:—Sr. Presidente, eu tinha pedido a palavra sobre a ordem para outra proposta, mas visto haver o Orador precedente mandado para a Meza

uma substituição quasi no mesmo áeotido, em que eu terminei o meu discurso na Sessão de quinta feira passada, e segundo o qual tencionava também mandar ainda em tempo uma substituição ao Parecer, eu farei também agora, se bem que não conforme na restricção com que o illustre Orador fez a sua, impondo á Commissão a lei peia qual se hade haver no seujuiso, isto e', arigorosaapplicaçãodo Decreto^ por que isto seria prevenir desde já a sua liberdade de entender, como succedia em certos conselhos de guerra, que eu fiz no tempo do Marechal Beresford, que mandava instaurar os processos, dizendo logo = qwc era para condemnar o re'o (riso) , (apoiado).

Quando pois eo pedi a palavra sobre a ordem, foi para ponderar que sendo reconhecida por todos aqui dentro, e lá fora, e constantemente apregoada por todos osJornaes, a necessidade de se terminar de algum modo, seja e!!e qual for, a discussão que dura ha tantos dias, e tendo os Jornaes dito que já senão faz senão repetir-se as mesmas cousas, que isto traz comsigo o tédio, o mais implacável inimigo dos debates parlamentares, e que já se sente a saciedade; parece-me que a Assemble'a não julgará fora de propósito que, conceituando-a eu já bem decidida sobre o modo porque hade votar cada um de seus membros, tendo em vista os graves resultados, que se lêem ponderado de uma tal demora na Constituição da Camará , rogue a V. Ex.a que tenha a bondade de propor se a matéria está suficientemente discutida para se passar á votação (apoiado). Não pôde a minha moção ser suspeita de parcialidade, porque eu o peço quando ainda pula o coração em consequência das emmoções causadas pelo farto, eeloquentissimo discurso do Orador que acaba de assentar-se, e depois do qual (implorada a indulgência de muitos sublimes Oradores deata Assemble'a) entendo que nada mais resta a dizer, que maior força tenha e melhor effeito produza para o fim de se approvar o Parecer ; e também por outra rasão entendo não dever ser suspeito na minha pretençâo, e vem a, ser a de estarsm ainda inscriptos muitos dos Oradores de polpa por parte dos que combatem o Parecer; accresce a isto que da Commissão já fallaram quatro Membros, em cujo numero se contam seu illustre Relator, Presidente, e Secretario, e um outro que é certamente dos mais abalisados Oradores desta Assembléa, e que por tanto parece que a illustre Commissão não terá a queiiar-se de não ter sido-ouvida, (apoiado); quíí alem disso se houverem d^fallar ainda quantos estão inscriplos, pois todos têein igual direito a serem ouvidos, então por muitos dias seespaçará a discussão, quando aliás nem por isso ficarão suas opiniões no escuro, recorrendo, como todos pod&m, e alguns ate com meios quasi de cosa, a publicar suas idéas pela imprensa (ajwiado, apoiado): finalmente por-tjue a votação não deve ser precipitada, coino costuma acontecer quando a ella se procede no fim de uma Sessão, mas e' hecessarid espaço de tempo bastante para se distinguirem as questões, e as votações, e para opcraçõa* parlamentares que se dão em casos taes, (apoiadof: por tanío renovo o meu requerimento de que V. Ex.a consulte a Assenible'a sobre estar ou não a matéria sufficientemente discutida, (apoiado).