O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(65)

tos, que elles não merecem, porque verdade seja dita, houveram no Porto factos criminosos que incutiram tal terror, que deixaram de ir 'votar cidadãos recentemente recenseados, e no que representam a este respeito os signatários, por certo não são falsa-rios; também não são cobardes, Sr. Presidente, porque estavam inermes, e podiam, sem serem cobardes, ceder a uma violência armada, e já não e' a primeira vez que cern homens fogem diante de dous, porque aquelles estão desarmados, e estes armados , e todavia aquelles não são cobardes ( O Sr. Passos [Manuel] são cobardes ! ) O Orador —: não são cobardes ( O Sr. Passos [Manuel] são cobardes! ) O Orador — não são cobardes .... Ora eu conheço muitos dos signatários d'esta representação, e comtudo estou certo de que se elles estivessem na posição, em que nós nos achamos, haviam de ser os primeijos a approvar o Parecer, por que se elles, corno cidadãos, fizeram uma exposição dos factos, que ali tiveram logar, como Deputados haviam de primeiro olhar para o Paiz ; faça--mos-lhes esta justiça, que a merecem.

Accusou-se a Commissão de se ter encostado mais para a política, do que para alei; a isto nada direi, e só perguntarei a mim mesmo, se será útil, se será mesmo justo que se façam novas eleições; a mim mesmo respondo. Tem-se também argumentado com a opinião publica; a opinião publica e' de todos os partidos, todos elles clamam com a opinião publica de cada um d'elles, todos dizem que a opinião publica vai contra as opiniões que não são as suas , e ate' (custa-me a dize-lo) até ha opinião publica para o despotismo! Ameaça-se a Camará com essa opinião publica, e diz-se que trema diante d*ella, e que se não vá desacreditar perante ella. Sr. Presidente, a Commissão também teve em toda a consideração a opinião publica, mas vendo que a não podia encontrar, porque ella assume todas as formas, achou que o melhor era consultar soo bem do Paiz, e se esse bem se assegurar, a opinião publica um dia fará justiça á Commissão, e á Camará, se approvar o Parecer.

Increpou-se a Commissão por se não dar ao trabalho de apresentar um relatório circumstancia-do de todas as occorrencias, que tiveram logar nas eleições; este trabalho podia-se fazer na Secretaria desta Casa, porque são erros de conta, faltas de formalidades etc. ele, que basta transcreverem-se das differentes actas, para se apresentar o seu resultado ; porem a Commissão entendeu que fazia um serviço em não se limitar só a isso, e suppoz que a Camará tinha a desempenhar outro officio mais nobre, e ate' por que entendeu que não convinha revelar ao Paiz certas difficuldades e inconvenientes, que e melhor emendar, do que publicar. A Commissão seguiu Machiavel, q$je ninguém deixará de ter pelo primeiro, e mais forte inimigo dostyrannos, o qual diz, homens, que regeis nas grandes diffícul-dades, não largueis das mãos, o que tiverdes con~ seguido^ para correrdes atraz do que talvez nãopos-saes conseguir. Ora Sr. Presidente, disse-se que o principio exarado pela Commissão, de que se devia ter em vista o maior bem do maior numero^ pôde muitas vezes levar-nos a abusos, pore'm não se deve confundir, como foi confundido por um meu grande amigo este principio com a máxima -r-salus populi suprema lexj porque quando se diz o maior

bem do maior numero, entende-se sempre que é no que for possivel; eu sei muito bem que muitas vezes se tem abusado da máxima do salus popli, porem um abuso não pôde justificar acto algum ; quando a Rússia foi invadida pelo exercito de Na-poleão, que fez ella? incendiou Moscow para salvar o seu império , e o império foi salvo, e aqui se verificou o bem do maior numero; para salvarmos o Porto que fizemos nós? Commetteram-se mil tropelias , e eu mesmo as commetti, e sempre me lembrarei delias, e o Porto foi salvo, e trouxe a liberdade ao Paiz inteiro, e o bem de poucos foi sacrificado ao bem do maior numero. Portanto, Sr. Presidente, não pôde servir d'argumento o abuso que se faz dos princípios; porque , até da Religião se tem abusado, e ninguém dirá que o abuso possa servir d'argumento.

Fallou-se aqui muito no direito strtcto, querendo que nesta questão elle fosse seguido á risca, porem já se consentiu também que fosse encarada pelo lado político: é preciso saber qual destes princípios se deve escolher, por que não é possivel dizer a estas, e áquellas eleições applique-se o direito stricto , e a estas d'aqui para diante appli-que-se-lhe a política. Ora se se adrnittir stricto direito para regular negócios de eleições, não seria possivel fazer-se eleição alguma, mesmo nos paizes civilisados da Europa, porque lá mesmo ha sempre irregularidades, que se a política as não sanasse, nunca a representação Nacional se reuniria; e o mesmo nos ha deaccontecer sempre por cá, muitos mais atrazados no systema representativo ; por tanto não temos a encostar-nos, senão á política; mas é mister que por uma vez se defina, se ella é que nos ha de regular, ou o direito stricto.

Quando eu fallei aprirneira vez nesta matéria, disse eu que o Paiz estava ern estado de revolução-j e por isso tenho sido combatido; porem, Sr. Presidente, eu não digo que o Paiz está em revolução por andarem exércitos contra exércitos,, porque as leis sejam infringidas, e outras cousas similhantes, mas e' urna verdade, que ninguém poderá negar, que no nosso Paiz não ha segurança, e que existem receios pelo estado em que está a Península, porque todos sabem que no campo do Perlendente de Hespanlia ha corpos destinados a invadirem as nossas fronteiras, e que ainda ha pouco foi batida uma força, que vinha com esse mesmo fim; e todos sabem finalmente que a Princesa da Beira trabalha quanto pôde, para ver se nos transtorna a nossa marcha no siste» ma constitucional; e então quando se observa isto, pode porventura dizer-se que estamos ern um estado normal ? de certo não, e então não fui exaggerado em dizer que Portugal estava, e está em uma revolução.

Cumpria-me, Sr. Presidente, nesta occasião def-fender a eleição de Vianna , que um nobre Deputado também por ali eleito, como eu tive a honra de ser, me emprasou para a deífender. Eu direi que era esta uma das especialidades que eu me reservei atra-ctar, quando apresentei o Parecer da Commissão, mas depois que o nobre Deputado, tão hábil e digno jurisconsulto deffendeu esta eleição, e dernons^ trou tão claramente a futilidade dos documentos, com que se pretendeu invalida-la , não posso dizer mais nada, do que disse o nobre Deputado, que esgotou a matéria sobre este negocio.