O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

rã se obter para o Douro o exclusívo!'das agoás-ar-dentés.

Ficaram sobre a Mesa para terem o competente destino'. ,

Entrando na Sala a Deputação encarregada de communicar á Sua Mag^stúde A RBÍNHA a constituição definitiva da Mesa, e de que fora Presidente o da Camará, disse este Senhor

OSr.'Gnrjáo Henriques:—-Cumpre-me participar a \. Ex.a e a Causara que a Deputação encarregada de participar a Sua Magestade que a' Mesa definitiva da mesma Gamara se acha constituída, e que a Camará dos Deputados da Nação vai entrar no exercício das suas fu noções ; satisfez a sua missão, e foi recebida por Sua Magesla.de com a consideração do costume, e tleal Agrado, que tantO'caracterisa a nossa Soberana.

Por esta occasiao devo também dizer á Camará que desejando eu que esta-Deputação fosse composta -do maior numero possível dos. Srs. Deputados que compõem a Mesa, e não se'tendo 'ainda apresentado os Srs. Deputados eleitos Vice-Secre-tarios , que supp.rissera a ausência de alguns dos Srs. Sécret.aríos ,' por isso não nomeei _o l.° Sr. Secretario, nsas nomeei, "o Sr. Vice-Pfesid.enle • sem íiie occorrer que ainda não havia o meio desupprir o impedimento do Presidente e V ice-Presidente ; mas nào sendo permiitlido que ficasse sem ter quem a presidisse, roguei a. S-.Ex.a o Sr. Vice-Presiden-le que viesse tornar a Presidência, que tíio digna» rnenie ex-erce , ao que" se prestou com toda a urba-nidade, e ioda a deferência, apesar de lhe ser muito penoso o não fazer parte desta Deputação, Devo dar esta satisfação á Camará tanto em explicação do meu procedimento, como para resftlvar a delicadeza do Sr. Vire-Prcsidente.

Agora peço a V. Hx.a que queira continuar a occupar esse iogar , porque realmente me acho indisposto.

Passundò-se logo á eleição da Commíssâo Espe-cia! requerida peio Sr. Silva Cabral.

ErH-raram na unia 75 listas, das-.quãès sendo 10 brancas ficaram 65: maioria absoluta 33, e saíram eleitos • T •

Os-S!rá. Agostinho Albano com.......... 53 votos

Va;< Preto................___ 53 •»

Simas.....................;.'. 52 '»

• Barào de Leiria...............52 '»•

Pifisentèl Freire............... 53 »

José' Maria-Grandt;/. ............ 51 '»

Dias d'Azevedo.....'.......... 51 «

Costa Carvalho.......-.........51 »

F. R. Pereira Ferraz........... 51 n

,Foi introduzido na Sala, e prestou juramento o Sr. 'Deputado pelo Douro .Francisco Maria Tavares de Carvalho.

O Sr. Rebello Cabral: — Vou apresentar o Parecer que a Com missão de Verificação' de Poderes" formou sobre as eleições de'seis Províncias do Continente, e não dá ainda o Parecer sobre as -restantes , quê são Douro, "c Alemtejo, porque os papeis do Douro ainda lhe hão foram presentes, e sobre as eleições do Alemtejo quer dar um Parecer "em separado, que está formando;' ínas entendeu que devia desde já dar este , visto que não o'fferècià á menor duvida; nem e de esperar, que seja impugnado. .

PARECER. — A Comrmssâo de verificação 'de Poderes examinou as A elas e niais papeis Concernentes ás eleições que ultimamente tiveram Iogar, em cumprimento do Decreto de 6 de Outubro do anno próximo passado., para preencher as vacaturas que existiam nesta Camará, e em resultado dos trabalhos achou o seguinte.

Quanto á Província do Minho: 1." Que sendo,o numero total dos Eleitores do CoHegio eleitoral desta Província 101, reuniram somente 97, faltando 7 com motivo justificado. -/2.° Que procedendo-se á eleição de três Deputados, .com todas as solemnidades prescriptas na Lei, foram eleitos no primeiro escrutínio por maioria de votos ,

Os Srs. José Joaquim Gomes de Castro com 67 volos José' António Maria de Sousa Azevedo ........................51 »

No segundo escrutínio sahiu eleito Õ Sr. Manoel José Gomes da Costa Júnior 56 »

3.° Que os Diplomas conferidos aos três Depu-, tados eleitos se acharn regulares e conformes á Lei. .4.° Que na Acta dá-eleição não ha protesto, reclamação ou irregularidade alguma. . A Commissao examinou igualmente as .Actas e mais papeis relativos ás eleições primarias do Santa Marinha de Arcozello, rio Concelho de Ponte-de Lima, e Viila Nova de Saúde, no Concelho de Guimarães, .verificadas em cumprimento dos De° cretos de 6 e 2} de Outubro do"anno • próximo pretérito,'para a noíiieaçào dó.três Eleitores de Província, e observou que foi executada a Lei eni todas as suas disposições que regulam este acto.

E por tanto a Com missão de parecer que se acham devidamente eleitos, e devem ser proclamados Deputados dá Nação peia Província do Muilid, Os Srs. José Joaquim Gomes de Castro.

José António Maria de Sousa Azevedo. Ma)í'oe'l José'Gomes .da Costa Júnior. Quanto á Província de "1'rás-os-Montes : 1.°.. Que sendo composto o CoHegio eleitoral desta Província de 61 Eleitores, reuniram somente 43, faltando 18 sem motivo conhecido.

â." Que se procedeu á eleição de 4 Deputados 9 com todas os formalidades da Lei, e sahiram eleitos no primeiro escrutínio .

Os Srs. Joaquim José Falcão com ...... .40yotoi

José António Maria de Sousa Aze- -

vedo...........;............ 40 n

Doutor, António Alves Martins ... 32 n Pedro da Fonseca Serrão V^eíloso . 3:2 » 3.° Que. n a respectiva Acta nào existe proteslo} reclamação, ou cousa que faça dúvida: e que os Diplomas dos Deputados eleitos estão regulares.

É por tanto a Cormnis-são de parecer q. u e sejam .proclamados Deputados da Nação pela Província .de Tras-os-Montes >

Os Srs. Joaquim José Falcão.