O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(
3 )
nâo confundamos uma cousa com u outra, nem mesmo por força de argumentação pode ter logar fallar-se na Empreza do Diário do Governo, porque o Extracto e' pago por cila.
O Sr. Lopes Branco:—Mas poderá lomar-se alguma providencia a esle respeito.
O Sr. Presidente:— Não e' esse o objecto que está em discussão; peço ao Sr. Depulado que se limite a elle, e depois pode fazer as Propostas que entender.
O Sr. Lopes Branco: — Eu não tenho nada mais a dizer, se nâo que volo pelo Parecer da Mesa com a Proposla que lhe offereci.
O Sr. Pereira do* Reis: — Sr. Presidente, a Camara eslá fatigada, e conhece como eu a necessidade que temos de entrar em oulros objectos de inleresse publico, e por isso darei o meu recado no menor numero de palavras possivel.
Declaro que volo polo Parecer da Mesa por achar que comprehende lanlo o espirito de equidade, como o de economia; approvo lambem a Proposta do Sr. Lopes Branco para equiparar ordenados que são de-siguaes, c a esse fim faço uma Proposta, que nào peço que seja disculida desde já, mas que seja remellida á Coinmissào para a reconsiderar, a qual e a seguinte ( Lai)
Pkopost*. — «Proponho que os Amanuenses da Secretaria Tnchygrufica sejam igualados cm ordenado aos Amanuenses da Secretaria do Expediente.» Pereira dos Reis.
(Continuando) Já digo, não quero que este negocio se vença subitamente, desejo que a Commissão o considere, e dè o seu Parecer em oulra qualquer Sessão. Oia louvando cu os bons desejos que animaram a Mesa na Proposla que eslá em discussão, desejaria saber se leve ou não conhecimento do aproveitamento dos Tachygrafos, e o que fazem elles durante o inlervallo cm que a Camara eslá fechada. Quanto ao ordenado que se propòe aos Praclicnnles, julgo que é muilo insignificante, e não corresponde no que delh-s se exige. Por tanlo, como já disse, approvo a Proposta do Sr. Lopes Bianco; mas desejava que a Mesa, se não fosse possivel hoje, cm outro qualquer dia, desse informação a respeilo da sua aptidão, e que tenha em particular altenção esle negocio.
Foi admitlida a Proposla, para se remetter á Commissão Administrativa.
O Sr. Cunha Sotto Maior: — Sr. Piesidente, eu nâo combato o Parecer da Mesa, que eslá publicado no Diário do Governo de sabbado, porém encontro nelle nina injustiça. Tenho aqui um Diário da Camara de 1811, no qual ha um Parecer da Commis-fâo de Redacção que creou tres Amanuenses de 2." Classe para a Repartição Tachygrafica: esles entraram para a Repartição ein virlude de um concurso, no qual mostraram que estavam habilitados, e não sei a razão porque esles hão de ter de ordenado 200 mil réis, quando os Amanuenses de Secrelaria de igual Classe tèem 350 mil réis, e não passaram por um concurso, como esles. Demais, Sr. Presidenle, em 18t5 entraram para a Secrelaria da Camara dois Amanuenses de 3." Classe, sem concurso, e deu-se-lhes o ordenado de 200 mil réis, igualando-os deste modo aos de 2." Classe da Tachygrafia, que entra-ram somente por um concurso, e para reparar esla injustiça e desigualdade é que proponho que os dois Amanuenses de 2." Classe da Repartição Tnchygra-SissÀo N." 5.
fica sejam igualados nos seus vencimentos aos Amanuenses de 2." Classe da Secretaria desta Camara, isto é, que sc lhes augmentem os seus ordenados a 350 mil réis: e desta sorte fica reparada a injustiça e desigualdade que existe entre Empregados de igual calhegoria. Conheço que a Camara eslá cançada, mas quando se tracta de fazer justiça a Empregados que sabem e cumprem os seus deveres, torna-se um objeclo importante, e a Camara deve preslar-lhe attenção, e defeiir-lhes. Por consequência, Sr. Presidenle, peço aV. Ex." que me reserve a palavra para depois do Sr. Deputado Sá Vargas, porque depois de ouvir S. Ex *, se rne convencer de que estou em erro, de boa vontade cedo, e rne sujeito. Tenho a honra pois de mandar para a Mesa uma Proposta, para que o ordenado do Sr. Nelto, c do Sr. Lessa seja elevado a 350 mil réis.
PuorosTA. — « Proponho que os ordenados dos Amanuenses de 2.1 Classe da Secretaria Tachygra-fica da Camara dos Srs Depulados seja de 350 mil réis.»—Cunha Sotto Maior.