O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 10 )

Eu não desejo saber de modo algum aquillo que confidencialmente participou o Governador Civil ao Governo, o que desejo saber, e entendo que a Camara tambem o deseja, é, quaes são as ideas e pensamento que o proprio Governador Civil tem a este respeito, porque não póde deixar de ser muito importante como de lavrador, e interessado nesta grande questão. Por ora limito-me a isto; se precisar de mais alguns esclarecimentos, pedi-los-hei successivamente.

Leu-se logo na Mesa o seguinte

REQUERIMENTO. - "Requeiro que pelo Ministerio do Reino sejam enviadas a esta Camara cópias ou os proprios originaes, para poderem ser enviados com mais brevidade, das representações e propostas offerecidas pela Associação Agricola do Douro, relativas á questão dos vinhos do Douro, e assim cópia dos Officios do Governo Civil de Villa Real, na parte que não seja confidencial." - A. Albano.

Julgado urgente - foi logo approvado.

O Sr. Passos Pimentel: - Sr. Presidente, talvez me anteceda a fallar sobre um objecto que tenho muito a peito, mas como vejo alguns dos Srs. Deputados fallarem em outros objectos, não quero que nenhum seja mais urgente do que o que vou expôr. Desejo que o Sr. Ministro do Reino nos apresente os trabalhos que se teem feito sobre o concerto da barra do Douro. Ainda que sei, que nenhum se tem praticado alli, não obstante a auctorisação que o Governo deu, por consentimento desta Camara, á Associação Commercial do Porto para levantar um emprestimo sobre os rendimentos da mesma barra, desejo com tudo que tambem a Camara e o paiz saibam, que nenhum uso se fez dessa auctorisação que o Governo deu á Associação Commercial do Porto. E como é negocio de tanta transcendencia, e que a todos nós toca de perto, pretendo saber officialmente a razão porque senão deu nenhum andamento a este objecto. Por consequencia remetto para a Mesa a seguinte

NOTA DE INTERPELLAÇÃO. - "Pretendo interpellar o Sr. Ministro do Reino sobre o uso que fez a Associação Commercial do Porto, da auctorisação de levantar um emprestimo para as obras da barra do Douro." - Passos Pimentel.

O Sr. Presidente: - Faz-se a communicação.

O Sr. Rebello da Silva: - Mando para a Mesa o seguinte Requerimento (leu).

Como este negocio de certo ha de vir á Camara, desejo ter estes esclarecimentos para essa occasião.

Ficou para segunda leitura, e então se transcreverá.

O Sr. Xavier da Silva: - Mando para a Mesa o Parecer da Commissão de Poderes sobre a eleição de Cabo-Verde.

Ficou sobre a Mesa para ser discutido ámanhã.

O Sr. Pereira dos Reis: - Mando tambem o seguinte

REQUERIMENTO. - "Peço que entre os papeis que devem pedir-se ao Ministerio do Reino sobre o estado da questão vinhateira do Douro, se faça menção do Relatorio do Governador Civil de Villa Real, escripto sobre esse objecto em principios de Setembro de 1848." - Pereira dos Reis.

O Sr. Presidente: - Isto é um Additamento ao Requerimento do Sr. Albano.

Foi julgado urgente, e logo approvado.

ORDEM DO DIA.

O Sr. Presidente: - Segue-se a eleição de dois Membros que faltam para a Commissão da Resposta ao Discurso do Throno, porque na Sessão antecedente só quatro Senhores obtiveram maioria absoluta. Convido pois os Srs. Deputados a formarem a lista neste sentido.

Passando se logo a esta eleição

Entraram na Urna 54 listas; inutilisaram-se 3. Saíram eleitos

Os Srs. Pereira de Mello com. 39 votos.

Antunes Pinto com. 37 "

O Sr. Presidente: - Segue-se a eleição da Commissão Administrativa. As listas devem conter 3 nomes, porque o Presidente da Camara e o Secretario mais antigo são Membros natos della.

Passando-se logo á mesma eleição

Entraram na urna 54 listas; inutilisaram-se 4. Saíram eleitos

Os Srs. Vianna Junior com. 47 votos.

Xavier da Silva com. 40 "

Corrêa Leal com. 37 "

O Sr. Presidente: - Segue-se a Commissão de Fazenda. As listas devem conter nove nomes, segundo o que se decidiu na Sessão passada.

Corrido o escrutinio

Entraram na Urna 54 listas; inutilisaram-se 4. Obtiveram maioria absoluta

Os Srs. Oliveira Borges. 47 votos.

J. L. da Luz. 43 "

Lopes Branco. 42 "

Falcão. 42 "

A. Albano. 39 "

Costa Lobo. 38 "

Xavier da Silva. 38 "

O Sr. Presidente: - Àmanhã ha de continuar a eleição dos dois Membros que faltam para esta Commissão, e depois ha de seguir-se a eleição das Commissões de Contabilidade, Legislação e Administração Publica, e as mais que for possivel, isto depois da discussão dos tres Pareceres sobre eleições, que estão dadas para Ordem do Dia. Está levantada a Sessão. - Eram quatro horas da tarde.

O 1.º REDACTOR,

J. B. GASTÃO.