O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 5 DE JUNHO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMED DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
[José ds Mello Gouveia SECRETÁRIOS OS SRS.]
j Luiz Albano de Andrade Moraes
• Chamada — presentes 81 srs. deputados.
Entraram durante a sessão'—os srs. Balduino, Braamcamp, Antonio Feio, Gouveia Osorio, Barros e Sá, Arrobas, Fontes, Pinto de Albuquerque, Rodrigues Sampaio, Santos Lessa, Pinto Carneiro, Sousa Azevedo, Garcez, Freitas Soares, Ramiro Coutinho, Rebollo de Carvalho, Folque. Bivar, F. J. da Costa c Silva, Costa Lobo, Bicudo Correia, Chamiço, Soares Franco, Posser, Pereira de Carvalho e Abreu, Blanc (Hermenegildo), Palma, Gomes de Castro, Rebello Cabral, Sou-¦ sa Machado, Noronha e Menezes, Mamede, Lobo d'Avila, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Casal Ribeiro, Frazão, Mello Gouveia, Nogueira, Justino de Freitas, Luiz Albano, Peixoto, Pedro Roberto, Pitta, Nogueira Soares, Pinlo da França, Thiago Horta, Thomas dc Carvalho e Blanc (Viriato).
Não compareceram—ossrs. Correia Caldeira, Dias de Azevedo, Antonio de Serpa, Aristides, Xavier da Silva, Pinto Coelho, conde da Torre, Custodio de Faria, Diogo Forjaz, Garcia Peres, Silva Cunha, Filippe Brandão, Barroso, Paiva Pinto, Pulido, Ferraz dc Miranda, Fonseca Coutinho, Almeida Pessanha, Calça e Pina, Maia, Dias Ferreira, J. Al. de Abreu, Latino Coelho, Rojão, Camara Leme, Freitas Branco, Teixeira de Sampaio Júnior, Penetra, Pinto Martins, D. Rodrigo de Menezes e Moraes Soares.
Abertura—aos Ires quartos dc hora da tarde. Acta—approvada.
DECLARAÇÕES
1.'—Dotsr. Moraes Carvalho, de que por molivos justos faltou á sessão nocturna de 2 do corrente c á diurna dc 4 do mesmo.
A camara ficou inteirada.
2."—Do sr. Coelho do Amaral, de que não concorreu na sessão de 3 do corrente por incommodo de saude. A camara ficou inteirada.
3.'—Do sr. Aragão Mascarenhas, de que o sr. Calça e Pina não tem podido comparecer ás ultimas sessões por legitimo impedimento, cpclo mesmo motivo terá ainda dc faltar a algumas sessões.
A camara ficou inteirada.
4."—Do sr. Bivar, de que o sr. Seixas Penetra não comparece á sessão dc hoje, nem talvez compareça a mais algumas, por motivo de moléstia. A camará ficou inteirada.
o.a—Do sr. Monteiro Castello Branco, de que fallou á sessão do dia 2 do corrente, por incommodo de saude, A camara ficou inteirada.
6.'—Do sr. Affonso Botelho, dc que o sr. deputado Aris-Vol. V— Jc.nho— 1860
tides Ribeiro de Abranches Castello Branco, obrigado por molivos urgentes a faltar a esla sessão e ainda a oulras, o encarregou dc assim o communicar á camara, declarando que, logo que terminem os motivos justificados por que actualmente não pôde comparecer, sc apresentará, como lhe cutapre, para continuar no exercicio dos seus deveres. . . A camara ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIOS
1."—Do ministerio da guerra, devolvendo dois requerimentos de particulares, com informações pedidas pela commissão de guerra.
Foi fi, commissão de guerra.
2.°—Do minislerio das obras publicas, remettendo sete documentos relativos ao offerecimenlo feilo pelas juntas geraes dos districtos dc Évora e Beja para o caminho de ferro das Vendas Novas, pedidos pelo sr. Xavier da Silva.
Para a secretaria.
REPRESENTAÇÕES
1 .*—Da camara municipal de Penafiel, pedindo algumas alterações na lei de 22 dc junho de 1846. Foi á commissão de foraes.
2."—Da camara municipal da Figueira da Foz, pedindo que a eslrada projectada d'esta villa a Coimbra, passando por Maiorca, Montemor, e pelas povoações do norte dos campos do Mondego, seja comprehendida no contrato Latiglois que eslá na ordem do dia.
Ficou reservada para guando se tratar do contrato^Langlois.
3.'—Da camara municipal de Villa Nova de Famalicão, pedindo um ramal de estrada que ligue as do Porlo, Braga, Guimarães e Vianna, com a da Villa da Povoa de Varzim.
Foi remetlida ao governo.
4."—De alguns habitantes de Torres Novas, conlra as medidas financeiras apresentadas pelo governo. Foi á commissão dc fazenda.
EXPEDIENTE
A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA
REQUERIMENTOS
1."—Requeiro que sejam remettidos com urgência a esta