O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.°5
SESSÃO DE 5 DE AGOSTO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. D. RODRIGO JOSÉ DE MENEZES
ÍLuiz Albano de Andrade Moraes João Cardoso Ferraz de Miranda
Chamada — presentes 64 srs. depulados.
Entraram durante a sessão—os srs. Fontes Pereira dc Mello, Pinto de Albuquerque, Rodrigues Sampaio, Pinto Carneiro, Zeferino Rodrigues, Folque, Fortunato dc Mello, Bivar, Francisco Costa, Magalhães Lacerda, Mamede, Pinto de Magalhães, Lobo d'Avila, Sousa Pinto Basto, Casal Ribeiro, Frazão, Nogueira, Justino de Freitas, Mariano de Sousa, Jacome Correia, Pedro Roberto e Nogueira Soares.
Não compareceram — os srs. Affonso Botelho, Cancella, Braamcamp, Coulinho e Vasconcellos, Dias de Azevedo, Gonçalves de Freitas, Gouveia Osorio, Pinheiro Osorio, Lopes Branco, Lessa, Antonio dc Serpa, Pereira de Vasconcellos, Peixoto, Aristides, Sousa Azevedo, Freitas Soares, Abranches, Ramiro Coutinho, Custodio de Faria, Diogo Forjaz, Domingos de Barros, Peres, Silva Cunha, Faustino da Gama, Pereira Brandão, Barroso, Paiva Pinlo, F. C. do Amaral, Cosia Lobo, F. M. da Coste. Bicudo Correia, Posser, Pereira de Carvalho e Abreu, Silva Andrade, Bruges, Fonseca Coulinho, Sequeira Pinlo, Caslro Portugal, Calça e Pina, Noronha e Menezes, Coelho de Carvalho, Neutel, Faria Guimarães, Maia, Dias Ferreira, Feijó, Menezes Alarcão, J. M. de Abreu, Costa e Silva, Ponte e Horta, Rojão, Sieuve de Menezes, Silveira c Menezes, Mello Gouveia, Sousa Telles, Rebello da Silva, Camara Leme, Mendes dc Vasconcellos, M. J. de Almeida Júnior, marquez de Sousa llolstein, Pinlo Martins, Charters, Pinto da França, S, M. de Almeida, Moniz, Ferrer e Blanc (Viriato.)
Abertura — aos Ires quartos depois do meio dia.
Acta — approvada.
DECLARAÇÃO
Do sr. Francisco Costa, de que fallou ás tres ultimas sessões por justo impedimento. A camara ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIO
Do minislerio da marinha, acompanhando a nola pedida pelo sr. Arrobas, de lodos os navios do eslado, com designação da lotação de cada um d'elles eda situação cm que cada um se acha.
Para a secretaria.
REPRESENTAÇÕES 1."—Da camara municipal de Vizeu, pedindo que se lhe
conceda o dominio da parte do quartel da Ribeira, que pertence á fazenda publica.
Foi á commissão de fazenda.
2."—Da camara municipal de Mondim da Beira, pedindo que se conserve a sédc da sua comarca n'esla villa. Foi á commissão de estatística.
3."—Dos habilanlcs da freguezia dc Quiaios, reclamando conlra o restabelecimento do concelho de Maiorca. Foi á mesma commissão.
4."—Sele representações de differenles cidadãos contra o projecto da desamortisação,
Ficaram sobre a mesa para poderem serem examinadas pelos srs. deputados.
5."—Da camara municipal de Lagoa, pedindo a conservação do lyceu de Faro.
Foi á commissão de instrucção publica.
EXPEDIENTE
A QUE SE DEU.DEST1NO PELA MKSA REQUERIMENTOS
1.° — Requeiro se recommende novamente ao governo o requerimento dc D. Ermelinda Machado, viuva do alferes Machado, que pedia a concessão de uma pensão, e foi ha muilo tempo presente á camara. E que seja igualmente re-commendado o requerimento assignado por mais dc vinte srs. depulados, que foi presente a esta camara. pedindo a concessão de uma pensão a D. Emilia Adelaide Pinlo de Almeida, viuva do dr. Pedro Norberto Pinto de Almeida, lente de philosophia na universidade dc Coimbra e director do jardim botânico na mesma universidade. — Luiz Albano.
2.°—Requeiro se recommende ao governo que na confecção da relação nominal por ministérios dos empregados do eslado c respectivos vencimentos declare cm notas com relação a cada um funecionario, em que se verifique a hypolhese, os vencimentos todos que percebem pagos directamente pelo eslado, ou por quaesquer corpos da sua immediata ins» pecção e patrocínio, qualquer que seja a sua denominação e titulo de percepção. — Henriques Secco.
Foram remettidos ao governo.
Osr. Presidente:—Ha dois requerimentos na mesa, Um* para que se imprima no Diário dc Lisboa o parecer da commissão de inquérito á administração do hospital de S. José; mas como o governo não está presente, fica reservado; eha ou^ Iro que é o seguinte