O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

na rua Áurea n.° 252, até ao dia 12 do corrente, das dez horas da manha ás dua.; da tarde.

Lisboa, G de novembro de 1362. = O presidente, José Antoni'1 Rodrigues. -^^cam_

SAXTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA A mesa dn santa casa da misericórdia d'cj-ta curte manda annunciar que na sua the-ouraria continur, a venda dos restante^ bilhetes da ?egunda extracto da loteria do presente trimestre.

Contadoria da misericórdia de Lisboa, õ de novembro de 1862. = 0 uffi.ial mnii-M- gividMadn, Henrit2>te Gregário Maia.

ASYLO DE MEXDÍCIDADE

Xe-íe eí-tabek-eimentn Fe recebeu un dia l do corrente a quantia de 406000 ré;-, com que Sua Magestade Imperial a renhora chr{iif--i de Bragança, suíYragando a alma de Sua Alteza Imppyipl o Príncipe Maxirniliano, duque de Leuchterb?!•£;, 5011 autrusto e ?undoso irnv.o, n!e-?e dia an-niver?ario d-> =ru óbito, ?e dignou vir em auxilio d'e-te nsylo de mendicidade.

Asylo d-? ineu-1 .viiulo, G de novembro de 1362.

puocni vnouu RF.GÍ A i> i RELAÇÃO DE LISBOA

Pela procurador. a n .í i a d-i reln';^-'' ^e Lisboa f e annun-cia acíuir-?e í-, coi: n:-:» u fn^nec-imontu de 250 arrobas de palha cie c o r t*" . y;.1", r; oiixc-rgr- Ju; pre=o^ das cadeias civis, sojruí.iL'» t;- v.-i.d!';*-1' t;':e -e a?ha:n patentes na secretaria d;i nif-ina p m1 u:\irbr i a regi:,, »n:;lo poderão ser examinada? t o J.:- •,_.- .lhr-, da-~ nove b ura" da manha ás três da tarde.

A* pn-SL>:;5 qn-1 >e propozercrn a fazer este fornecimento, (bverFl-i c-ijv.r.r a c ---M secretaria, até o dia lõ do corrente, i:? ?vin- propo^t.13 em o -u- 1 a feetuvla, contendo o F eu nome e nv-rad:-, e u mon* r preço p<_ p='p' obriga='obriga' que='que' a='a' r='r' í-e='í-e' fiize-lo.='fiize-lo.'>

SL-LTOÍ i,-\i d.-, procuradoria regia na relacr.o de Lisboa,

r-r '

5 uo K -v :O :o de 1S62. = U secretario, Annilal A, 3I-.ir-

tias.

CO^SVr.riO BE AliMaXIS^lACÃO DE MARIMíA

Xsi dia l iln corronto, velo meuí dia, hr= de o con2e!ho de ad i :i:n: :•-;:• r. <_.> d .• m^riiiL ., na tala d a ç ruas sesíueò, proceder em ha-ía publica ú c-mp:1:! do cc-j^ulnte:

100 kli"gi:\mm;i- do r.^uaiv.z

piXl dií- s de óleo de lm!i;\ça

luO dit-s de pi'- de sii.^o'.

Oi>i: vlii-j dLT.'íuni!Í-5tr.-if-".. âv3 marinha, õ de novembro de l Si -2. = U -c-:"f-t-.no, M< :/;_••. 7 i, i-: ,Go:-.\ti de AlmdJa.

a proposta do sr. Casal Ribeiro, e por is?o vou nomear a conimissâo que a deve levar á execução.

A connni--uo será composta, alem da mesa, dos STB, : Anselmo Jo.<é de='de' silva='silva' leni='leni' do='do' davila='davila' braamcamp='braamcamp' maria='maria' thomás='thomás' casai='casai' gapar='gapar' cláudio='cláudio' juaquirn='juaquirn' fontes='fontes' nuue='nuue' lubo='lubo' josé='josé' ribeiro='ribeiro' antónio='antónio' p='p' sc-rpn='sc-rpn' júnior='júnior' pinientel='pinientel' mello='mello' pereira='pereira' da='da' mendes='mendes'>

Jacinto Augusto do 3ant'Aniia e Vaecoucellus Augusto Xavier da SiK-a Joaquim Ribeiro de Faria Guimarães Jo"o Pedro de Almeida IV-^auha Cesario Augusto do Azevedo Pereira Jusé Maria Rojão Joaquim Mende- Xeutel Fernando de Magalhíles Villa? Boas CariiG do Riu Zezere PI -.eido António A^ Cunha e Abreu Joaquim Joíé Rodrigues Camará TIi i atro Augusto VelK^o tu: Hnrta D. .J---Ô de" M.?n-:ze* AlarcHu Jo-'é G.ioclc-1. de C:irvi;iho c Menezes Ju-è Joaqivra Alvts Cnr.vú5 António Luiz de Seabr.i.

COIÍ1ÍE3POXDENCIA

Um offioio

r"iiintr"

s " DECRETO

Uíando d:i faculdad? C'-\P. me concede o artigo 74.°, § 4.°, dti cart;i cuiiãtitucional da njonr.rolna, depois de ter ouvido o con-elho d'e.-tadu, in.s tcrmoi do artigo 110.° da mo?L]a carta: hei por bem íuliur as côrt:ja geraes da nr.çao portugucza até au dia 2 de janeiro de 1863.

O presidente na can;r.ra dos senhores deputados da na-c''.o portugaezi aicim M tenha entendido pc.ra o .s effeitos Lect.-?-ario-. Pa^sè Brawiícar.ip.

O -r. Presi.>tnte:—~Zm virtude. d:e3Íe dccieío, fica r. ca-mara adiada para o d-a 2 do jajjiro.

Está levantada a sc-:-3Flo.

Er:i hora c iiitia d,.i t iro e.

2665

demorado cm dijffcretiíes fregueziad a fazer autos de investigações sobre os tumultos que n'ellas occorreram, entrou pelo lado sul na manhã do dia 19.»

Na cidade da Horta havia perto de urn mez que os tremores de terra se succediam com pequenos iutervallos. Isto trazia os seus habitantes muito assustados, e já se tinha ido procurar junto aos altares a coragem que a fé sabe imprimir ao.í cbristàos. Muitas pjocispoes de penitencia &e haviam íeito, sendo uma cVallaa soíemni^irua. E-ía fui a que levou a imagem do Senhor Santo Chrííu da igreja parochial da Prair, do Almoxarife para a igreja de S. Francisco, sendo acompanhada pelo governador cb.J e sou secretario geral j coffliuandante du sub-divisao miliLr-.r; commaadante de ca-cadoretj n.e 9, com toda a força disponível do seu batalhão5 camará municipal, e rnaia empregados administrativos, ju-diciaes e de faz?uda; a philarmouica dos artistas, e um numeroso concurso de senhoras e de todas as prineipae= pessoas da cidade.

Algumai igrejas, como a de >S. Francisco, conservavam-íe abei ias de dia e de noite, sempre cheias de muita gente, que impetrava da misericórdia divina termo aoa males que temia.

Feiamente, porém, as causat que determinavam estas justas supp!Í!::ij pareciam diminuir, pois que es periódicos das ultimas fintar* diziam que na senii-i-:. tínd^ em 2G do pas-sad'. os íremorc-"- tinham sido qua-i imperceptíveis; tõndo-=Q sentido :-:pení\.-, um vioientú no u i a 21 pelo meio dia, e outro no dia 2õ pelas dês h o r ti'-, d;1, laanhà.

----Ku Fa.ya.hiis>:, de õ de setembro, lê-se o seguinte:

l do corrente mez de serembro que está nova-

V í. .-

E

CAMAIUIȒi>

íVXOS PARES

M: ::OVE::L.RO UE ;

CO.NHE DE LA"*. Itllt

aí duas ror-.- t:r: tr.rdo, achando-se presentes alguns ; í .ire-, ?"'-.\:i .( c\io-ira o ex.u-° sr. rice-presideníe il

.-z Cal l o'rã. o Fr. ='Vret:irio

iochi !eu o se-

nuinte 0

L~*r.niÍM ar. lajultiulo ipio PJO o-. r..1 1- U1 o artigo 74.° § 4.° da carr."1. i omt.tíiv-nnml

O pie-ideníe da camará do? digrrn pare-- do reino assim o tenha entendido para os etiVtoa neoo.-sarioa.

Paço da AjiuLij cm 5 de novembro de 1S6-. =REL = AnfChno Joté Jlraaidcamp.

O sr. Preti Lnft'.: — Km virtude d'eííe decreto, esíTo findos OB trabalhos d'c-^e dia, e a camará adiada para o dia 2 de janeiro próximo futuro.

Eram duaa horas 0 uiii iiiirio.

CAMAÍIA DOS SENHORES DEPUTADOS

SKiSÃO DE r- DE XOVEMJJIÍO DE 1!S2

DO SB. ClTHIASu JfSTINú PA COSTA , DrCA"0

^returiosos^.^f Augusto da

»Ar.t'-»nn th Menezes Tnste

Ch

-á^2r/L';M — A uma hora e um quarto.

A>:t't — Appri'va-íC ;i da ultima sesslio extraordinária e

u de honíein.

U sr. Snnt'An :-7 •_ Vatcwel.l.Qs : — Eu estou convencido de que a carcará deseja toda unanimemente que se leve, com a mr.ior brevidade- po^civel, a eôeito a proposta que o i::=."> illu-trc- collega, " sr. Caaal Ribeiro, mandou hon-tern para a mesa ^í/..)z*fl'Aí,.

X'ofrc intuito lembro a v. es.c a conveniência de ser nomeada pela mesa uma grande commissào da camará, para cr.iprogai1 todos os mei 1=5 para se realisar o nobre poiiTtOKnío do nosso collega- (jn>iif.

O sr. Prtsi\fit'.: — A câmara r.pprovou unacimemente

GO.XTÍ.\!-:.\TE

LisLoa — Si1?. Alteza Rea! o Principti Humberto saiu hoje cie Livbca, onde deixa saudosa? recordações. Com Sua Al-tc-za partiu a enquadra italiana que se achava n;esíe porto, e ore acumpanhán: S:'a Mage-tudo a Ruiaha.

-----Tud;:? a? iulaí.r- -Ias provin.jiar, que hoje recebem i .s

,-c- lamenta?:) d.; irrr.rue perda que o r-.iiz acaba de esper'.-i.icntnr na r.: .rio do sr. Ju-é E-t-jvru) Cuelho de Magalhr»-:-^.

Vizeu — NI> TV,v'-'i" «e lê o seguinte:

ciXo dia 31 di- cr.tub-o, anniver;nrio natalício de Ei-Rei; houve u'esta cal:i.\- o-; rl-tejí;? d.» cusíurue, Te-DeuM, e parada de tarde m CV.I..IM chi Feira. O regimento 14 estava em grande forca c co:n iniMo aceio.»

Mangualde — A feira que se faz n'eáta villa, e que se de-n(ímina = dos vSauto.> = diz o Viriaf.o} e que é, sem contra-dicoào, o maior mercado meusal que se faz uo paiz, esteve muito concorrida, fazendo se importantes transacções.

O? fabricantes da Covilhã, Gouveia e mais terras da serra da Estreíla venderam quasi tudo, e para Lisboa comprou-se muito gado bovino.

Braga — Km data de l do corrente diz o correspondente, n'estr. cidade, do Ci.>ni;ntrcio do Porto o seguinte:

dllontein (SI'1, pilas OIIZG horas da manhã, teve logar na ?£ cathodral o suiemno Tt-Duiui, a que concorreu tudo quanto aqui ha de di^tinct.).

sXo íim cli) Tú-Deum dii-igiu-ie s. es.s o sr. general Ferreira de Pa3;os, ajudantes e secretários, com a respectiva commissao, para o campo de S. Sebastião, e no edifi-jio ou no hospício que os orphfíos do S. Caetano ali toem, e que para este fim foi arrendado, se fez a inauguração da abertura do asylo díi D. Pedro V para a infância desvalida.»

-----Houve sexta-feira, na casa das Carvalheiras, diz também o Cominercio de Braga, a reunião dos subscriptores do asylo de D. Pedro V. Presidiu o sr. general Passos. S. es.a fez no principio uma breve allocução, que terminou suffo-cado pelas lagrimas que lhe affluiram espontâneas, quando disse: que o novo estabelecimento de caridade era para corn-memorar o nunca esquecido reinado do Senhor D. Pedro V.

Em seguida fez o sr. Castilho a leiiura dos estatutos.

Passou-se depois, por escrutínio secreto, á eleição da di-reccuo, ficando presidente o es.ffi0 sr. arcebispo primaz.

ILHAS

Fayal — Recebemos folhas da cidade da Horta desde 21 de setembro até 26 de outubro ultimo.

A esta cidade já haviam chegado noticias de se ter em Lisboa celebrado o régio consorcio, mas ainda não vinha pu-blicado o edital do governo civil determinando os dias em aue se deviam effectuf.r os festejos por tão fausto motivo.

Estava completamente restabelecido o socego em toda a ilha. Igualmente reinava tranquillidade nas ilhas do Corvo e Flores. Os arrolamentos proseguiam sem a menor oppo-

siçào. ^Xo Fayalensdj de 23 do passado, lê-se a este respeito o

seguinte:

iO sr. administrador do concelho da Horta saiu d'esta cidade no dia 13, de manhã, cora um destacamento de 33 praças de caçadores pelo lado do norte, e depois de se ter

engi-j

franqueado o thesoiiro das priliiíir&íí nocõtá elementares áquelics a quem a escassez de meio:, ou alguma circum-síancia peculiar de pua profissão, obsta a que possam concorrer ÁS aulas, que durante o d-a existem subsidiadas pelo governo.

(••O aproveitamento tem sido r^-iaLeJclu e de vantagem para minto-, que íêe?n conseguido um começo de iustruc-ç:lo que o futui-o de-ienvolverá.»

Corvo — Progrediam com multa a\_íisidade os trabalhos no porto da Calheta.

Fico—E-n 8. Roque se faz;am o? p.ej.a/r.íivot necessário--, diz o Atlcntico, para ali se í.íujir um destacamento militar.

Recebemos folhas de Madrid de 3 du cni-rente, de Paris de l e de Bruxellas de 31 do passado.

A Atjfn-:ij^ Continental envii\ u£ ^oguiutca TELEGIÍAMJIAS

Paris, 3 du noi-cialn-o — O cr.vírlhtiro X gríi, ministro de Itália, desmente a noticia do pe:-i! c''co dc-Lcimuindo c. Franca, acerca de ter sido revogada a circular do ministro Durando.

Londres, 3 — U governo aiutrirco declarou que não intentará nenhum acto de iutervenuio nos assumptos da Grécia, se as outras potências coníiiiuaic-m a respeitar o principio de neutralidade.

Berlin, 2 (á noite) — Confirma se que a viagem do sr. Bis-inark a Paris tem por fim especial, alem de apresentar as suas cartas de despedida ao imperador, subiueíter ao exame de sua magestade imperial certos projectos, para cuja realisaçao é absolutamente necessário um accordo com os gabinetes de S. Petersburgo e Paris. Em caso de se adoptarem os ditos projectos, renunciar-se-ia ao golpe d'estado que se receia, e o governo teria um argumento mui oppor-tuno para provar a urgente necessidade da reorganisação militar, que a camará popular rejeitou.

Turim, 3 — O rei Victor Maurel dispõe-se a fazer uma viagem á Lombardia.

Receberam-se de Spessia noticias mais favoráveis acerca da saúde de Garibaldi.

Triesíe, 3 — Os periódicos de Athenas deram a sua inteira adhesao ao governo provisório.

----Telegrammas enviados pela Agencia Hauas:

Turim, 2 de novembro (á noit&J — Garibaldi continua a melhorar.

Berlin, 2 — O ministro, sr. Bismark, regressou a Berlin.

Paris, 3 — O ministro italiano Nigra dirigiu uma nota a diversos periódicos, desmentido a noticia, dada pela França, de que o gabinete de Turim manifestara ao sr. Drouyn de Lhuys o aeu sentimento pelo despacho dirigido ao governo francez pelo general Durando.

----Telegraur-iias publicados pela Correspondência de

Espana:

Copenhague, l de 7ioi-umbro — Julga-se próxima uma modificação do ministério dinamarqnez.

Turim, l — A Discusione, em um artigo sobre a questão grega, diz que se esta se regular por um convsnio diplomático, a Itália deve tomar parta n'elle conforme o tratado de Paris; que, se houver couflicío, a Itália deve estar p.o lado da França; e que se a Grécia escolher para o íhrono um filho de Victor Manuel, a Itália consultará os seus interesses e 02 da Grécia, pesando as condições da po-lirica geral da Europa.

Bilbau, 2 — Abateu a ponte situada entre Alegria e To-losa, na estrada do norte. A correspondência publica chegou a esta cidade, porém molhada.

UESPANOA